
A modernização do logotipo do SINE, Sistema Nacional de Empregos, teve seu início em 2015 pela Carcará e aos poucos as Agências dos Trabalhadores começam a receber a nova aplicação criada para promover o novo momento do SINE no Brasil.
Nesse projeto, a Agência Carcará, teve como tarefa realizar a modernização e padronização da marca do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS ). O principal desafio foi o de pegar uma marca, que existe desde 1975, e criar um conceito, afinal não existia nenhuma documentação oficial sobre esse processo. Clique aqui e confira como foi o projeto de modernização do logo.
Com base no passado histórico e com as novas atribuições, elaboramos um conceito forte e dentro dos objetivos do Ministério do Trabalho, para que somente depois, fosse realizado o processo de modernização do símbolo e sua tipologia. Hoje o SINE possui um histórico de ações, um conceito bem definido e uma marca padronizada para uso em todas as situações necessárias.
Por que foi modernizada a logo do SINE?
1. POSICIONAMENTO
A resposta chave está na análise da trajetória e posicionamento atual do SINE. Enquanto o SINE vai se reestruturando-se, modificando-se, a logomarca não está transmitindo sua atual imagem.
2. FALTA DE PADRONIZAÇÃO
Atualmente cada agência do trabalhador usa a marca do SINE sem nenhum tipo de uniformidade seja nas cores, na proporção, na fonte, no símbolo. Ou seja a aplicação da atual logomarca é totalmente distorcida. Por isso além da atualização da será desenvolvido a padronização da aplicação da logomarca do SINE em todo o território nacional. Essa padronização será definida em um MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL, com todas as regras de aplicação da nova logomarca do SINE.
Apresentação do projeto de modernização da marca do SINE no Departamento de Emprego e Salário, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Confira como foi o processo de modernização do logo do SINE
Vamos conferir abaixo bons casos de aplicação da logo
Percebemos que alguns estados estão de parabéns no uso da nova identidade visual, bem como do Manual de Aplicação da Marca, onde respeitaram cores, formas e proporcionalidades. Dentre eles podemos citar o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amazonas.
Erro de aplicação da composição da logo
Mas infelizmente encontramos um erro de aplicação da logo no estado do Mato Grosso. Por sinal uma fachada muito linda e que pecou em trocar a posição do texto “Sistema Nacional de Emprego” acima do “SINE”. Algo que está bem explicado no Manual de Identidade Visual da marca. Pena, pois o projeto arquitetônico ficou muito lindo!