O conceito de uma marca é fundamental para bons resultados em sua empresa! Todos os trabalhos da Agência Carcará são pautados na criação de conceitos dentro do foco do negócio da empresa.
A marca e o produto são distintos. O produto é algo que a empresa fabrica ou desenvolve, mas o que a empresa apresenta ao consumidor, isso é a marca. A marca é uma construção teórica desenvolvida por diversos estímulos sejam físicos relacionados às características do produto, ou intangíveis como elementos sensoriais e sentimentos gerados na experiência com o mesmo.
“Uma Marca é a soma intangível dos atributos de um produto: o seu nome, embalagem e preço; a sua história, reputação e a maneira pela qual é comunicada. É ainda definida pelas impressões e experiências de quem as usa.” David Ogilvy (1955).
“…uma ideia na mente dos consumidores… e essa ideia é formada pelo que se diz e pelo que se faz.” Christopher Kenton (2007).
Portanto, a marca é algo que além da identificação do produto, leva todo o conceito de sua concepção e desenvolvimento. Quando falamos de empresa, isso não muda muito, as empresas ao apresentarem a sua marca no mercado estão levando um pouco de sua filosofia e de seus valores. Vemos marcas que fazem isso muito bem:
A Natura leva em sua essência a preocupação com a natureza, com seus funcionários e com a comunidade onde está inserida. O slogan do Santander “o banco dos juntos” demonstra o quanto a empresa valoriza e está próxima dos seus clientes, e no caso da Coca Cola seu histórico de mais de 50 slogans como “Sempre Coca-Cola” da década de 90, “Curta” no ano 2000, “Gostoso é Viver” em 2001, “Essa é a Real” em 2003, “O Lado Coca-Cola da Vida” de 2006 e “Abra a Felicidade” de 2009, demonstram que a marca quer ser reconhecida por estar presente nos momento felizes do seu público e por proporcionar a felicidade.
Ao ter bem definido qual mensagem deseja levar ao público, é possível identificar com pesquisas as falhas entre como deve ser vista e como é percebida, e o que deve ser feito para levar o conceito desejado da forma mais correta ao público. Caso não tenha um conceito definido para a sua marca, o mercado tratará de criar um para você, mas o resultado pode não agradar.
Confira abaixo conceitos criados pela Agência Carcará para compor não apenas a criação de logos, mas para iniciar de uma maneira única o nascimento de marcas com um conceito forte e fiel ao seu propósito de mercado.
Vamos então à 3 exemplos na prática de como isso acontece. Cada vídeo possui em média 2 minutos, pode parecer muito, mas temos certeza de que esses 6 minutos farão você perceber que a criação de uma marca vai além de um símbolo e um nome legal e descolado!!!