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Branding: o que sua marca comunica?

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Branding? Comunicação com a marca? Valor da marca? Talvez esse tipo de abordagem seja novo para você, mas garanto que após ler essas poucas palavras venha mudar um pouco o seu ponto de vista em relação ao grande potencial que tem em suas mãos! Sua marca tem um valor inestimável e a partir de hoje você irá dar mais valor a ela com certeza.

Mas o que é Branding?

Uma marca que foi elaborada de maneira eficaz garantirá a uma empresa muito mais do que uma simples identidade, porque ela é responsável em alinhar valores tangíveis e os intangíveis de uma organização. Mas para alcançar esse patamar requer um trabalho de estratégica constante, isso sem falar no posicionamento de ações de comunicação para que “sua” marca apareça para o seu público e também como ela deseja ser percebida. O branding se propõe a fazer isso.

Conheça alguns termos:

  • Tangível: É aquilo que pode ser tocado, que pode ser tratado como fato, como algo real, como concreto. Nesse caso é a sua empresa física.
  • Intangível: É aquilo que não pode ser tocado, que não pode ser percebido por meio do tato, é algo impalpável, é figurado. Nesse caso é toda a experiência que você causa e principalmente deixa ao seu cliente ao ter contato com a sua empresa. 

Todo o trabalho realizado com branding exige uma visão macro e um entendimento profundo do que realmente se deseja com a marca. O start da ação começa com um estudo intenso de observação do mercado, entendimento do target (ou do seu público alvo) e a natureza do nicho de mercado que a empresa escolheu para explorar. Isso demonstra que é um exercício constante de ideias e estratégia. Percebe como sua marca pode e deve ser tratada como algo “vivo”.

Da escolha do nome da marca, ao seu desenvolvimento visual, o processo de branding divide-se em muitos passos e, embora o processo de criação de uma marca seja complexo, ao público final, o impacto visual é sempre o primeiro ponto para a escolha de um produto ou serviço. Desta maneira os atributos restantes e também conceitos que a marca possui, são disseminados e entendidos por meio da relação, com o tempo, do consumidor.

Existem nessa situação dois fatores essenciais no trabalho de branding a ser realizado:

  • A arquitetura da marca; e
  • O alinhamento visual.

Esses dois fatores definem a maneira e a forma como a empresa será visualizada e que trazem em seu íntimo os valores, visão de futuro e experiências reais do que a empresa, produto ou serviço pode oferecer ao eu público consumidor.

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Arquitetura da marca

A arquitetura da marca tem como objetivo principal de tangibilizar, ou seja tornar real, a estratégia já definida e funciona como um norteador do leque de produtos ou serviços, apontando a visão de futuro para onde a empresa deve caminhar. Em suma: é a diretriz visual do que se pretende e se espera de uma marca.

O Alinhamento Visual

Já o alinhamento visual trabalha com todos os elementos que contribuem visualmente no chamado equilíbrio do design de uma marca. Em outras palavras, está relacionada a disposição de cores, símbolos, fontes e formas que irão compor a marca.

Respeitando a Estratégia da Empresa

Contudo, para que o design e a arquitetura funcionem em sintonia, precisam sempre respeitar a estratégia da empresa e não apenas serem criadas marcas para que pareçam bonitinhas aos olhos do consumidor!

Tudo isso é um processo muito maior, esses fatores precisam e devem ser complementares à estratégia, comunicando a forma como a empresa irá entregar seus produtos e serviços, bem como, estabelecer uma conexão clara e objetiva entre marca corporativa e a marca de seus produtos e serviços.

Isso é algo muito, mas muito importante, a sua marca corporativa irá representar sua empresa em um todo, e a marca dos produtos e serviços serão um complemento, levando em consideração o seu planejamento.

A arquitetura de marca deverá mostrar para o mercado sua visão de negócios e ambição de futuro. Desta maneira, seu acompanhamento e constante aprimoramento devem estar alinhados aos objetivos macros da empresa. Elas não podem fugir desse objetivo principal.

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Você está em fase de mudança de estratégia ou foco de negócios, criação de novos produtos ou serviços, ou mesmo em processo de elasticidade da marca devem avaliar muito bem, reorganizar e repensar constantemente seu alinhamento visual para que não haja mazelas em sua marca.

Então pense muito nesse ponto amigo empresário, se bem trabalhada, a arquitetura da sua marca irá fornecer base para a tomada de decisões ligadas a questões estratégicas futuras, como a parceria ou mesmo aquisição de novas empresas, alteração e gerenciamento de carteira de produtos e reposicionamento de sua empresa no mercado, contribuindo para o direcionamento, desenvolvimento e utilização do nome da empresa, logo e todo a aplicação visual do futuro.

Na Agência CarcaráBranding de uma empresa é realizado com um planejamento estratégico o que levará a soma das ações de arquitetura da marca  mais o alinhamento visual

A arquitetura de marca estabelece então a estrutura fundamental sobre a qual a empresa se comunica com seu mercado de consumidores e, o alinhamento visual ajuda a dar maior clareza desta intenção. Elementos indispensáveis do branding para o presente e futuro de uma marca.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.