Fale conosco | (61) 3550-5559

O que é o Aquapaisagismo ou Aquascaping?

HomeSem categoriaO que é o Aquapaisagismo ou Aquascaping?
Saiba o que é o Aquapaisagismo ou Aquascaping e viaje nesse mundo de beleza e criatividade com inspiração direta com a natureza.

Saiba o que é o Aquapaisagismo ou Aquascaping e viaje nesse mundo de beleza e criatividade com inspiração direta com a natureza.

O mundo natural é amplamente utilizado como fonte de inspiração para inúmeras obras de arte. Algumas das obras de arte mais conhecidas do mundo ilustram a natureza para transmitir a mensagem do artista. A arte pode se manifestar de várias formas, algumas mais convencionais que outras.

Uma forma de arte pouco levada em consideração é a presente em aquários. Embora nem todos os aquários possam ser considerados arte, muitos estilos de aquários utilizam elementos naturais do mundo real. Essas paisagens aquáticas podem imitar os recifes de coral de oceanos tropicais ou selvas subaquáticas de água doce.

A prática de criar aquários naturais realistas é conhecida como aquapaisagismo. O aquapaisagismo não apenas utiliza a natureza e a composição artística, mas também a ciência, a biologia e a química da água. Essa profunda relação entre natureza, design artístico e ciência se une para formar belas paisagens aquáticas perfeitas para qualquer lar.

O que é um aquário?

Os aquários são habitats aquáticos artificiais que contêm uma variedade de peixes, plantas, corais ou outros organismos que habitam a água e que apresentam diversas formas, tamanhos, tipos e estilos.

As duas grandes categorias consistem em aquários de água doce e água salgada, os últimos abrigando animais marinhos que geralmente imitam os ambientes oceânicos. Os aquários de água doce e de água salgada também têm subcategorias com base nos tipos de vida aquática que mantêm.

Os tipos mais artísticos de aquários utilizam elementos naturais para criar uma paisagem aquática. Sem decoração artificial, esses aquários naturais buscam fontes de inspiração em nosso ambiente. Seja uma selva amazônica subaquática, formações rochosas japonesas ornamentadas do tipo “Iwagumi” ou um recife de coral tropical, possuir uma obra de arte viva em sua casa nunca foi tão fácil ou mais emocionante.

Aquapaisagismo

Aquapaisagismo é a prática de criar uma paisagem aquática natural em seu aquário. É comumente associado a aquários de água doce com plantas, no entanto, os aquários de recife de água salgada também utilizam essa prática.

Os aquários de recife usam rochas para criar estruturas nas quais os corais vivos são anexados ou colocados. A colocação de muitos corais é crucial para a maioria das espécies. Isso ocorre porque diferentes tipos de coral têm requisitos diferentes em termos de fluxo, intensidade da luz ou proximidade com outros corais. Os corais que requerem mais luz são geralmente colocados em posições elevadas, e as espécies de coral que exigem menos iluminação são colocadas mais perto do fundo do aquário.

Da mesma forma, certos corais exigem quantidades específicas de fluxo ou corrente de água. Corais que requerem mais fluxo são colocados mais próximos das saídas da bomba, motores ou criadores de ondas. Por outro lado, os corais que requerem menos fluxo são colocados mais afastados das fontes de corrente e podem ser protegidos por rochas.

—————————————————————

Veja também em nosso site

Marketing Digital para lojas de aquarismo, aquapaisagismo ou canal do Youtube

Produção de vídeo para canal de aquarismo no Youtube

—————————————————————

Na água doce, as plantas aquáticas costumam ser o foco desses aquários, mas elementos naturais, como rochas ou troncos, são usados para criar uma paisagem. Existem muitos estilos distintos de aquapaisagismo de água doce, como o estilo holandês, com muitas plantas, ou paisagens de inspiração japonesa. Algumas paisagens de água doce não têm plantas e utilizam apenas madeira decorativa, pedras ou outros materiais de decoração.

O aquapaisagismo não fornece apenas obras de arte vivas para sua casa, mas também um habitat mais realista para os peixes, o que pode reduzir o estresse. Nos aquários de recife, existem inúmeras espécies de peixes que requerem um ambiente de tanque de recife para prosperar adequadamente.

Muitas espécies de peixes e outras espécies de aquários preferem lugares para se esconder ou tocas. A paisagem aquática de um recife ou aquário com plantas se torna essencial para fornecer a determinadas espécies de aquário com requisitos específicos de moradia. Recriar um habitat natural no aquário de sua casa pode ser uma adição educacional e impressionante à sua casa.

Estilos de Aquapaisagismo

1. Estilo Dutch (holandês)

Saiba o que é o Aquapaisagismo ou Aquascaping e viaje nesse mundo de beleza e criatividade com inspiração direta com a natureza.

Esse estilo vem da Holanda no século XX. O seu método consiste em grupos de plantas crescendo a partir de um foco central do aquário, seguindo a premissa de plantas altas no fundo e plantas baixas a frente.

Apesar de parecer tudo simétrico, a disparidade é recomendada com grupos de plantas de tamanhos diferentes. A coloração e diversidade são pontos fortes na construção da aquapaisagem.

Os troncos e rochas não devem aparecer, portanto a beleza de cada planta deverá estar em maior destaque. Além disso, as plantas deverão seguir um padrão diferenciado de tamanho e cor se comparado com suas vizinhas, exceto as dos fundos e laterais, que devem permanecer o mais natural possível.

Vale lembrar que o tanque deve ter um foco central de cores para obter um layout mais interessante. Também é legal ter um cardume de peixes para enfatizar a beleza das diferentes áreas constituídas em seu aquário.

Esse estilo é difícil, pois necessita de um extenso conhecimento de plantas aquáticas por parte do aquapaisagista.

2. Estilo Nature Aquarium

É um dos estilos mais utilizados pelos aquapaisagistas. Apesar de ser mais trabalhoso também é o mais prazeroso, pois é uma obra de arte transformando o seu aquário em uma paisagem natural.

A sua composição com rochas e troncos cria uma sensação de naturalidade juntamente com as plantas que vão crescendo no interior do aquário. Com o passar do tempo essas plantas vão ganhando mais forma e beleza, tornando-se algo incrível de se admirar.

Aqui os peixes são um complemento devido ao seu comportamento, tamanho, cor e forma.

3. Estilo Iwagumi

Esse estilo tem sua formação mais ousada com pedras, de forma simples e elegante, juntamente com o compromisso de criar um ambiente natural.

Ao utilizar a pedra como base de criação, o estilo Iwagumi torna-se bastante desafiador e difícil.

O objetivo principal aqui é utilizar pedras na contagem ímpar, criando uma simetria e equilíbrio em um ambiente natural. A utilização de fauna e flora é minimalista, por isso se utiliza plantas baixas.

A utilização de cardume de peixes pode ser utilizada, se passarem a sensação de calma e tranqüilidade.

4. Estilo Jungle – Aquário Plantado (Selva)

O principal objetivo desse estilo é criar uma “selva” dentro do aquário, e para tanto se utiliza de tanques maiores para poder representar.

Para um aquapaisagista iniciante esse estilo poderá ser difícil, mas quando implementado torna-se lindo e magnífico como outros estilos. Aqui não há restrições de quantidade de plantas aquáticas e pode-se utilizar plantas com folhas largas.

Por isso, há uma grande concorrência pela luz e espaço, e é possível utilizar uma grande variedade de peixes.

5. Estilo Biótopo

Esse é um  estilo que mais busca ser perfeitamente igual ao natural. Nesse projeto inclui a fauna e flora, e até mesmo a rocha e tronco.

Esse estilo é o mais fácil de fazer e conservar, pois não precisa de nenhuma investigação maior de como organizar e mantê-lo.

Quando você estiver montando o seu aquário Biótopo faça-o como se fosse um artista, ou um fotógrafo, e corte tudo que pareça desnecessário, mantendo a beleza e a harmonia sempre. Não faça amontoados e seja o mais natural possível.

A importância da luz e da química da água em aquários

Muitas vezes dizem que para possuir um aquário de sucesso a atenção deve ser focada menos em manter peixes e mais em manter uma qualidade adequada da água. Esteja você mantendo um aquário nano de 18 litros ou trabalhando em um tanque público de 3 mil livros, o aspecto mais importante para o sucesso é a química da água.

Embora a água possa parecer segura para os peixes, a única maneira de saber com certeza é testar a química da água do aquário. Isso pode parecer intimidador, mas as tecnologias foram desenvolvidas para tornar a manutenção de um aquário fácil, terapêutica e educacional.

Aquários com plantas e tanques de recife compartilham muitas semelhanças com relação à química da água adequada, mas também têm requisitos profundamente diferentes. A maior diferença é a quantidade significativamente maior de sais dissolvidos em tanques de recife em comparação com os aquários de água doce.

A água do mar tende a ter uma salinidade natural de 35 ppt (partes por mil), o que significa que cada quilograma de água possui 35 gramas de sais dissolvidos. Isso corresponde a uma gravidade específica de 1,0264 a 20°C e a uma condutividade de 54 mS/cm. Para aquários com plantas, os sólidos totais dissolvidos são frequentemente usados para determinar a quantidade de íons dissolvidos na água, muitos dos quais serão utilizados pelas plantas para o crescimento.

Nos aquários com plantas, o dióxido de carbono (CO2) é frequentemente difundido na água. O CO2 desempenha um papel crítico na fotossíntese das plantas. O fornecimento dele na coluna de água pode ajudar a aumentar o crescimento e a saúde geral das plantas aquáticas, o que faz o tanque parecer melhor em geral. Ao adicionar CO2 ao seu aquário, é importante monitorar os níveis com um kit de teste para evitar super dosagem, o que pode matar as espécies do seu aquário.

Em um aquário de recife de água salgada, à medida que os corais crescem, os elementos são esgotados da água. A fim de manter níveis adequados de parâmetros de água para os corais, os proprietários de tanques de recife reabastecem os elementos com mudanças de água, suplementação ou vários reatores. Os elementos dosados mais comumente incluem alcalinidade, cálcio e magnésio. Os esquemas de dosagem costumam ser automatizados pelo uso de bombas dosadoras ou reatores de cálcio. Para ajustar níveis precisos, o teste regular de água é fundamental para saber quanta suplementação adicionar.

Vantagens de se ter um aquário

Criar um belo aquário natural não apenas adiciona uma obra de arte viva em sua casa, mas também tem outras vantagens. Passar um tempo observando um aquário mostrou efeitos terapêuticos comprovados para reduzir o estresse e a ansiedade. Os aquários costumam ser instalados em áreas de espera de consultórios médicos ou dentistas, não apenas para decoração, mas também para promover uma mentalidade calmante, potencialmente aliviando pacientes nervosos.

Começar na criação de peixes requer conhecimento de várias espécies de animais e requisitos de cuidados. Dedicar um tempo para aprender sobre o seu aquário pode ajudar a promover uma crescente valorização do meio ambiente e da ciência.

Além disso, manter uma bela paisagem aquática desde o início ajuda a desenvolver habilidades e fornece obras de arte significativas à sua casa. Frequentemente, o início de um tanque de recifes ou de um aquário com plantas não é o melhor. Para criar uma aparência mais realista, seus corais e plantas precisam de tempo para crescer e preencher o espaço. Isso proporciona à paisagem aquática uma apresentação mais natural e, se mantida adequadamente, seu aquapaisagismo só ficará melhor com o tempo.

Esteja você mantendo um tanque de recifes ou um aquário com plantas inspirado na Amazônia, elementos da natureza e conhecimento da ciência funcionam em conjunto para ajudar a criar obras de arte únicas. Assim como todas as formas de arte, dominar uma técnica leva tempo e prática. Com o aquapaisagismo, como seu progresso com sua habilidade, o mesmo ocorre com o seu conhecimento de várias espécies da vida aquática, biologia e química da água.

 

Marketing digital para loja de aquarismo, atacado, importador, studio de aquapaisagismo e Youtubers

Um dos pilares para uma empresa, nos dias de hoje, é o uso do marketing digital é de fundamental principalmente para as lojas de aquarismo. Há muito tempo as lojas poderiam fazer seu nome com as marcas comercializadas, mas hoje com a popularização das compras online e a possibilidade de importação por qualquer pessoa, as lojas precisam entrar em um novo momento e investir pesado no Marketing Digital para captar, atrair e principalmente converter clientes! E esse é o papel da Agência Carcará.

Experiência com aquapaisagismo

Como um dos sócios da Agência Carcará, me dedico a mais de 20 anos a esse maravilhoso hobby. Tudo começou com a possibilidade de ter um pedaço da natureza em casa e logo depois virou uma tremenda paixão com a Aqualinea!

Paixão essa que fiz questão de compartilhar com outros aquaristas de Brasília e do Brasil e uma forma de realizar isso foi criar um canal de comunicação chamado de Aqualinea. Um site onde era publicado dicas, informações sobre o hobby e lançamentos de produtos.

Como me especializei em aquapaisagismo, a Aqualinea também era uma marca que também realizava treinamentos, eventos e seminários de aquariofilia na Capital Federal.

Um dos momentos mais expressivos foi o de receber o reconhecimento da maior empresa de aquapaisagismo do mundo, a japonesa ADA do Mestre Takashi Amano.

Além disso também fui representante, em Brasília, de marcas como: Red Sea, Lampadas Giesemann, Boyu, Rações TETRA entre outros produtos de aquarismo profissional. Com isso tive acesso e trabalhei com várias lojas e entendo o quanto o mercado atual modificou.

Vídeo para Youtube

Edição de PodCast

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube