Existe o jeito certo de usar a IA (Chatgpt) na publicidade e marketing digital pelas agências de publicidade?
Nada de temer a IA! Precisamos entender como ela pode fazer a diferença para o seu negócio. No futuro, sua empresa agradecerá. E um agência de publicidade, como a Carcará, será sempre sua aliada!
A Revolução da IA (Inteligência Artificial) na Publicidade
Em pouco mais de 200 anos, tivemos três grandes revoluções que alteraram o mercado global do ponto de vista econômico e social: Revolução Industrial (1760 — 1840); Segunda Revolução (1850 — 1945) e Revolução Digital (após 1950). Todas elas tiveram imenso impacto quando foram implementadas.
Hoje, há motivos óbvios para considerarmos que estamos em meio a um novo divisor de águas. Talvez a mais substancial revolução industrial, devido a dois fatores principais: somos 8 bilhões de pessoas no mundo frente ao 1 bilhão em 1820, e estamos falando da possibilidade dos processos automatizados não só executarem, mas criarem e tomarem decisões. É neste ponto que se encaixam a Inteligência Artificial (IA) e as repercussões de seu uso.
Desafios para a Publicidade e o Marketing Digital no Futuro
Saltando direto para 2023, projetamos um cenário catastrófico dentro do universo da publicidade: com a expansão do 5G, estudos como Mobility Report de 2022, realizado pela Ericsson, já preveem um aumento cinco vezes maior do consumo de conteúdos digitais, como vídeos, até 2028. Aumentar cinco vezes toda a cadeia de produção de mídias é a solução? Se mal qualificamos o que produzimos hoje e temos uma dificuldade imensa de mapear a performance de campanhas e seus respectivos canais, peças e formatos, imagine multiplicar isso por cinco.
Personalização Escalável com a IA
A discussão não é mais sobre a capacidade de alcançar pessoas. Isso já superamos. Precisamos falar da personalização escalável. Contraditório, mas cada vez mais viável com as possibilidades da IA.
Funcionalidades Práticas da IA para Marketing e Publicidade
Diante disso, surge o questionamento: quais as funcionalidades práticas da IA para marketing e publicidade e como tornar isso exequível e viável para ser consumido pelo mercado?
A Relevância das Agências no Ecossistema Tech Para ter sucesso no uso de uma IA, que admita e dê espaço para a criação em escala, precisamos de um “ecossistema” de negócios e tecnologia, que permita o adequado funcionamento dessa IA e a obtenção do melhor resultado, formando uma trama aparentemente complexa. Esse ecossistema é composto por agentes atuando em uma malha que correlaciona infraestrutura, hardware, cliente com a demanda, a agência como facilitadora e MarTechs como soluções.
Agências de Publicidade como Facilitadoras
Nesse ambiente, um agente extremamente importante, a agência de publicidade, entra encarregada do papel de facilitador ao conectar as dores e metas de negócio de grandes marcas às soluções tecnológicas de ponta aptas a absorver demandas reais de mercado.
Foco em Resultados
Para a agência de marketing digital, a IA não deve ser vista como uma ferramenta destinada a um projeto estanque para ganhar prêmios, por exemplo, mas algo prático, que efetivamente faça mudar o ponteiro de resultados e a cadeia de eficiência de seus respectivos clientes. Estamos falando sobre campanhas mais bem direcionadas, personalizadas, com menor custo e o maior retorno possível.
A Importância da Equipe Técnica
O que é indispensável nessa rota é que a agência de publicidade possua uma equipe com conhecimento técnico e de negócio, explorando o mercado em busca das melhores MarTechs para as necessidades dos seus clientes, de preferência aquelas que tenham soluções com tecnologia de ponta — capazes de lidar com desafios em escala para atender as demandas reais de mercado.
Hoje, é possível enxergar esse ecossistema entregando resultado por meio de IA com a seguinte estrutura: Marcas (demanda de mercado) → Agências de publicidade (facilitador de negócios) → MarTechs (operador da IA e metodologia) → Infraestrutura e hardware (cloud e processamento).
Aqui está o ponto-chave do meu raciocínio: qual a capacidade de agências de publicidade atualmente entender as dores reais das marcas e ir atrás de MarTechs que possibilitem a execução da demanda?
A Importância da Base Histórica para a IA Generativa
Usar o ChatGPT em campanhas, por exemplo, e considerar isso disruptivo, em que a base de informações é universalizada e sem origem clara, é substancialmente arriscado para qualquer negócio e passível de dúvida quanto à efetividade do seu uso sem riscos.
Acervo Próprio para a IA Generativa
Se a marca quiser auferir dos benefícios da IA generativa (e de fato terá de usá-la se quiser continuar sendo relevante para o mercado), é necessário um acervo próprio, contendo o histórico de campanhas atuais e antigas, key visuals, brandbooks, logotipos etc., somado à capacidade de qualificar e desqualificar esses materiais criativos para que, em um segundo passo, a IA utilize isso para criar ou desdobrar novas campanhas e materiais.
O Capital Humano é Indispensável
O atual grande desafio para a tecnologia ainda é transformar dados em informação e, com isso, dar direcionamento para, em breve, a IA generativa executar a conversão em conhecimento. O capital humano (ainda) é indispensável nesse processo.
Portanto, nada de temer a IA, mas sim entender como ela pode fazer a diferença para o seu negócio. No futuro, sua empresa agradecerá. Serviços como o SEO, elaborar o planejamento de tráfego pago ou até mesmo desenvolver um website, demandará cada vez mais, a participação de profissionais gabaritados!
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