Confira preciosas dicas de marketing digital da Agência Carcará para empresas de turismo, ainda mais após experiência na semana do Saco Cheio de Porto Seguro.
Tenho verificado através de testes e de experiência própria, que muitos empreendedores estão investindo na divulgação em massa pela internet de suas empresas de turismo, contratando profissionais especializados no assunto inclusive, mas que não estão tão preparados para os resultados que vem a partir dessa ação. Talvez por não acreditarem muito na força que a Internet tem como instrumento de Propaganda e Marketing, ou por não terem uma boa estrutura de atendimento.
Alguns exemplos dessa carência de preparo, motivação e estrutura, é a demora ou até mesmo a falta de resposta a um e-mail, pergunta feita no Facebook ou no esclarecimento de uma simples dúvida que um cliente tem. Muitas pessoas tem relatado que entram em contato com os estabelecimentos, nos canais por eles divulgados, e não tem resposta, ou então tem uma resposta padrão, que não atendem a necessidade do cliente.
Outro exemplo é a quantidade de informações diferentes disponibilizadas em sites, panfletos, e nas respostas do contato. Uma das ferramentas mais importantes hoje em dia, para qualquer profissional e área de negócio, é ter uma boa estratégia de marketing e propaganda.
Os empreendedores investem bastante na criatividade, layout, ações de pesquisa, em mídias diferentes para divulgarem seu trabalho, e uma das mídias mais crescentes e importantes é a Internet.
Através de Sites próprios, Facebook, Twitter, ou pelo cadastramento do seu estabelecimento em sites de busca e reservas, como o Trip Advisor™ e Booking.com ™, seus serviços são lançados ao MUNDO, com uma velocidade e alcance impressionantes. Veja bem, que deixei a palavra MUNDO em destaque. Irei detalhar mais a frente.
Toda essa Tecnologia, nos traz milhões de possibilidades, de conexões, indicações, e para que um negócio da área de Turismo tenha Sucesso e Prosperidade, é necessário, que o profissional, seja ele o dono do estabelecimento ou seus funcionários, estejam preparados e treinados para todas essas possibilidades. Para que essas possibilidades sejam benéficas para todos.
Ao postar uma Propaganda na internet, estamos mandando a mesma informação para o MUNDO inteiro, como frisei anteriormente. E com isso, gente do mundo todo estará disponível para se hospedar, fazer eventos, como casamentos, workshops, palestras, festas corporativas, premiar funcionários nas suas instalações. Ao lançar o seu negócio para tanta gente, é necessário ter em mente antes de postar, que o seu empreendimento e seus funcionários tenham alguns requisitos e estrutura para os contatos que virão e que todo o atendimento após uma postagem seja eficiente e com qualidade.
Muitas pessoas que usam a internet para receber e procurar novidades, também usam a internet para fazerem pesquisas, contatos, enviar mensagens rápidas, agilizando suas tarefas, administrando o tempo, e principalmente economizando dinheiro. Esse público é ávido por novidades e também por rapidez, cordialidade, precisão, e bom atendimento.
Portanto, se um empreendimento, que divulga seus serviços pela internet e disponibiliza canais de contato como e-mail, página no Facebook, entre outros meios de contato que utilizam a internet, e não responde a seu cliente de maneira satisfatória, não terá um bom retorno com os investimentos feitos em Campanhas de Marketing e Propaganda Digital.
Ao contrário, a tendência de má reputação em sites de busca, irá causar um efeito cascata enorme de negócios não fechados, pois a avaliação de clientes é um item chave para o sucesso de Hotel, Pousada, Hostel, etc.
É interessante ter em mente, que clientes de todas as partes do mundo entrarão em contato, e a maneira mais fácil e rápida será pela internet. Muitos empreendedores, ainda utilizam o telefone para realizar contato, reservas, solucionar dúvidas, mas, é bom ter em mente, que ligações são mais caras que um e-mail ou mensagem, e ainda mais caras se forem feitas de outro país. Se o seu atendimento não for rápido e bom, é bem provável que esse cliente irá procurar outro estabelecimento que atenda as suas necessidades.
E é aí que está a chave do Sucesso!!! Esteja atento a necessidade de seus clientes. Esse é um DIFERENCIAL!!
Seja rápido nas respostas, responda todos os questionamentos, coloque-se a disposição de esclarecimentos, primeiro nos canais de comunicação que você tiver mais domínio. E aos poucos vá se familiarizando com outros canais, e assim, abrindo mais oportunidades de contato e de lucros para você.
Abaixo coloco algumas dicas que irão melhorar o potencial de contatos e também a qualidade no atendimento.
- Hoje toda empresa precisa ter um site, e que tenha conteúdo atualizado! Senti falta desse tipo de atuação na grande maioria das empresas de Porto Seguro, sejam agências de viagens, locadoras de automóveis, hotéis, pousadas e principalmente na área gastronômica onde a carência é enorme na região! Oportunidades de negócios que muitos deixam passar!
- Colocar todas as informações no anúncio, de maneira clara, simples e objetiva.
- Publicar as mesmas informações nos diferentes canais de divulgação. Informações conflitantes e diferentes geram dúvida no cliente em potencial, uma potencial fuga do seu estabelecimento e grandes chances de ter avaliações ruins em sites de busca/reservas .
- Informar canais para contato, mas apenas aqueles em que o empreendedor terá a certeza de que pode atender o cliente com qualidade e eficiência. Quanto mais canais, maior deverá ser o gerenciamento no tempo e atendimento ao diferentes canais. Prefira os canais em que você tem mais conhecimento, e aos poucos, vá adicionando outros em que você for aprendendo. É interessante responder aos e-mails, mensagens e recados por telefone no mesmo dia do contato.
- Entregar sempre o que é prometido é defender a garantia do negócio, e também uma propaganda extremamente eficaz – o Boca a Boca.
- Verifique se é necessário uma capacitação e/ou treinamento prévio para que um contato de um cliente seja respondido com rapidez, objetividade e com foco nas questões levantadas por ele.
- Estreite a relação com seus clientes, enviando promoções, novidades, informações que chamarão a sua atenção, fornecendo ao cliente um sentido de valorização, uma espécie de VIP.