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Marketing e publicidade para academias em Brasília e DF

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A comunicação, publicidade, propaganda e o Marketing para Academias pode ser um grande aliado do empresário de uma academia de ginástica em Brasília, para criar estratégias para diminuir a rotatividade e abandonos de clientes de suas unidades.

Foco no cliente diminui a rotatividade em academias de ginástica em Brasília. A comunicação, publicidade, propaganda e o Marketing para Academias pode ser um grande aliado do empresário de uma academia de ginástica em Brasília, para criar estratégias para diminuir a rotatividade e abandonos de clientes de suas unidades.

A falta de uma estratégia de retenção de clientes faz com que academias de ginástica tenham sempre que enfrentar os altos índices de rotatividade. Ações de acompanhamento e um atendimento diferenciado são fundamentais para promover a satisfação do cliente e combater a rotatividade nas academias de ginástica

Todo ano as academias de ginástica apresentam novidades em relação as sua modalidades, equipamentos, espaço físico , quadro de horários e tantas outras coisa que o e proprietário “julga” ser importante para seus clientes.

A comunicação, publicidade, propaganda e o Marketing para Academias pode ser um grande aliado do empresário de uma academia de ginástica em Brasília, para criar estratégias para diminuir a rotatividade e abandonos de clientes de suas unidades.
Fiz questão de colocar o verbo julgar entre aspas para propôr uma reflexão: você , coordenador ou proprietário de academias de ginástica, sabe realmente o que os seus clientes esperam? As inovações e mudanças que você implementa, são resultados de uma pesquisa aprofundada, em prol de compreender a demanda de seus clientes ou são baseadas apenas em sua percepção e apontamentos de alguns clientes mais próximos e mais participativos? Já pensou que o Marketing online para Academias pode lhe auxiliar em conseguir bons resultados em prol de sua empresa?

A falta de compreensão da real necessidade dos clientes faz com que gestores de academias não consigam resolver o seu maior problema: A ROTATIVIDADE.
E para resolver esse problema é necessário uma mudança de atitude.
É necessário promover ações embasadas em análises do comportamento do cliente.

Segundo dados apresentados pela ACAD ( Associação Brasileira de Academia de Ginástica ), 60% dos alunos abandonam a academia após 45 dias do início das atividades e apenas 49% frequentam a mesma academia por mais de 01 ano.

A comunicação, publicidade, propaganda e o Marketing para Academias pode ser um grande aliado do empresário de uma academia de ginástica em Brasília, para criar estratégias para diminuir a rotatividade e abandonos de clientes de suas unidades.

Você consegue fazer as contas e pensar no que isso significa?
O cliente efetua a matrícula e após 45 dias já desistiu da academia. Se ele optou por fazer um minimo de 03 aulas por semana, e se foi frequente, terá feito apenas 18 aulas antes de abandonar a sua academia.
Com isso, todo o investimento feito para conquistar aquele cliente se perdeu e terá que ser feito novamente.
E isso vira um ciclo.
Um ciclo de prejuízo que deve ser interrompido urgentemente.

As academias precisam se conscientizar que mais importante do que fazer um cliente efetuar uma matrícula é conquistá-lo para renovações periódicas. E o que ocorre hoje em dia, é que o financeiro/administrativo da academia só toma conhecimento da existência daquele cliente, quando chega a solicitação para o cancelamento do seu plano.
E quando chega nessa etapa, é pouco provável que se consiga reverter a situação.
A perda do cliente é certa!

A comunicação, publicidade, propaganda e o Marketing para Academias pode ser um grande aliado do empresário de uma academia de ginástica em Brasília, para criar estratégias para diminuir a rotatividade e abandonos de clientes de suas unidades.

Sugiro que você veja as dicas abaixo e dedique um pouco do seu tempo para fazer um planejamento estratégico para retenção dos seus clientes.

Identifique os objetivos do seu cliente: elabore um pequeno formulário para o cliente preencher no ato da matrícula onde ele possa colocar o seu objetivo com a prática da atividade física e seu histórico anterior ( se já malhou em outra academia, por quanto tempo e o motivo da desistência). O Marketing digital para Academias irá lhe auxiliar nesse assunto.

Utilize um CRM para gerenciar sua carteira de clientes: Um CRM é muito importante para que você possa cadastrar e segmentar seus clientes por objetivos, idade, histórico e outras informações que sejam relevantes para gerenciá-los.Hoje em dia existem muitas opções a baixo custo de ferramentas de CRM, mas você também pode desenvolver algo simples até mesmo no EXCEL. O que não pode é deixar de fazer!

Tenha um profissional responsável pela acompanhamento de seus clientes: Esse profissional será responsável por gerenciar os clientes através do CRM e fazer os encaminhamentos devidos, lembrando que, o importante é personalizar esse atendimento.conforme as informações coletadas.

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Faça uso de um plano de e-mail marketing para auxiliar no acompanhamento do cliente: Eu sei que ninguém mais aguenta receber propagandas por e-mail. Mas no ato da matrícula, mostre ao seu cliente o diferencial da sua academia. Informe que vocês possuem uma pessoal dedicada a fazer o acompanhamento dos clientes e auxiliá-los a alcançar os seus objetivos e por isso, quando necessário, um e-mail poderá ser enviado com informações. Através do e-mail marketing você consegue fazer um plano de envio agendado de e-mails utilizando as segmentações do CRM.

Ofereça comissões a seus professores conforme produtividade: O envolvimento dos professores é fundamental no sucesso de uma plano de retenção de clientes. Entretanto, se não houver treinamento e um plano de incentivos, o envolvimento da sua equipe não ocorrerá da forma desejada. Não adianta apenas alguns envolvidos, precisamos de TODOS! Pense num plano de premiação para o professor que conseguir o maior número de renovações e retenção em seu horário ou turma.O trabalho em equipe trará maiores e melhores resultados.

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Faça pesquisas de Satisfação periódicas.: É tão simples fazer uma pesquisa interna de satisfação. Faça uma pequena pesquisa com seus clientes periodicamente. Questione sobre assuntos que te ajudarão a compreender em quais áreas você precisará promover mudanças.

O Marketing para Academias poderá auxiliar na realização de eventos promocionais com objetivos de conversão de vendas: Procure realizar eventos que além de promover novas modalidades sejam também instrutivos e mostre ao cliente que ele escolheu o local certo para cuidar de sua saúde. Além das atividades, promova parcerias para palestras e oficinais sobre saúde. Cuidado para que seus eventos não seja voltado apenas para clientes “engajados”. Promova a socialização e o entrosamento também dos mais tímidos. Envie um convite especial para aqueles clientes que estão com o plano a vencer nos próximos 30 dias! Que tal oferecer uma condição diferenciada para a renovação de planos durante o evento?

Espero que essas dicas possam te ajudar a ver a sua carteira de clientes de forma diferente.
As vezes você tem investido muito em marketing para trazer novos clientes quando na verdade a manutenção de sua carteira atual já lhe traria a rentabilidade desejada. Tenho certeza que ao pensar em seu empreendimento novas idéias irão surgir. E isso é o que importa. Cuide dos seus clientes e não os deixe ir embora, eles são a base para o sucesso do seu negócio!

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      Written by

      Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube