O Instagram acaba de ganhar uma nova identidade visual, quinta-feira (12), com direito à reformulação do logo e à repaginação do aplicativo (layout).
A tradicional câmara fotográfica, que sempre representou o app, está de cara nova e muito mais moderna. Manteve o formato quadrado e a lente do centro, mas substituiu o fundo marrom por um degrade nas cores do arco-íris. Algo que já estava presente no antigo logo, mas de forma muito mais discreta.
“Há cinco anos o app surgiu com a função de editar e compartilhar fotos, mas a comunidade evoluiu e passou a agregar interesses diversos. Se tornou o caminho para que os usuários pudessem contar suas histórias de maneira visual –seja a partir de fotos ou a partir de vídeos. E o logo precisava acompanhar essa evolução”, justifica Melissa Amorim, gerente de comunicação do Instagram para América Latina.
Mudança de posicionamento do Instagram?
É hora de renovação para o Instagram. A rede social de imagens está exibindo, nesta quinta-feira (12), seu novo logo, que entrou em vigor e que irá substituir a antiga versão azul em todas as aplicações e comunicações da companhia. O mesmo vale para os aplicativos auxiliares da plataforma, como o Layout, Boomerang e Hyperlapse.
Mudança no Layout
Essa mudança, por exemplo, também se reflete em termos de design de interface. Sai a velha barra azul na parte superior da tela, entra uma versão branca, como o restante do layout da rede social, com links e ícones em preto. Permanecem em laranja, entretanto, as notificações de curtidas, mensagens e novos seguidores, que ainda aparecem como cartões na parte inferior da tela. Os botões também não foram alterados e permanecem nos mesmos lugares.
Enquanto a página de login passa a ficar muito mais colorida, a interface com a publicação dos usuários se tornou bem mais limpa –e um tanto estranha, na primeira impressão. Os detalhes azuis-marinhos no topo e no rodapé das publicações foram substituídos pelo branco.
“Adotamos o branco para dar mais destaque aos conteúdos publicados pelos usuários. Uma vez dentro do aplicativo, o conteúdo é rei”, explicou Amorim.
Essa é a primeira mudança visual drástica pela qual o Instagram se submete desde sua fundação, em 2011. De acordo com Ian Spalter, diretor de design da empresa, a adição de cores e a modificação nos ícones e interfaces reflete a mudança pela qual a rede social passou desde sua abertura, deixando de ser apenas um local para mostrar fotos para os outros e se tornando um ambiente diversificado, no qual os usuários podem encontrar gente com interesses em comum, acompanhar eventos e celebridades.
A New Look for Instagram from Instagram on Vimeo.
A mudança visual já vinha sendo comentada de maneira não-oficial há algum tempo, o que inclui até mesmo o vazamento de imagens da nova interface. Além disso, atende também a um pedido dos usuários, que vêm desde a época que a Apple modificou o iOS para, justamente, trazer ícones que traziam mais cores e gradientes. O Instagram está entre os aplicativos mais usados da plataforma e, justamente por isso, seu logo parecia combinar pouco com o restante do sistema operacional.
Instagram libera vídeos de 1 minuto para todos os usuários
Após liberar vídeos de 60 segundos para anunciantes, o Instagram liberou também o mesmo recurso para usuários de contas comuns.
“Queremos oferecer maneiras divertidas, flexíveis e criativas para criar e assistir vídeo no Instagram. Como parte do nosso compromisso contínuo, em breve você vai ter a flexibilidade para contar a sua história em até 60 segundos (um minuto) de vídeo”, explica a rede social. Atualmente, os vídeos podem ter até 15 segundos.
Ainda de acordo com o aplicativo de fotos, nos últimos seis meses, o tempo que as pessoas tem gasto assistindo vídeo aumentou mais de 40%. Vídeos mais longos, com um minuto, darão a oportunidade de influenciadores contarem histórias maiores e promover ainda mais conteúdo na rede social.
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