A internet é um mundo rentável. Dá para ganhar dinheiro com o desenvolvimento softwares online, com o marketing digital ou e-commerce. Também se pode trabalhar com blog, site de conteúdo de nicho e podcast (arquivo de áudio, espécie de blog falado). É para se animar, mas sem ilusões, porque não há fórmula mágica. Conheça atividades e técnicas de web empreendedores.
Para aplicar os conhecimentos da faculdade de Sistemas da Informação, o cearense Jurandir Filho, juntamente com outros dois colegas de sala, desenvolveu um site em 2004. A espécie de laboratório se tornou um negócio. Hoje, o Cinema com Rapadura (http://bit.ly/1CSxEbd) tem sete milhões de acessos por mês, é um dos sites sobre cinema mais conceituados no Brasil e movimenta bons mil reais.
“O virou uma referência sobre cinema. A gente publicava com muita regularidade e foi um crescimento 100% orgânico para estar na primeira página de pesquisa no Google”, conta Jurandir.
Ele ressalta ser definitivo para um webempreendedor fazer algo pelo qual seja apaixonado. “Se já tiver como investir, faça um plano de negócio, pesquisa de mercado e aplica o dinheiro em publicidade. Os resultados são mais rápidos. A gente não podia”.
Com a audiência e credibilidade da plataforma online, as distribuidoras passaram a anunciar no site. Jurandir deixa claro que elas comprar o espaço, mas não interferem na opinião sobre o filme. O site tem 10 colaboradores entre redatores e críticos de cinema.
Estratégia de “guerra”
O empresário, palestrante e consultor Luciano Farias também é remunerado, e muito bem, pelo trabalho na internet. “Com o tempo, você ganha dinheiro de forma passiva, ganha dinheiro dormindo”, destaca.
Em um de seus cursos de estratégia de negócio na internet, ele investiu R$ 500 na produção de vídeos curtos para o Youtube, uma postagem no blog e participação em eventos. O resultado, em um mês: faturamento de mais de R$ 30 mil. “Dá pra todo mundo ganhar dinheiro na internet, mas é pouco explorada”.
Luciano orienta a começar identificando no que é especialista e gosta de fazer. A partir daí, decide pela plataforma que vai trabalhar: texto, áudio ou vídeo, por exemplo. Depois, é atrair tráfego. Para isso, destaca a otimização gratuita do site, por meio de técnicas; ou paga, com anúncios. Além disso, há o “tráfego social”, por meio do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Marketing Digital
A montagem de estratégia de comunicação para empresas ficarem com uma boa reputação na internet é uma das atuações do marketing digital.
Ele divide em três grandes áreas possíveis para prestar serviços: pesquisa e inteligência de mercado; mídia e publicidade na web, além de relacionamento e monitoramento. Ressalto que as empresas já estão contratando esses profissionais e a remuneração está ficando melhor com o passar do tempo, já que exige muitos conhecimentos para atuar na área. “Também pode dar consultoria e mais de um empresa ao mesmo tempo”.