Empresário você já verificou os reais impactos das ações de marketing digital em sua loja física?
Para que uma campanha de marketing digital, por meio da gestão de redes sociais, seja bem sucedida é essencial que o online e o off-line trabalhem juntos para alcançar resultados. No entanto, existe outro lado dessa troca que se trata de entender os impactos que campanhas online geram em lojas físicas, e esse costuma ser um desafio grande para a maioria das empresas.
Para falar do assunto, precisamos quebrar algumas premissas. Se a sua empresa não é um negócio digital, que gera receita ou adquire clientes diretamente através da internet, nem por isso o marketing online deixa de ser um aliado importante. Afinal, o seu público-alvo certamente está na internet, mesmo que a ação desejada seja fora dela. Livre-se também da ideia de que não é possível medir resultados off-line de campanhas online. É claro que essa tarefa não é tão trivial quanto instalar uma tag em um site, mas isso não quer dizer que seja impossível.
“De fato. A comunicação deve estar totalmente alinhada. Para ações de marketing digital o ambiente empresarial deve estar alinhado a campanha para que os resultados sejam positivos.” Mayra Figueiredo > Empresária, Administradora de Empresas com Pós Graduada em Logística.
Pesquisa de Opinião
Se a sua empresa é pequena, um negócio local com volume pequeno ou médio de clientes por dia, uma boa forma de começar a ter uma visão melhor dos resultados das suas campanhas é fazer uma simples pesquisa de opinião com os seus clientes. Defina um período para análise (de duas semanas a um mês) e pergunte como eles conheceram a sua loja. Registre e depois é só cruzar os dados obtidos com o orçamento investido para medir o seu custo de aquisição. É um método simples e talvez o menos preciso, mas se você ainda não faz esse tipo de análise pode ser um bom começo.
Métricas presencial das campanhas digitais
Campanhas de links patrocinados em mecanismos de busca já possuem uma tecnologia que permite medir o número de clientes que ligaram na sua loja através de um anúncio. Assim fica fácil ter um número de referência para saber quantas das pessoas impactadas de fato chegaram até você.
Veja o que podemos fazer por sua empresa
Testes
Leve o mundo dos testes A/B para o seu negócio. Experimente ficar duas semanas sem anunciar online e compare o movimento nesse período com um outro equivalente em que você estava anunciando. Você conseguirá ter uma ideia do impacto que as suas campanhas representam no seu negócio. Faça o teste com diferentes mídias, com diferentes abordagens. Se você deseja obter bons resultados, é importante pensar a longo prazo e nos aprendizados que você vai obter com essa prática.
Todos esses métodos levam a importantes aprendizados. Talvez alguns sacrifícios serão necessários para a realização dos testes, mas no longo prazo o retorno valerá muito a pena, quando cada vez mais você estiver investindo o seu orçamento de marketing da melhor maneira possível. Precisando de ajuda em seu negócio? Entre em contato com a Agência Carcará!