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O Que é SEO e Como Usar no Seu Negócio?

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SEO Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas utilizadas para aumentar o número de visitantes de um site de forma orgânica, isto é, sem publicidade.

SEO Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas utilizadas para aumentar o número de visitantes de um site de forma orgânica, isto é, sem publicidade.

Conquistar a tão sonhada primeira posição nos resultados de buscas do Google não é tarefa fácil. Porém, não é impossível. Com uma boa estratégia de SEO, você posiciona sua marca na internet, conquista mais visibilidade e aumenta as oportunidades de negócios.

Mas, afinal, o que é SEO? Como funciona? Para quê serve?

Continue a leitura e descubra todas as respostas!

O que é SEO?

SEO Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas utilizadas para aumentar o número de visitantes de um site de forma orgânica, isto é, sem publicidade. A otimização para mecanismos de buscas pode ser on page (na página) e off page (fora da página).

O que é SEO on page?

SEO on page é um conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de buscas que são aplicados dentro do seu site, seja na parte técnica (código, estrutura, etc.) ou no conteúdo do site.

Essa parte do SEO é de total responsabilidade da sua empresa e, quanto mais desenvolvida, melhor o seu posicionamento orgânico.

O que é SEO off page?

SEO off page é toda técnica de otimização que usamos fora do site, como o link building, por exemplo. A conquista de links de outros sites que apontam para o seu é um dos critérios mais importantes de classificação para o Google, pois indicam que outra empresa está recomendando seu site.

Para quê serve o SEO?

O objetivo do SEO é gerar mais tráfego, ou seja, visitas para o site da sua empresa. Mas não se trata de atrair a atenção de qualquer pessoa. Com boas práticas de SEO, você atrai potenciais consumidores, pessoas realmente interessadas nos seus produtos e serviços.

Como o Search Engine Optimization gera mais tráfego, ele é uma das principais estratégias para ganhar visibilidade na web e divulgar sua empresa para mais pessoas.

Quanto mais gente conhece a sua empresa, maior é a sua reputação. Consequentemente, você tem a oportunidade de desenvolver um relacionamento com essas pessoas e, num futuro próximo, transformá-las em clientes.

Como escolher uma agência que possa realizar o SEO do seu site?

SEO Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas utilizadas para aumentar o número de visitantes de um site de forma orgânica, isto é, sem publicidade.

Essa é uma ótima pergunta! Um dos pontos que você precisa entender é: quem diz fazer SEO, tem que pelo menos fazer o SEO do site agência. Em resumo, se a agência diz que faz SEO e sequer seu site aparece nos resultados de busca, então alguma coisa não está correta!

Então para escolher uma boa agência de SEO, pesquise se ela aparece em sua região como referência! Vamos dar dois pequenos exemplos, em relação ao posicionamento no Google da Agência Carcará:

  • Vamos ver quem está melhor posicionado como a “melhor agência de publicidade de Brasília“?: Confira aqui
  • Vamos agora pesquisar que faz “SEO para sites em Brasília“?: Confira aqui
  • Que tal saber quem faz uma boa “produção de video promocional“?: Confira aqui
  • E para fechar que tal saber “quem faz produção de apresentação de alto impacto em Brasília“?: Confira aqui

Percebeu como é importante conhecer bem a agência? Perceba que é importante sim o “valor cobrado para a gestão de SEO”, mas perceba que o resultado poderá está atrelado a uma agência que tenha experiência real com SEO. E muitas vezes você pode até achar um orçamento baratinho, mas será se o resultado será realmente o que estava esperando? Conheça nosso diferencial de mercado!

Como funciona o SEO?

Para compreender o funcionamento e a importância do SEO no marketing digital, temos que entender o funcionamento dos mecanismos de buscas, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Esses sites (Google, Bing, Yahoo, etc.) leem e registram a maior quantidade de informação possível na internet, criando bancos de dados gigantescos. Imagine uma enorme biblioteca virtual, em que qualquer pessoa que tenha acesso pode entrar e consultar informações. É assim que eles funcionam.

Quando uma pessoa digita uma pesquisa no Google, por exemplo, ele vai buscar em seus registros as melhores respostas a essa consulta. As respostas são classificadas por ordem de relevância, ou seja, as que respondem melhor à pesquisa feita pelo usuário.

Como os mecanismos de buscas determinam o que é mais relevante?

Com base em mais de 200 critérios de classificação. Nesse sentido, a aplicação de técnicas de SEO tem por objetivo atender, da melhor maneira possível, a esses 200 critérios e, consequentemente, posicionar seu site entre os melhores resultados.

Entretanto, é necessário esclarecer que não é o site como um todo que é classificado. Cada página do seu site é um documento, com um endereço (URL) diferente. Por essa razão, temos que trabalhar a otimização para mecanismos de buscas página por página, visando posicionar cada página para uma palavra-chave diferente.

Como analisar o SEO de um site?

Se você já tem um site no ar e deseja verificar se ele está bem otimizado para os mecanismos de buscas, como o Google, é necessário fazer uma auditoria. Para tanto, precisará de profissionais qualificados e ferramentas de análise de SEO.

Durante uma auditoria de SEO, são verificados vários pontos:

  • a arquitetura da informação do site;
  • a presença de links internos e externos, a qualidade deles e também se estão funcionando;
  • as palavras-chave para as quais cada página do site ranqueia e sua relevância para o negócio;
  • a qualidade e a otimização do conteúdo do site;
  • aspectos de segurança, como a presença de protocolos SSL;
  • entre muitos outros.

Como melhorar o SEO do seu site?

Com base na auditoria feita, é criado um plano de ação que visa corrigir os erros identificados e melhorar outros pontos que podem ter melhor performance, como:

  • Modernização do site para tecnologias recentes em relação a data da auditoria (nesse momento seria em outubro de 2020, mas se você ler esse post em 2022 será com certeza com as tecnologias da época em que está lendo isso!)
  • velocidade de carregamento do site;
  • links quebrados;
  • páginas inexistentes;
  • otimização do conteúdo do site.

Esse trabalho depende muito da quantidade de páginas que o site possui. Afinal, quanto mais páginas, mais difícil fica o trabalho de otimização. Por essa razão, é importante pensar no SEO desde a criação do site, começando pela arquitetura da informação e todo o planejamento de conteúdo.

Como fazer o SEO do seu site?

A primeira questão a ser pensada é a arquitetura da informação. Quais páginas principais seu site terá? Que tipo de conteúdo será colocado em cada uma delas? Aqui é fundamental ter em mente que um site com mais de um ano e meio de construção, começa a ficar desatualizado, no quesito tecnologia, arquitetura e distribuição de informação que o Google pode rastrear.

Uma estrutura horizontal, que não exija mais do que dois cliques para que um usuário chegue a qualquer página, é a mais indicada. Não só pela questão da usabilidade do usuário, da facilidade de navegação, mas também para que o Google encontre rapidamente qualquer nova página publicada.

Montada a estrutura inicial, planeje também os títulos e cabeçalhos de páginas. O título é a tag mais importante, que vai dizer aos mecanismos de buscas de que trata a sua página.

Na sequência, vêm os cabeçalhos (H1, H2, H3…). Eles determinam a hierarquia de importância em cada página. São como subtítulos dentro do documento e servem tanto para segmentar o conteúdo da forma adequada como também para determinar tópicos e subtópicos abordados.

Preencha essa estrutura com conteúdo original e útil para os visitantes da página, sem esquecer de inserir as palavras-chave que melhor definem o objetivo dela.

Em uma página “quem somos”, por exemplo, você vai utilizar sua marca como principal palavra-chave, vincular o nome dos fundadores da empresa, bem como outras informações importantes sobre a organização.

Ao longo do conteúdo, faça links para outras páginas do site. Do blog para a home, da home para serviços, de serviços para contato. Essa linkagem interna “amarra” a estrutura do seu site e facilita a descoberta de novas páginas pelos mecanismos de buscas.

Insira CTAs (calls to action) em todas as páginas. Chamadas para a ação ou CTAs indicam para o visitante qual é o próximo passo, para onde ele deve ir. Sendo assim, elas contribuem para manter o internauta por mais tempo navegando pelas suas páginas, um critério chamado de “tempo de permanência”.

Quanto mais tempo as pessoas navegam por um site, mais chances você tem de mostrar o que a sua empresa faz e engajar esse visitante com a sua marca. Além disso, páginas com um tempo de permanência alto são consideradas mais relevantes pelo Google.

A compatibilidade com dispositivos móveis AMP

Desde 2017, o Google vem priorizando nos resultados de buscas orgânicas aqueles sites que estão bem otimizados para dispositivos móveis, ou seja, smartphones.

Enquanto em uma casa ou escritório podemos contar com uma velocidade de internet de 200 GB, no celular esse limite costuma ser de 3 GB, 5 GB no máximo. Isso significa que é preciso ter um site com um carregamento muito mais leve para que ele funcione adequadamente nesses dispositivos.

Pensando em promover uma experiência melhor para os internautas, o Google passou a exigir a compatibilidade com dispositivos móveis como um dos critérios de classificação.

Portanto, se o seu site é antigo e ainda exige que o usuário dê zoom para ler as letrinhas miúdas ou acessar um menu, chegou a hora de fazer um site novo.

Para verificar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis, acesse o PageSpeed Insights e faça o teste.

 

Quais são as principais ferramentas de SEO?

Existe uma infinidade de ferramentas de SEO que podem ajudar a melhorar o posicionamento orgânico do seu site.

Entre as ferramentas gratuitas, temos o Google Analytics e o Search Console, que dão uma visão bastante ampla de toda a interação ocorrida dentro do seu site.

Com elas, você verifica quais páginas são mais visitadas, quais dias da semana há mais visitas, quais são as palavras-chave para as quais seu site está posicionado, entre muitas outras informações.

No planejamento e análise de SEO, temos o SemRush, o Ahrefs, o Screamingfrog e o Keyword Finder. Nesse caso, todas são pagas, porém, trazem uma série de funcionalidades que vão te ajudar a entender como melhorar o SEO do seu site.

 

Quais as vantagens e benefícios de investir em SEO?

Muitas pessoas e empresas se convenceram de que fazer SEO é perda de tempo, já que o Google muda as regras do jogo com frequência. Entretanto, de quê adianta ter um site legal e compartilhar conteúdo relevante nas redes sociais para o seu público se eles não são encontrados?

Nesse sentido, é importante que você conheça todos os benefícios que o SEO pode trazer para o seu negócio. Confira:

Maior credibilidade para a marca

Aplicando as melhores táticas de SEO no seu site, sua marca ganha visibilidade na web. Por conseguinte, mais pessoas conhecem sua empresa e passam a se relacionar com ela. Esse relacionamento se transforma em mais credibilidade e reputação para sua organização.

Melhor experiência para o usuário

Um site bem otimizado oferece uma experiência de navegação mais intuitiva e personalizada, facilitando com que os visitantes encontrem aquilo que buscam.

As ferramentas de pesquisa interna se tornam mais eficazes e estimulam o contato de cada visitante com novos conteúdos, novas páginas e novos produtos e serviços.

Mais leads qualificados

Ao otimizar seu site com palavras-chave que fazem sentido para os seus potenciais clientes, você aumenta as chances de que esses consumidores conheçam sua empresa e venham a se relacionar com ela.

Desse modo, é possível reduzir o tempo perdido com contatos que não têm o perfil de cliente ideal para a sua empresa e concentrar esforços em oportunidades reais de negócios.

Menor custo de marketing

A aplicação de estratégias de SEO permite reduzir em até 60% o orçamento de marketing, se comparado à publicidade online.

Cada vez mais empresas brigam por um espaço publicitário, o que eleva o custo dessa estratégia e inviabiliza sua manutenção no longo prazo.

Com o SEO, todo o investimento feito vai se somando com o tempo e aumentando os resultados conforme sua empresa desenvolve uma boa presença digital.

Em resumo, na publicidade você paga cada vez mais pelo mesmo resultado. No SEO, quanto mais você investe, mais resultados você tem.

 

Gostou de saber o que é SEO e quer aplicar na sua empresa? Entre em contato com a gente!

A Agência Carcará é focada na otimização de sites com SEO em Brasília. Pesquise no Google qual é a melhor agência publicidade em Brasília e surpreenda-se! Por meio de estratégias diferenciadas conseguimos em pouco tempo levar ótimos resultados para nossos clientes! Faça com que o site de sua empresa/marca figure nas primeiras posições dos resultados de busca do Google! Faça SEO em site hoje mesmo.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube