Por que sua empresa precisa desenvolver um aplicativo móvel ou mobile para enfretar a crise de 2017?
Hoje são raros os momentos que não podemos observar alguém utilizando um smartphone ou tablet, seja na rua, restaurantes, bares, festas, etc. Segundo estudos o smartphone é o principal meio de acesso à internet no Brasil e uma parcela dos brasileiros teve seu primeiro acesso através de um smartphone ou outro dispositivo móvel.
E a expectativa é que este número continue crescendo. Seguindo esta linha, o número de empresas lançando aplicativos móveis cresce consideravelmente. Mas antes de começar a desenvolver um aplicativo, alguns pontos precisam ser analisados.
Qual objetivo busca alcançar com o aplicativo?
É importante que o objetivo do aplicativo esteja bem definido. Lançar um aplicativo somente por lançar, pode não trazer os resultados esperados, com baixo número de downloads e pouco engajamento dos clientes. Se a empresa busca propagar a marca é importante que o aplicativo possua um propósito definido e que a utilização traga benefícios ao usuário e o incentive a utilizar e divulgar o mesmo. Em resumo uma fantástica ferramenta de MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA!
Lembrem-se, um app mobile é um Software, não um website. Clique AQUI e saiba quais podem ser os profissionais envolvidos para o desenvolvimento de um projeto de criação de um aplicativo na Agência Carcará. O grau de complexidade do projeto, norteará a quantidade de profissionais da área de tecnologia da informação.
Quais benefícios o aplicativo trará aos clientes?
O aplicativo não deve ser apenas uma reprodução do conteúdo do site, deve trazer um benefício ao cliente. Este benefício pode ser através de conteúdo adicional, solucionar algum eventual problema, sempre melhorando a experiência do usuário. Outro ponto interessante é disponibilizar novas funcionalidades, que se beneficiam de recursos do aparelho, como câmera, ligações, GPS, acelerômetro, enviar notificações e alertas aos clientes. Como exemplo, podemos ter uma loja enviando cupons promocionais a clientes passando pela região ou o aplicativo sendo utilizado como cartões de fidelidade.
O aplicativo é a melhor alternativa? Ou um site responsivo é suficiente?
Um site responsivo possui um design otimizado que se adapta ao dispositivo onde é acessado. Ao invés de criar um aplicativo que apenas reproduz o conteúdo do site, utilizar um layout responsivo é uma boa opção. Desta forma o usuário continua com uma boa experiência na navegação e tem acesso a todo conteúdo. Por exemplo, uma academia que apenas quer disponibilizar informações sobre a mesma, planos e horário de atendimento, pode utilizar o site responsivo. Já se deseja disponibilizar alertas aos usuários, planos de treinos personalizados e outras funcionalidades, o aplicativo trará a melhor experiência ao usuário e tem o investimento justificado.
Muitas empresas lançam aplicativos sem um benefício claro para o usuário e não conseguem um engajamento de seus clientes. Com isto o número de downloads do aplicativo é baixo, os clientes não voltam a utilizar, não retornam ao site de sua empresa e não divulgam o aplicativo ou a marca da empresa. Antes de desenvolver um aplicativo é importante analisar as funcionalidades que estarão disponíveis ao cliente e se estas trazem um benefício claro. Caso contrário, é importante considerar uma melhoria ou desenvolvimento de um site responsivo.