Entrou no ar nesta semana a versão 2.0 do Pip!. O site é uma rede social na qual os usuários trocam receitas de família entre si.
“Antes, as pessoas tinham cadernos de receitas. Hoje, todo mundo vê no Google. Mas, com isso, as receitas de família estão se perdendo”, explicou e Guido Jackson. Ele é fundador e diretor-executivo da startup por trás do Pip!. O site está no ar desde setembro de 2013.
Como funciona
O internauta pode se cadastrar no Pip! com seus dados do Facebook ou informando nome e e-mail e criando uma senha. Depois de criar seu perfil, ele pode usar o Pip! para buscar receitas a partir do nome do prato, hashtags (como #doces e #salgados) ou nome de quem as publicou no site.
Quem usa o Pip! pode também publicar suas próprias receitas e ilustrá-las com uma foto. Porém, o site não conta com suporte para vídeos. “Queremos manter a simplicidade”, explicou Jackson.
100 mil usuários
Com essa fórmula, o Pip! já reúne receitas de mais de 5 mil pratos. Ao todo, o site tem cerca de 100 mil usuários. Segundo Jackson, a maioria tem entre 25 e 54 anos.
O modelo de negócios do site é baseado em publicidade e recursos pagos que podem ser adquiridos por empresas que usam a rede social – como a opção de promover enquetes. Segundo Jackson, a característica de reunir receitas de família e a simplicidade são diferenciais do Pip! em relação a outros sites de receita.
Em março, ele pretende lançar os apps do site para Android e iOS. Com eles, será possível salvar receitas e acessá-las offline. Uma versão para Windows Phone também está nos planos de Jackson para o futuro. Até o fim do ano, ele que quer bater a marca de 1 milhão de usuários no Pip!