Para auxiliar na realidade do novo comportamento de clientes, profissionais de marketing estão recorrendo à Inteligência Artificial (IA) na etapa de criatividade com o intuito de aumentar a produtividade
Segundo o Relatório Futuro das Experiências Digitais de 2023, da Adobe, 44% dos clientes do ANZ (Australia and New Zealand Banking) revelaram que, durante as crises econômicas, as suas expectativas em relação às marcas ficaram maiores. Estes dados elevam a pressão dos profissionais de marketing, principalmente, quando olhamos para a demanda de conteúdo, que tem aumentado muito nos últimos dois anos e, segundo especialistas, daqui mais dois anos, esta demanda deve aumentar, no mínimo, cinco vezes.
Isso acontece porque o conteúdo feito para uma marca, por exemplo, traz enormes experiências digitais e é uma das grandes estratégias para conquistar novos consumidores e dar força para a relação de quem já consome um produto da empresa.
Porém, uma boa coisa para os profissionais de marketing é que os clientes estão preparados para consumir conteúdos produzidos através de IA com a intenção de trazer melhora, mas, claro, tudo deve ser utilizado com bastante cautela.
A marca que investe em novidades, principalmente, em tecnologias para trazer experiências diferenciadas ao seu consumidor, tende a crescer em um longo período.
O que os profissionais de marketing precisam fazer para implementar a IA no dia a dia?
Com o crescimento na demanda de conteúdo, os profissionais de marketing até estão empolgados com a possibilidade de trazer a Inteligência Artificial em mais momentos do seu dia. Ainda, de acordo com o estudo feito pela Adobe, a conclusão foi que oito em cada dez pessoas que trabalham com marketing e experiência do consumidor da ANZ estão esperançosos.
Eles ainda estão otimistas e com a expectativa de que a IA auxiliará no aumento da qualidade do conteúdo e, consequentemente, para 82% dos entrevistados elevará a criatividade. Segundo Katrina Troughton é vice-presidente e diretora administrativa da Adobe Austrália e Nova Zelândia, escreveu no artigo no Marketing Mag, 85% ainda responderam que terão a oportunidade de serem mais assertivos com os consumidores.
Claro que precisamos esperar que esta tecnologia evolua bastante, mas temos visto essa evolução acontecer de forma bem acelerada e, a cada dia que passa, as empresas estão implementando a IA para experimentos em diversos processos.
Com isso, os profissionais de marketing que conseguirem trazer a IA generativa para o seu dia a dia tem grandes chances de acelerar a produção, melhorar a criatividade e até mesmo elevar a produtividade.
Ainda, segundo Troughton, a Adobe tem focado em deixar os seus profissionais de marketing bem à vontade para dividir a sua criatividade e com a ajuda da IA eles podem melhorar ainda mais o seu potencial, trazendo confiança criativa e removendo barreiras. Fora a otimização de tempo que da equipe quando o assunto é criatividade como teste para novas possibilidades.
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