O que o cliente oculto pode fazer poe sua empresa em Brasília? O que é o cliente oculto? Qual a importância para sua empresa na adoção desse tipo de pesquisa de opinião e mercado?
Cliente Oculto, ou cliente misterioso, é o nome dado a um indivíduo contratado por uma empresa para prestar uma espécie de serviço de “espionagem”. É basicamente, uma pessoa anônima que é paga, na maioria das vezes para realizar uma pesquisa de mercado, para utilizar o serviço de uma empresa e depois prestar um relatório detalhado sobre a experiência vivida enquanto se passava por cliente. O cliente oculto paga pelo serviço que testa, assim, como qualquer outro consumidor, e depois é reembolsado pela agência que disponibiliza esse serviço para as empresas. Os pontos analisados vão desde o atendimento até detalhes como pontualidade e higiene do ambiente.
Pesquisa de opinião e mercado em Brasília
Resumindo: o cliente oculto é contratado para testar a qualidade de seu atendimento, quando a empresa deseja aprimorar seus serviços prestados e como consequência aumentar a satisfação de seus clientes. Para isso é necessário uma observação mais detalhada sobre a forma como seus clientes estão sendo atendidos e é aí que entra o cliente oculto. Por isso a importância de uma pesquisa de satisfação do seu cliente.
Curiosidade: “O cliente oculto começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 40 como uma medida para verificar a integridade dos funcionários. Com a criação da internet o uso da ferramenta se difundiu mundialmente, pois os custos baixaram consideravelmente. As ferramentas para as avaliações com clientes ocultos variam entre simples questionários até gravações completas em áudio e vídeo” – Fonte: Site Pesquisa de Mercado.
Quais tipos de estabelecimentos é possível avaliar como um cliente oculto?
Que tipos de serviços podem ser avaliados pelo cliente oculto?
- atendimento dos funcionários (simpatia, presteza, educação etc.);
- conhecimento do produto oferecido;
- empenho para fechar a venda;
- domínio das técnicas de venda e negociação;
- temperatura da comida e bebida;
- limpeza do ambiente de trabalho;
- tamanho da fila de espera;
- demora no atendimento etc.
Qual o objetivo principal de uma empresa contratar um cliente oculto?
O objetivo principal do serviço de cliente oculto está ligado ao desenvolvimento dos profissionais que atuam diretamente com os clientes de uma empresa, auxiliando-os a criar uma melhor postura de trabalho, ampliando seus conhecimentos dos produtos ofertados e das atitudes que proporcionam uma boa experiência de consumo aos clientes, fidelizando-os e fazendo com que retornem sempre que possível.