Entenda as implicações e fragilidade para a comunicação de marcas e empresas com o apagão global do WhatsApp, Facebook e Instagram (no dia 04 de outubro de 2021)! E saiba como não ficar mais refém de canais de terceiros!
WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.
A empresa assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la.
A principal hipótese e que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou “agenda de contatos” responsável por levar os internautas às páginas.
E hoje mais do que nunca está claro que você precisa e deve investir também no site de sua empresa, seja na criação ou modernização da presença online de sua empresa além de investir pesadamente nas métricas de ranqueamento orgânico como SEO e as campanhas pagas no Google Ads.
Que as redes sociais chegaram com tudo e tem um enorme potencial nós já sabemos, mas será que vocês sabem qual a importância das redes sociais e como torná-las fortes aliadas do seu negócio? Se você não souber responder essa pergunta e ainda tá aí pensando, fique calmo, nesse post iremos falar um pouco mais sobre da relação das redes sociais com o site do seu negócio e a importância dessa parceria!
O grande BOOM das redes sociais!
As redes sociais vem crescendo abruptamente e é claro que isso não é algo que podemos ignorar, com mais de 3 bilhões de usuários ativos divididos entre as opções do mercado, não se pode ignorar o poder e força dessas ferramentas.
Concorrência investindo pesado:
É óbvio que os seus concorrentes estão investindo pesado em redes sociais, sabe o que isso significa? SIM, significa que você precisa investir nas redes sociais para não ficar para trás, o importante é fazer de forma planejada! Não faça mais do mesmo, se planeje, trace uma estratégia inteligente e com metas realistas. O usuário precisa de diferenciais, precisa se conectar a você por alguma característica só sua.
Mas como asssim?
Se você analisar, irá perceber que a concorrência nas redes sociais está cada vez maior, isso é consequência justamente do que falamos acima: número crescente de usuários + negócios/empresas investindo. Pense comigo, as redes sociais não são o destino final do seu potencial cliente, então porque investir tão pesado em redes sociais e não guia-lo ao ambiente que realmente importa?
Os números que citamos anteriormente não mentem, eles mostram que existe um mundo virtual imenso a sua espera e que existe grande oportunidade de se conectar ao seu potencial cliente, porém é importantíssimo levar em consideração o motivo para todo o trabalho de marca nas redes sociais, depois de engajar o seu potencial cliente, o que você vai fazer? Como você vai torna-lo um cliente real? Você precisará investir no destino final do seu potencial cliente.
Você PRECISA de um site para sua empresa!
Tenha as redes sociais como aliadas, como meios de engajar seu público, interagir, ser visto e lembrado, só não cometa o erro em hipótese alguma não finalizar todo o seu trabalho, de usar redes sociais como fins e não como meios. Seu negócio precisa se diferenciar dos demais, ninguém quer mais do mesmo, então lembre-se, você PRECISA ter um site! Você precisa de um espaço só seu, onde a experiência do seu usuário será planejada e pensada dentro das suas necessidades.
As pessoas buscam por negócios diferenciados, atendimento personalizado, as pessoas buscam por proximidade, por aquela experiência única que as vai cativar e gerar identificação, buscam para soluções especiais para seus problemas e seu site será a “casa” da sua empresa na internet, onde você poderá oferecer tudo isso.
É como se após ver um anúncio no jornal, seu potencial cliente fosse até sua loja física/escritório para fechar negócio, assim são as redes sociais (o jornal) e o seu site (sua loja/escritório). Apesar dos seus posts nas redes sociais, é o seu site o canal perfeito para fidelizar e fechar vendas, por isso a importância de dedicar a sua estratégia de redes sociais a direcionar os seus potenciais clientes para o seu site.
Nas redes sociais o usuário tem acesso a centenas, milhares de negócios, no seu site, o assunto é o seu, ele vai consumir somente o seu conteúdo e da forma que você determinar, no seu site o poder está em suas mãos!
Então agora você já sabe, não fique marcando bobeira, invista nas redes sociais, mas tenha um site pra chamar de seu. O WhatsApp, Instagram, Facebook e outros, podem cair (como ocorreu no dia 04 de outubro de 2021), serem bloqueados e até descontinuados, podem mudar suas regras e impossibilitar o seu trabalho, mas o seu site continua sempre lá e o melhor de tudo, ele é SÓ SEU!