Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

Anvisa suspende a publicidade de 21 produtos detox no Brasil

Homeagencia de publicidade em brasiliaAnvisa suspende a publicidade de 21 produtos detox no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a publicidade de 21 produtos detox vendidos em pó. Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”. A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como detox, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e Healwheel Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a publicidade de 21 produtos detox vendidos em pó.

Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”. A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como detox, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e Healwheel Brasil.

Entre as informações publicitárias veiculadas estão mensagens que alegam efeitos emagrecedores e de redução de celulites, flacidez, rugas e estrias. Aos produtos também eram atribuídas funções de prolongamento do bronzeamento, fortalecimento de músculos e ações anti-inflamatórias, além de auxiliar na fixação do cálcio dos ossos, funções que, de acordo com a agência, configuram publicidade irregular.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a publicidade de 21 produtos detox vendidos em pó.  Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”. A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como detox, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e Healwheel Brasil.

O chefe do Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas, Márcio Mancini, concorda com a medida por entender que os produtos vendem apenas ilusão. “O termo detox em si é uma propaganda enganosa porque não há nada de detox. O indivíduo que achar que o uso prolongado desses produtos pode causar benefícios pode ficar com desnutrição”, analisa.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia lembra que algumas fórmulas detox, se consumidas em excesso, podem causar danos ao fígado. Raymundo Paraná explica ao repórter Anderson Costa que os produtos não possuem comprovação de que desintoxicam o organismo. “O que se pode dizer é que essa ideia é falsa, mas existem algumas dietas que trazem a ideia em si de que o individuo precisa fazer reeducação alimentar”, lembra.

Em nota, a empresa Sanavita afirmou que segue todos os padrões exigidos pela Anvisa e a divulgação considerada irregular dos sucos detox já havia sido retirada do site mesmo antes dessa solicitação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a publicidade de 21 produtos detox vendidos em pó.  Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”. A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como detox, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e Healwheel Brasil.

O Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados estabelece que não devem constar nos rótulos a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas. Essas restrições se estendem aos textos e matérias de propaganda de alimentos qualquer que seja o veículo utilizado para sua divulgação.

A lista dos produtos que tiveram a publicidade suspensa são:

 

Empresa Produtos
Sanavita Indústria e Comércio de Alimentos Funcionais Ltda. DETOX VERÃO
DETOX GREEN
DETOX GOJI
DETOX RED
Speed Nutri Distribuidora de Medicamentos e Produtos Naturais Ltda. ME DETOX TOTAL ORIGINAL,
DETOX TOTAL FRUTAS NEGRAS
DETOX TOTAL  LIMÃO
Healwheel Brasil Comércio de Suplementos Alimentares Ltda. DETOX SLIM
Shopping da Saúde SDS DETOX
NUTRIGOLD DO BRASIL SUPLEMENTOS ALIMENTICIOS LTDA – EPP DETOX REDUCTION SHAKE
DETOX PLATINUM – DESINTOXICANTE BIOLÓGICO
DETOX MATCHA SHAKE
DETOX GOJI SHAKE
DETOX BRONZE DE VERÃO
SMART LIFE DETOX SHOT
DETOX CAPS – CLEAR & REPAIR
DETOX NO HANGOVER
Laboratório Tiaraju Alimentos e Cosmeticos Ltda DETOX SOFTCAPS
Vila Ervas e Alimentos Comercial Ltda – ME DETOX VERDE
DETOX SUN
DETOX CLEAN

“O mais importante para uma empresa nessa situação é o de ter uma política de comunicação para com os consumidores. Nenhuma dos links visitados tinham nenhuma nota a declarar sobre o assunto! E o pior de tudo é que algumas inclusive tiraram do ar o conteúdo relacionado aos produtos citados pela ANVISA. Lamentável ver que essas e outras empresas pensam apenas em comercializar seus produtos, e esquecem que hoje os valores de uma marca são muito mais importantes! Aos poucos a publicidade sem conhecimento de causa está com seus dias contados! A publicidade não existe apenas para vender, ela existe para apresentar e resguardar uma marca também!!!!” Alexandre Augusto

Fonte: ANVISA

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.