O que é Gestão no consultório ou clínica de odontologia ou médico, e a importância do marketing e publicidade para o cirurgião-dentista e o médico. Já pensou em fazer um Curso de Gestão para seu consultório?
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Antes que você fique “P” da vida a Agência Carcará não realiza curso de gestão de consultórios (ainda), mas estou publicando esse texto por hoje ser dono da agência, ex gestor público e de equipe de sistemas da Previdência Social, e perceber a importância de se ter conhecimento sobre gestão de uma empresa ou equipe! Cuidar da empresa vai muito além de ser bom no que faz (seja você dentista, médico, arquiteto, engenheiro), é necessário saber lidar com tudo e com isso colher frutos!
Conheça nosso diferencial como Agência de Publicidade, Propaganda e Comunicação
Ouve-se muito sobre o problema do cirurgião-dentista ou médico não cuidar do “marketing” do seu consultório. O fato é que esse problema não é apenas restrito a essas duas carreiras. Está espalhado por todas as categorias profissionais, como advogados, engenheiros, nutricionistas, etc..
Porém, antes de cuidar do “marketing” do seu consultório, é preciso entender o que ele é. Fazer marketing não é fazer propaganda, é olhar para o mercado. É preciso descobrir o que ele está pedindo, necessitando; preparar-se para atendê-lo – pessoas e processos; atendê-lo efetivamente, respeitando prazos, atendendo no horário marcado. Mais que isso, é preciso classificar os seus clientes por nível de relacionamento e, sendo assim, relacionar-se com cada um dentro do que ele merece e espera. Fomentando esse relacionamento, ele passa a ser um instrumento de divulgação de seu trabalho.
Porém, apenas fazer não adianta. É preciso provar que faz, é necessário criar mecanismos que venham auxiliar no cadastro e controle de tudo o que ocorre em sua clínica. Ter dados, relatórios, não significa nada se você, dirigente de sua “empresa”, não souber o que fazer com eles. Gestão, também, pressupõe saber tomar decisões baseado em informações. Para isso, é bom saber que dados, relatórios, internet, livros, não contêm informações. Eles contêm representações gráficas de conhecimentos de outras pessoas. Informação é algo que informa. É i que entra na jogada o gestor da clínica para unificar todos esses dados e com isso montar o mapa de atuação da clínica.
Alguns dados são fundamentais para a gestão do consultório de odontologia ou médico:
- Você sabe qual é o tempo médio de atraso de suas consultas?
- Qual é o pico de atraso?
- Você tem condições (ou vontade) de intervir e diminuir esses atrasos?
- Qual é o índice de eficácia de fechamento de orçamentos com clientes novos?
- E com clientes antigos?
- O que você pode fazer para melhorar esse índice?
- Qual é o índice de consultas marcadas através de telefonemas de possíveis clientes?
- Qual o índice de retorno de suas campanhas publicitárias?
- Qual o custo da campanha por retorno?
- Você tem descrito qual é o perfil de seu cliente?
- Você mede a satisfação de seu cliente?
- O preço está condizente com o produto que você entrega (na cabeça do cliente e não na sua)?
- Como está o seu fluxo de caixa?
- Qual o índice de inadimplência?
- Qual a estratégia para diminuí-la?
- Como é o clima de trabalho entre os seus colaboradores?
Todas essas perguntas, e muitas outras, são de extrema importância para que você possa gerir seu consultório. Procure em sua cidade por um curso de gestão para clínicas e garanta maior rentabilidade para sua empresa!
O Marketing Digital em complemento a Gestão do seu Consultório Odontológico ou Médico
Agora que você possui todas as informações e está realizando a gestão de sua clínica está na hora de aplicar isso por meio da publicidade com ajuda do marketing digital odontológico e o marketing digital na medicina.
Os investimentos em marketing online na odontologia e medicina deixaram de ser exclusividade das grandes clínicas e foram descobertos por pequenos e médios consultórios. Ganhar bem é fundamental, mas para que isso ocorra para uma clínica odontológica ou médica é necessário perceber que atendendo um nicho específico de clientes, pode garantir ganhos mais expressivos. Cortar alguns convênios que nunca aprovam recomendações de atendimento e também focar nos clientes mais dinâmicos e que sabiam bem o que querem como resultado. Isso pode ser uma mudança de paradigma e também um grande diferencial para empresários, cirurgiões-dentistas e médicos em Brasília.