A televisão (TV) ainda é um ótimo meio para divulgar sua empresa. Saiba como anunciar, em Brasília, um vídeo de sua empresa na televisão e fortaleça o branding.
Então você quer anunciar no mundo mágico da televisão, certo? É bom saber, para começar, que existem vários mitos a respeito do assunto. Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso investir uma pequena fortuna. Um anúncio de 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional custa por volta de meio milhão de reais, mas você não precisa ir por esse caminho nem essa é, necessariamente, a melhor estratégia. Quer saber mais? Então confira agora nosso passo a passo para anunciar na TV.
Como contratar propaganda na TV
Primeiramente você precisa ter seu vídeo institucional pronto, caso contrário será necessário a criação e produção do vídeo, para que somente depois essa propaganda seja vinculada na emissora de sua escolha. Nesse caso, o primeiro passo é discutir com a agência de publicidade as melhores opções para atingir o público-alvo, qual horário ideal de veiculação e formato adequado para a campanha. Pode ser interessante fazer um levantamento prévio de custos na grade de TV para ter uma noção quanto à viabilidade do projeto, o que será cotado diretamente com as emissoras.
Dicas para escolher o melhor horário na grade
Entenda que nem sempre o horário nobre é a melhor opção. Dê preferência para programas que tenham o perfil específico que você quer atingir, para maximizar os resultados. Propagandas para públicos difusos também geram resultados difusos.
As cotações variam muito se a veiculação for local, regional ou nacional. E fique atento, ao contratar o horário no canal de televisão, em geral vale mais a pena você contratar várias veiculações locais simultâneas do que uma regional, pois o seu poder de negociação é maior.
Como sei se deu certo a campanha na TV?
O que é o sucesso? Você nunca vai saber se não tratar de medi-lo. Antes de definir o orçamento da campanha para a TV, você precisa saber o que espera dela — como aumentar as vendas em 20%, por exemplo. Só assim você poderá saber, no fim das contas, se ela funcionou.
Também é uma boa pedida publicar o mesmo anúncio em outras mídias, como no Facebook, no YouTube e no site da sua empresa. Essas mídias contam com várias ferramentas, tanto gratuitas quanto pagas, para aumentar o sucesso de sua campanha de TV.
Além dos anúncios digitais propriamente ditos, as campanhas on-line também oferecem boa plataforma de estatísticas e métricas para conhecer melhor o perfil do público que está assistindo. Consulte a sua produtora de vídeos quanto às melhores oportunidades de marketing digital através do vídeo.
Tipos de vídeos que podem ser produzidos para órgãos públicos
Para auxiliar os projetos de comunicação, bem como os de qualidade da gestão publica, alguns tipos de vídeos são fundamentais para inserções, seja nas redes sociais ou mesmo em outros veículos de comunicação, onde cada um pode trazer uma particularidade ou facilidade de compreensão da temática que está sendo abordada, como:
- Vídeos institucionais
- Vídeos promocionais
- Vídeos documentários
- Vídeos depoimentos
- Vídeos em whiteboard
- Vídeos educativos
- Vídeos de depoimento
- Vídeos em animações 2D
- Entre tantos outros que podem ser criados.