Agora que você já criou o vídeo institucional de sua empresa em Brasília vem aquela dúvida: Como divulgá-lo e com isso fazer com que sua marca seja vista por um grande número de potenciais clientes.
Divulgar produtos e serviços por meio de vídeos é uma excelente escolha para empresas de qualquer porte. Nesse formato, a repercussão e o potencial de compartilhamentos em redes sociais é muito maior do que textos e anúncios tradicionais, por exemplo.
Contudo, além de entregar ao seu cliente um produto de qualidade, é preciso conhecer e planejar com cautela os meios nos quais o vídeo será divulgado. As opções para isso ultrapassam os limites da televisão e ganham, em muitos casos, mais visibilidade na internet. Para te ajudar a entender qual a melhor forma de divulgar o seu vídeo, listamos algumas abaixo. Confira:
1. A TV o mais efetico meio de divulgar sua marca
Foi o primeiro meio eletrônico de reprodução de imagens a possibilitar a propaganda comercial para o grande público. Desde o surgimento da internet, porém, vem gradativamente perdendo espaço. A explicação para isso é justificada, por um lado, pelos grandes valores cobrados pelas emissoras para veiculação das propagandas, e, por outro, pela ascensão de uma sociedade com um volume maior de empresas pequenas e médias na economia.
Contudo, ainda é um canal muito utilizado por empresas médias e grandes, e em alguns casos (no interior, por exemplo) até por empresas pequenas, pois é capaz de alcançar um volume grande de clientes de uma só vez, muitos dos quais não acessam a internet.
2. Youtube: alcance lugares que jamais imaginou!
O Youtube é o site de compartilhamento de vídeos mais famoso do mundo. Exatamente por isso, ele modificou a maneira de usar a internet, além de ser imprescindível para qualquer estratégia de marketing digital, por sua abrangência. Pelo Youtube, um vídeo pode ser visto por milhões de pessoas ao mesmo tempo!
Além disso, é possível criar um canal para divulgar vídeos com periodicidade e aumentar a quantidade de consumidores que conhecem sua marca e se engajam com ela. Se você oferecer conteúdo de qualidade e que tenha relevância, as chances de alcançar boas médias de interação – curtidas, comentários e compartilhamentos – com o seu público é muito maior.
Uma dica valiosa é a utilização de palavras-chave pois, assim como os links patrocinados do Google, os vídeos do Youtube aparecem em melhor posição conforme um ranking que considera aspectos como qualidade, relevância, palavras-chave, etc.
3. O seu site precisa receber seus vídeos sem nenhuma dúvida
Não deixe de utilizar o seu próprio site para divulgar os seus vídeos. Nesses casos, você poderá hospedar o vídeo em seu servidor ou, preferencialmente, em alguma plataforma web, como o próprio Youtube ou Vimeo.
Se a sua estratégia passa pelo Youtube, use-o para exibir o vídeo na página do seu site. Por outro lado, se não for ter uma divulgação através do Youtube, a melhor opção será o Vimeo. Isso porque o alcance do Vimeo é menor, ou seja, o foco não será alguém te encontrar aleatoriamente pela internet, porém apresenta maior possibilidade de formatação do player e opções de divulgação. Na opção paga, por um valor acessível, você pode escolher como será o player, pode tirar a logomarca do Vimeo, escolher sites específicos nos quais ele poderá ser usado, pode proteger vídeos com senha, e muitas outras opções. Além, é claro, de uma qualidade de reprodução em si superior.
4. Use o poder das redes sociais
Quando o seu vídeo estiver pronto, publicado e hospedado, não se esqueça de divulgá-lo nas redes sociais. Para isso, use a fanpage do Facebook e, se preciso, faça um post pago para promover aquela publicação.
Lembre-se também do aumento do uso dos smartphones e tablets nos últimos anos. Por isso, divulgar um vídeo por meio de aplicativos restritos a gadgets é uma boa opção. O Instragram, por exemplo, é o aplicativo do segmento mais popular no mundo e permite publicação de vídeos de até 15 segundos. Use essa rede social para mostrar um pedacinho ou um teaser do vídeo publicado no Facebook, direcione o seu consumidor para lá e retenha-o! Uma excelente aposta é divulgar vídeos de making off, por exemplo.
Da mesma forma, a empresa pertencente ao Twitter, Vine, é focada em aparelhos móveis e permite a publicação de vídeos de até seis segundos. Se o seu segmento precisa de maior engajamento do público, essa é a plataforma de publicação ideal para seus vídeos. Lembre-se, contudo, da restrição da qualidade do vídeo e da duração também.
O LinkedIn também é uma excelente plataforma de comunicação para as empresas. Seu caráter multimídia – permite o compartilhamento de imagens, vídeos, apresentações, ebooks, webinars, entre outros formatos – torna a rede social um canal poderoso de divulgação. Aproveite que a rede é a atual ferramenta mais usada pelas empresas e, se o seu negócio é B2B, principalmente, invista no LinkedIn. para divulgar os seus vídeos e ter excelentes resultados!
Tipos de vídeos que podem ser produzidos para órgãos públicos
Para auxiliar os projetos de comunicação, bem como os de qualidade da gestão publica, alguns tipos de vídeos são fundamentais para inserções, seja nas redes sociais ou mesmo em outros veículos de comunicação, onde cada um pode trazer uma particularidade ou facilidade de compreensão da temática que está sendo abordada, como:
- Vídeos institucionais
- Vídeos promocionais
- Vídeos documentários
- Vídeos depoimentos
- Vídeos em whiteboard
- Vídeos educativos
- Vídeos de depoimento
- Vídeos em animações 2D
- Entre tantos outros que podem ser criados.
Gostou de nossas dicas?
Aproveite nossas dicas e divulgue seus vídeos com sucesso. Conte com uma agência de publicidade especializada, que lhe ofereça o serviço completo, desde o planejamento até a divulgação do seu vídeo. Se ainda tiver dúvidas entre em contato que nós o ajudaremos.