25 de Outubro Dia do Dentista Brasileiro é o momento de parar e refletir: empreender e gestão de clínicas são os novos desafios do profissional competitivo para superar as crises nas clínicas odontológicas.
Como especialista em tecnologia e tendências vamos analisar as mudanças no mercado e na profissão, e verificar como o avanço da tecnologia modifica os paradigmas da Odontologia.
A Odontologia é uma das profissões que mais recebeu aporte tecnológico nos últimos 50 anos, dentre eles a regulamentação do Conselho Federal de Odontologia – CFO, nos anos 1960, foi importante para a estabilização da profissão e o desenvolvimento de materiais e técnicas. (O marketing digital na odontologia pode sim lhe auxiliar na busca de resultados importantes).
Se antes a profissão era limitada à extração dos dentes com problemas, hoje as técnicas restauradoras e a evolução de sistemas adesivos e implantes biocompatíveis permitem condições que antes eram impossíveis. O avanço tecnológico também atinge a estética bucal, com porcelanas que trouxeram até mesmo um olhar artístico, tornando assim o Brasil como uma das maiores potências odontológicas. (Um site deve ser uma poderosa ferramenta para um dentista em sua clínica odontológica).
Conheça nosso diferencial como Agência de Publicidade, Propaganda e Comunicação
Somente no Brasil, existem aproximadamente, 219 mil dentistas, representando 19% dos dentistas do mundo todo. Onde 59% deles estão concentrados na região Sudeste, 33% em São Paulo e em Minas Gerais e Rio de Janeiro cada um têm, aproximadamente, 12% dos dentistas, segundo o CFO. Em terceiro lugar vem o Distrito Federal. (Como criar uma marca de sucesso para uma clínica odontológica).
Produção de Imagens e Vídeos
A Agência Carcará concilia a publicidade e comunicação empresarial, utilizando-se da Fotografia e Vídeos, para exercer um poder de sedução sobre seus clientes. Veremos aqui alguns serviços que uma empresa ou marca pode utilizar como arma de sedução, sendo capaz de criar o mundo perfeito, para que o consumidor venha adquirir o que está sendo anunciado.
Gestão e Empreendedorismo
Dois desafios se colocam diante da Odontologia: Um deles é democratizar o acesso às técnicas e procedimentos mais avançados dos tratamentos. Ainda existem milhões de crianças sem acesso à saúde bucal, e também adultos e idosos com função mastigatória, estética e funcional limitadas por perdas dentais. Existem milhares de dentistas especialistas em Saúde Coletiva, trabalhando e pensando em formas de superar essa realidade. O dentista reconhece que há melhorias nos indicadores, mas reafirma que a Odontologia precisa superar barreiras burocráticas do poder público para ser mais eficaz com os menos favorecidos. (As redes sociais fazem parte de uma estratégia de branding necessárias hoje para a grande maioria das clínicas odontológicas).
Os profissionais devem ter uma atitude mais empreendedora, de forma a gerir suas clínicas e consultórios de maneira sustentável. O dentista que sabe gerir seu negócio com uma estratégia de marketing ética e eficiente ainda é incomum no Brasil, já que esta atitude não é fomentada na maioria dos cursos superiores. A aplicação dos conhecimentos de gestão resulta em aumentos de 50% de faturamento para as clínicas especializadas. Além das técnicas e habilidades de tratamento, é necessário que o dentista saiba realizar de forma eficiente o atendimento exigido pelo cliente pagante, comunicar os procedimentos de forma vendedora, entre outras características. (Já pensou em realizar um curso em Gestão de Clínicas Odontológicas?).