Fale conosco | (61) 3550-5559

Ferrari pede R$ 50 mil a pequeno salão de beleza no DF indenização

HomeAgência de Marketing Digital BrasíliaFerrari pede R$ 50 mil a pequeno salão de beleza no DF indenização

Gigante da indústria automobilística se incomodou com uso do nome Ferrari por um cabeleireiro do DF e pede danos morais no valor de R$50 mil

Após notificar o salão de beleza Ferrari Cabeleireiros Unissex, localizado no Paranoá, no Distrito Federal, a empresa italiana bilionária fabricante de carros esportivos de luxo, a Ferrari, pediu ressarcimento no valor de R$ 50 mil ao microempreendedor Sebastião Dias, de 46 anos, pelo uso não permitido do nome fantasia.

A notificação enviada a Sebastião foi escrita pelo escritório de advocacia Ariboni, Fabbri & Schimidt, que representa a multinacional no Brasil, e pedia a troca da marca no comércio, bem como dos nomes empresarial e fantasia, inclusive em materiais de propaganda e páginas da internet.

O texto solicitou ainda que o pequeno comerciante do DF providenciasse “o ressarcimento da notificante [a Ferrari] pelos danos morais no valor de R$ 50 mil e danos morais a serem calculados, bem como honorários advocatícios, pelo uso indevido da marca em tela, fixados apenas para fim de resolução amigável no valor de R$ 10 mil”.

A receita da montadora italiana entre janeiro e março de 2022 chegou a 1,18 bilhão de euros em 2022, segundo o jornal Valor Econômico. Apesar do porte gigantesco, os advogados afirmaram que “o consumidor, ao deparar-se com suas redes sociais, produtos e material publicitário, será induzido ao erro e pensará tratar-se de empresa licenciada, autorizada, franqueada ou credenciada da notificante”.

O documento é assinado pelos representantes Maurício Ariboni e Tabatha Alves. Os advogados afirmaram que o uso do nome Ferrari por parte do cabeleireiro representa “inegável má-fé” do microempreendedor.

Responsividade do empresário em relação a denúncia!

Sebastião Dias afirmou não ter agido de má-fé. Segundo o homem, o nome do local já existia e era muito popular quando foi adquirido por ele. Dessa forma, Dias optou por não modificá-lo.

O comerciante afirmou ainda ter se apressado para realizar todas as modificações exigidas pelos advogados da Ferrari. Na impossibilidade financeira de trocar a fachada da loja, no entanto, colocou uma faixa para avisar aos passantes que o nome seria modificado.

Quando achou que tudo estava resolvido, recebeu outra notificação. “Esqueci de tirar [a logo antiga] da minha página do Facebook. Quando foi sexta-feira, mandaram para advogada que precisava trocar no prazo de 72 horas”, lembrou o brasiliense.

“Sou um empresário pequeno, um pingo d’água no meio do mar para eles”, disse o homem, abalado. “ [A abordagem] mexeu com o meu emocional, com a minha estrutura. Inicialmente, não estava dormindo direito e fiquei com crise de ansiedade. Foi uma das coisas mais constrangedoras que passei na minha vida. Eu poderia ser preso por ser um trabalhador”, lamentou o cabeleireiro.

A importância do branding para uma empresa no campo da Comunicação Estratégica

Isso é um alerta!

Como agência de publicidade, sempre orientamos nossos clientes a terem cuidado com o uso de nome ou símbolos que já fazem parte de outra empresa! E mais do que nunca agora, não importa se ela está no Brasil ou não! Ela tem todo o direito de recorrer pelo uso indevido de sua marca em outra empresa, não importa o tamanho dela!

Muitas vezes até o uso de uma cor em conjunto com algum elemento pode ser suficiente para apropriação indevida de uma marca!

Então é necessário tomar muito cuidado na hora de escolher o futuro nome de sua empresa, bem como os elementos que vão compor (símbolos, cores e tipografia).

No caso de dúvida sempre procure uma agência de publicidade que possa te auxiliar a identificar a melhor solução para sua empresa!

Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube