Confira como a Influências de fatores externos podem mudar o andamento em projetos de comunicação, publicidade e propaganda.
Durante o curso de Comunicação Social com certeza muitos publicitários escutaram isso: “Tomem cuidado com as influências externas em seus projetos, os stakeholders precisam ser mapeados, dando inclusive margem para correções ou mudanças”.
E foi justamente o que aconteceu no nosso projeto com a modernização da marca do Sistema Nacional do Emprego – SINE do “agora” Ministério do Trabalho. Esse projeto passou pelas seguintes mudanças no Governo Federal:
- O projeto teve seu início em 2015 com o Ministério do Trabalho e Emprego;
- Na metade do projeto, tivemos uma mudança de pastas com a junção de dois ministérios, o projeto então passou a ser tocado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social;
- E com a saída do Governo Dilma, agora nossas tratativas estão com o Ministério do Trabalho.
E sim! Essas mudanças impactaram os prazos de entrega, pelo motivo das mudanças da identidade visual durante o projeto. E hoje estamos realizando modificações nas seguintes peças já produzidas:
- Nos 6 vídeos institucionais produzidos para o SINE;
- Manual de identidade visual;
- Manual de aplicação arquitetônica da marca e
- Diagramação de manuais de gestores a atendentes para os postos de atendimento do SINE.
Com esse cenário podemos entender a real importância de um planejamento em qualquer projeto de comunicação estratégica. Conheça como tudo começou com a Modernização da Marca do SINE.