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Jovens renovam pizzaria tradicional e multiplicam faturamento por seis

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Jovens renovam pizzaria tradicional investindo em rebranding e reformulação do cardápio, além de caprichar nas ações nas redes sociais, atraindo novo público.

Os amigos Marcos Paulo e Daniel Lucco tinham a vontade de empreender juntos. Tentaram quatro vezes, sem sucesso, até que encontraram uma tradicional pizzaria que parecia ter parado no tempo. Em menos de um ano, eles transformaram o negócio e multiplicaram o faturamento anual — de R$ 480 mil para R$ 3 milhões —, investindo em rebranding e reformulação do cardápio, além de caprichar nas ações nas redes sociais, atraindo novo público. “A Prima Donna fez um mestrado na Itália e virou a La Braciera”, brinca Paulo.


Daniel Lucco e Marcos Paulo ao lado do sócio investidor Guilherme Paim (Foto: Divulgação)

Durante a pandemia, eles focaram os esforços em encontrar uma pizzaria — a família de Lucco era proprietária de uma loja tradicional de bairro em São Paulo. Com a ajuda de um intermediador especializado em estabelecimentos para venda, conheceram a Prima Donna, localizada em Higienópolis, na região central da capital paulista. “Foi a primeira que visitamos. Tínhamos o feeling de que tudo ia voltar ao normal, ainda nem tinha vacina no Brasil. Tomamos coragem e assumimos o risco”, relembra Lucco.

Uma vez que assinaram o contrato, no primeiro semestre de 2021, os sócios decidiram apostar em um conceito diferente do oferecido até então no estabelecimento e focas nas pizzas napolitanas. Paulo conta que entrou em contato com chefs italianos e buscou especializações para reproduzir a receita original, reconhecida como Patrimônio da Unesco, surgida por volta de 1700 e servida como refeição para os trabalhadores da região de Nápoles.

As pizzas do tipo napolitano têm as bordas mais altas e aeradas, com a massa fina e elástica. “Temos de seguir uma série de regras sobre a farinha, a fermentação, a forma de abrir a massa na mão, sem rolo, são vários detalhes”, explica Paulo. A massa da La Braciera leva apenas quatro ingredientes: farinha italiana, fermento natural, água e sal. Depois de fermentar por 72 horas, é levada ao forno a lenha.


Entre as pizzas doces, a La Braciera oferece uma versão recheada com chocolate ao leite da Lindt e pedaços do Brownie do Luiz (Foto: Divulgação)

A Prima Donna funcionava havia 18 anos, servindo pizzas de massa fina e recheios padrão. Como pagamento, só aceitava dinheiro e cheque. Não estava presente em aplicativos de entrega, realizando delivery apenas via telefone. “Fizemos o trabalho de base inteiro, investindo em maquinário novo, em estruturação da cozinha”, conta Paulo. A dupla também focou na mudança do sistema, digitalizando os processos e facilitando o entendimento dos clientes e dos pedidos. “Criamos aplicativo próprio, entramos no iFood, fizemos ações nas redes sociais”, explica Lucco.

O investimento total na modernização da pizzaria foi de R$ 400 mil, graças ao aporte de dois sócios investidores, Guilherme Paim e Gustavo Brunello. “Temos uma gestão jovem e vemos a mudança de público acontecendo, com novos clientes passando a frequentar, sem deixar os mais antigos de lado. Mantemos a pizzaria tradicional, mas em versão evoluída”, diz Paulo.

O cardápio também ganhou cara nova, e o desejo dos sócios é atrair a clientela pelas opções que fogem do comum. Um dos carros-chefe é a entrada de calzone de burrata, com pesto de tomate seco e azeite trufado. Os destaques são as pizzas mais incrementadas, como a Prima di Napoli, que leva queijo stracciatella, presunto parma e raspas de limão siciliano. Entre as versões doces, pizzas com chocolate Lindt e Brownie do Luiz. “Queremos produtos autorais, com personalidade, ainda que a inspiração venha da Itália. Esta pizza não é barata, mas, trazendo um diferencial, podemos justificar o preço”, aponta Lucco.


Um dos carros-chefes da La Braciera é o calzone de burrata, servido com pesto de tomate seco e azeite trufado (Foto: Divulgação)

Quando a dupla comprou a pizzaria, o faturamento mensal da Prima Donna era de R$ 40 mil. A meta era faturar até R$ 100 mil em dezembro de 2021, para superar com folga os números anteriores. Alcançaram os R$ 400 mil. A La Braciera encerrou 2021 com faturamento anual de R$ 3 milhões.

O sucesso meteórico levou os sócios a abrirem mais uma unidade, em agosto de 2021, em Santana, na zona norte, e uma dark kitchen no Anália Franco, na zona leste, como forma de conhecer a região antes de investir na abertura de um ponto físico. Atualmente, as vendas são divididas entre 70% delivery e 30% salão tradicional. “Fizemos a aposta em Santana, foi uma prova de fogo. Queríamos saber se na loja original estávamos lotando pela tradição ou por nosso marketing digital”, afirma Luco. Segundo os empreendedores, a unidade também está apresentando fila de espera.

Para este ano, a dupla já está em processo de captação de investimento para duas novas unidades, em modelos mais exclusivos, menores, para controlar melhor a experiência do público — um ponto físico no Anália Franco e outro na região de Pinheiros. O objetivo é ultrapassar o faturamento de R$ 1 milhão por mês.

Fonte: Revista PEGN

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