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Tráfego pago para oficina mecânica e estética automotiva

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Já pensou que o Marketing Digital para oficina mecânica e estética automotiva pode ser a solução para auxiliar na captação de novos clientes nas redes sociais e na internet

Já pensou que o tráfego pago para oficina mecânica e estética automotiva pode ser a solução para auxiliar na captação de novos clientes nas redes sociais e na internet

Se fizer uma pesquisa com seus clientes, você provavelmente vai descobrir que a maioria tem um hábito em comum: a busca por serviços e por produtos na internet. E essa realidade não é diferente com relação a oficinas mecânicas, viu? Sendo assim, você já pensou em ter redes sociais para a sua oficina mecânica?

Usar o marketing digital (em especial as redes sociais) a favor da oficina mecânica é uma ação que deve ser levada muito a sério por quem deseja não só atrair novos clientes como fidelizar aqueles que já recorrem a seus serviços. Para isso, porém, é preciso mais que simplesmente criar uma página no Facebook usando uma foto da fachada e esperar que as pessoas comecem a procurar o negócio por conta disso, ok?

Quer entender melhor como usar o marketing digital e as redes sociais para melhorar o desempenho da sua empresa? Pois este nosso guia vai ajudá-lo a lidar com questões básicas, como a criação em si das redes sociais para oficina mecânica, até pontos mais complexos. Entre eles, a análise do público-alvo e a importância de uma identidade visual bem construída. Acompanhe!

Por que apostar no tráfego pago?

Como você deve se lembrar, há até bem pouco tempo, grande parte das pessoas só buscava a ajuda de um mecânico quando já tinha algum problema no veículo. Mas esse cenário mudou. Atualmente, os motoristas estão muito mais cuidadosos com seus carros, procurando manter o calendário de manutenções preventivas sempre em dia.

Você também deve ter percebido, porém, que houve um movimento das concessionárias de veículos no sentido de oferecer as revisões que poderiam ser feitas em sua oficina, não é verdade? Nesse contexto, como trazer o cliente para seu negócio?

Para começar, claro, é preciso oferecer um ambiente agradável e uma gama de serviços de qualidade. Também é fundamental estar atento a novas tendências para se manter à frente dos concorrentes. E é aqui que o marketing para oficina mecânica (em especial o digital) pode entrar.

Sua presença na internet é fundamental para ajudar na fidelização de clientes, bem como na conquista de um novo público. Isso ajuda a manter o negócio sempre competitivo, fixando sua imagem na mente do público e mostrando sua relevância. Também é uma forma de sinalizar aos clientes que você se importa com eles, que quer saber sua opinião sobre os serviços que oferece e que está disposto a oferecer as soluções de que eles precisam.

Redes sociais para oficina mecânica

Hoje em dia, se você pretende fazer com que sua oficina cresça, não tem jeito: ela deve ter uma presença online marcante. Na prática, muitos donos de pequenas e médias empresas acabam negligenciando o marketing digital por não contarem com a ajuda de profissionais que atuem especificamente nesse setor. Mas saiba: a atenção a essa área pode ser determinante para o sucesso do negócio.

Muitas vezes, o gestor deixa o investimento em marketing digital de lado por imaginar que o custo pode ser alto demais ou simplesmente por desconhecer sua importância. O que eles não sabem é que é sim possível criar estratégias de baixo custo para manter sua presença digital! Atitudes tão simples quanto o uso das redes sociais, por exemplo, fazem toda a diferença para sua oficina se tornar a escolha do cliente frente à concorrência.

Quais são os benefícios do marketing digital e o tráfego pago?

Uso de redes sociais ou outras ações, como a criação de um blog, um site ou até mesmo o uso do WhatsApp. Essas são algumas ações para reforçar o contato com os clientes. Entretanto, a verdade é uma só: as vantagens de manter uma presença firme na internet são diversas, indo desde a fidelização do público até a maior divulgação da marca.

É possível captar clientes de outras regiões, o que aumentará seu faturamento. Pode ainda ser uma forma de cobrir períodos em que há menos clientela, de acordo com a sazonalidade de demanda. E os benefícios não param por aí. Veja a partir de agora outros ganhos proporcionados por essa estratégia!

Tornar-se referência no mercado

Quando feitas a partir de um plano bem elaborado, de acordo com objetivos pré-estabelecidos, as ações de marketing digital ajudam a manter sua marca na mente dos consumidores. Assim, sempre que precisarem dos serviços que oferece, as pessoas se lembrarão da sua oficina como opção para atendimento. Isso porque estão familiarizadas com a marca, ligando-a a uma imagem de credibilidade.

Expandir sua atuação geograficamente

A presença na internet permite que sua marca seja vista por muito mais pessoas e não somente aquelas que já conhecem a oficina pela proximidade de localização. Ferramentas como site, blog e redes sociais ampliam o alcance do negócio. E é claro que, ao atrair um novo público, você consequentemente aumenta as chances de conquistar mais clientes.

Encontrar o cliente onde ele está

O uso das redes sociais para oficina mecânica faz com que a empresa esteja onde seu público a procura. Afinal, essas plataformas digitais estão literalmente ao alcance das mãos dos clientes. Isso porque eles as acessam por seus smartphones e tablets, usando-as como referência para tudo — inclusive para buscar informações sobre a reputação de empresas. A presença nas redes sociais configura, portanto, uma forma de fazer com que mais pessoas conheçam sua oficina, além de abrir um novo canal de comunicação com elas.

Aumentar as vendas

Analisando os benefícios que já mencionamos, fica fácil entender que a grande consequência do uso do marketing digital será o aumento da procura, além da fidelização dos clientes já existentes. Haverá, assim, maior rentabilidade, contribuindo para o sucesso do negócio.

Como sua empresa pode iniciar o tráfego pago?

Com diversos sites e redes sociais importantes e famosos, como conquistar uma fatia desse mercado diante dos grandes players? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam e adquiram os produtos ou serviços do seu negócio?

O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é um caminho eficiente, mas que precisa de muita perspicácia para funcionar de forma satisfatória.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é, basicamente, elevar o número de acessos a um determinado destino na internet: site, loja, página ou até mesmo rede social.

A partir de um determinado valor de investimento, é possível direcionar quem vai ver seu anúncio e qual o objetivo, seja vender um produto ou serviço, ou trazer mais visibilidade para sua marca, fazendo com que você seja conhecido diante da concorrência.

Quais plataformas usar?

São diversas as ferramentas e plataformas que podem ser usadas para dar início a uma estratégia de marketing digital para a oficina mecânica. Elas podem servir para informar sobre os serviços oferecidos, para divulgar promoções e novidades, para prestar atendimento aos clientes, respondendo a dúvidas e sugestões, para ampliar sua atuação no mercado, entre muitas outras funções. Entenda melhor!

Redes sociais para sua oficina mecânica

Você pode iniciar sua presença online usando Facebook e Instagram que, ao mesmo tempo em que são as mais básicas, estão entre as mais usadas por aí. Nesse caso, o importante é criar perfis que atraiam seus clientes, com informações relevantes que possam ser usadas pelo público para se lembrar do seu negócio sempre que precisar de um serviço mecânico. Daremos dicas para a criação dessas contas mais adiante, combinado?

Serviços de localização

Assim como você provavelmente faz no dia a dia, seu público também usa um site de buscas (como o Google) para encontrar o que precisa. Agora pense: se você digitar oficina mecânica na barra de pesquisa do buscador, vai encontrar seu negócio nos resultados? Pois uma forma de fazer isso acontecer é usando o sistema Google Meu Negócio. Nele, você inserirá todas as informações relevantes sobre sua empresa para que ela apareça nas buscas como uma das opções para os clientes da sua região.

Anúncios

Na internet, os anúncios normalmente têm baixo custo e costumam ser muito efetivos. Isso porque é possível segmentar o público de acordo com dados importantes, como região, idade, interesses, entre outros. Com o Facebook Ads, por exemplo, que nada mais é que a ferramenta de anúncios do Facebook, você pode expandir a atuação geográfica da sua oficina!

Site da oficina

Uma página na internet é como um cartão de visitas, só que muito mais eficiente. Isso porque pode conter todas as informações que o cliente precisa de forma organizada e com fácil acesso. Você deve usar sua identidade visual (falaremos sobre isso em breve), apresentando os serviços oferecidos, listando as formas de contato com a oficina e até mesmo dedicando uma área para que o cliente consiga acompanhar o andamento dos trabalhos em seu veículo.

Blog

Uma forma de tornar sua estratégia de marketing digital ainda mais relevante é com a criação de um blog. Por lá, você pode publicar conteúdos importantes para seus clientes, fortalecendo assim sua presença online e sua credibilidade perante o público. Com isso, as chances de ser encontrado nos sites de busca e de se tornar referência na área aumentam bastante.

Você pode oferecer dicas sobre como aumentar a vida útil de peças e como economizar combustível, por exemplo. Ou, ainda, pode publicar informações sobre segurança no trânsito, dados sobre manutenção de carros, entre inúmeras outras possibilidades. Tudo isso ajudará a mostrar para os clientes que você tem conhecimento e capacidade de sobra para atendê-los melhor.

WhatsApp

O uso desse aplicativo de mensagens já é tão natural na vida das pessoas que provavelmente também já está incorporado ao atendimento da sua oficina mecânica como forma de contato direta e facilitada com os clientes. Se sim, que ótimo! Mas sabia que o WhatsApp pode ser mais bem aproveitado para esse fim? Com o aplicativo WhatsApp Business você pode ter uma conta comercial e preencher seu perfil com informações relevantes ao seu cliente.

YouTube

Se você quiser avançar um pouco mais em suas estratégias de marketing digital, pode apostar na produção de vídeos. Atualmente, com um bom smartphone em mãos, é mais que possível captar boas imagens para publicar em suas redes. Você pode filmar os mecânicos explicando como é a troca de certa peça ou como a manutenção de outra funciona. Pode, ainda, fazer vídeos com dicas e o que mais sua imaginação permitir. Para publicar, crie uma conta no YouTube e depois compartilhe em suas outras redes sociais!

Como criar redes sociais para oficina mecânica?

O primeiro passo é criar o perfil da sua oficina no Facebook e no Instagram. Estas são, atualmente, as redes sociais que permitem um contato mais próximo com o público. Para começar, coloque o nome da oficina e o logotipo ou uma boa foto do ambiente de trabalho no perfil. Assim, sua empresa será facilmente identificada pelas pessoas. Nesse momento, você também vai criar a URL (o endereço) da sua empresa na rede social. Procure fazer o mais simples possível, sem o uso de hífen ou de ponto, o que pode atrapalhar a procura.

Planejamento das publicações

Com os perfis criados, é hora de movimentá-los! Pense em como vai usar esses canais de comunicação e faça um planejamento para cada um. E não basta apenas postar seus produtos e serviços, ok? É preciso publicar conteúdos que realmente atraiam a atenção dos clientes, contendo informações importante para eles. Algumas opções são dicas de mecânica, resolução de dúvidas, manutenção de peças e por aí vai.

Promoção de engajamento

Outro detalhe importante: trate de buscar interação com as pessoas que curtem a página da sua oficina mecânica! Pense em formas de fazer com que os usuários comentem nos posts, por exemplo. Uma boa estratégia é perguntar se eles têm alguma dúvida ou se desejam saber sobre algum assunto relacionado ao que foi postado. Vá testando as possibilidades para ver o que funciona melhor com sua audiência.

Periodicidade e relacionamento

Se você usa redes sociais com frequência, já sabe: uma página que publica muitos posts por dia pode acabar aborrecendo seu público. Ao mesmo tempo, é preciso manter alguma frequência para não cair no esquecimento. O segredo, portanto, está em tentar encontrar um ponto de equilíbrio. Que tal começar com 3 a 5 posts por semana, dependendo dos assuntos abordados?

A melhor maneira de perceber o que funciona nas redes sociais para a sua oficina mecânica é acompanhar a interação dos seus clientes. Quanto maior ela for, mais vezes você pode publicar novos assuntos!

Por fim, nunca deixe os usuários falando sozinhos. Em outras palavras: sempre dê respostas gentis a comentários, dúvidas e até mesmo reclamações. Criar esse relacionamento com clientes é uma excelente maneira de fidelizá-los.

Como analisar o público-alvo?

Todas as sugestões que demos até agora dependem de uma questão fundamental para que seu planejamento de marketing digital funcione da forma como espera: o conhecimento sobre seus clientes. Afinal, quem é seu público? O que eles esperam da sua empresa: um atendimento rápido, uma abordagem personalizada?

Em suas redes sociais, você provavelmente vai encontrar diferentes perfis de clientes, de modo que será preciso aprender a lidar com cada um para que as ações sejam bem-sucedidas.

Software de apoio

Você pode, por exemplo, buscar um software (sistema) de gestão para ajudar a organizar as informações sobre seus clientes. A partir desse cadastro, ficará mais fácil criar novas estratégias, atendendo aos segmentos com promoções específicas, de acordo com as necessidades de cada perfil. Isso é possível a partir da análise do histórico de atendimento, acompanhando quais foram os serviços oferecidos, as formas de pagamento usadas, entre outros dados.

Importância da definição

Entender bem quem são as pessoas que vão interagir com sua empresa nas redes sociais é essencial para você descobrir, por exemplo, qual a linguagem mais adequada para abordá-las, bem como as informações mais relevantes para esse público. Uma boa estratégia para acertar nessa definição é conversar com seus mecânicos, que poderão ajudar a traçar o perfil de seus clientes e entender melhor o que eles desejam.

Como montar uma boa identidade visual?

Lembra que falamos lá em cima que é preciso usar sua identidade visual nas estratégias de presença online? Mas você sabe exatamente do que se trata? Estamos nos referindo, basicamente, à combinação de elementos que faz com que as pessoas se lembrem da sua oficina. Ou seja: nome, logotipo, cores, serviços oferecidos, missão e valores.

Normalmente, essa combinação toda deve ser construída no momento da abertura do negócio. Entretanto, nada impede (pelo contrário, aliás) que sua empresa adote uma identidade visual posteriormente, já depois de aberta.

A identidade visual tem como base o logotipo, que deve usar formas e cores que ajudem o público-alvo a identificar sua empresa. Se estiver acompanhado de um slogan, será gravado com mais facilidade na mente das pessoas.

Mas como criar exatamente uma boa identidade visual? O ideal é que esse processo seja feito por profissionais que entendam sobre o assunto, passando com a identidade todo o conceito que permeia sua oficina mecânica, seus diferenciais e os serviços oferecidos. A construção ideal demanda uma boa dose de criatividade e de dedicação.

Para você ter uma ideia do processo, confira agora algumas boas práticas!

Seja coerente e flexível

Quais são os serviços oferecidos por sua oficina mecânica? Dentre eles, quais você realmente deseja usar em sua identidade visual, aqueles que o tornam referência e são diferenciais em relação aos concorrentes? De alguma forma, seu logotipo deve demonstrar isso, sendo consistente e facilmente assimilado pelo público. Por outro lado, ele deve ser flexível, o que significa que tem que poder ser adaptado a diferentes formatos, do papel às redes sociais.

Faça mais que um logo

Sozinho, o logotipo pode não ser suficiente para representar tudo o que você precisa informar aos clientes. É interessante, portanto, que ele desperte uma curiosidade sobre seu negócio. Seja como for, deve estar de acordo com seus padrões de qualidade e usar uma linguagem que tenha relação tanto com sua empresa quanto com seu público.

Esteja aberto a possibilidades

Muitas vezes, no momento em que vamos criar uma marca, temos uma ideia inicial e acabamos ficando presos a ela. Não faça isso! Deixe que a equipe que está desenvolvendo sua identidade visual use a criatividade e traga novas propostas. Afinal, como uma oficina mecânica atende a diferentes perfis de cliente, certamente surgirão muitas ideias que podem atingi-los de formas distintas.

Busque a inovação

Nesse segmento, a concorrência é grande. Por isso, será preciso trabalhar muito para construir uma identidade visual que ajude sua empresa a se diferenciar. Deixe a criatividade fluir e busque a inovação, ajudando seu negócio a se tornar único na mente dos clientes. Não se esqueça, também, de que sua empresa deve atender aos desejos do público, o que significa que sua identidade visual deve perseguir esse objetivo.

Para tanto, é preciso entender por que e quando os clientes buscam seus serviços para descobrir como sua marca atenderá a suas necessidades. Alguns questionamentos que você sempre deve ter em mente no momento da criação da sua identidade visual são: como meu cliente deve me ver no mercado e que serviços ele busca que devem ser demonstrados em minha marca?

Só fique atento aos excessos, já que cores demais, fontes muito rebuscadas e falta de organização acabam prejudicando a comunicação com o público em vez de ajudar. E, claro, nada de improvisar na criação do design de algo tão importante quanto a sua marca, viu?

Por que usar a mesma identidade visual nas redes?

Com a identidade visual devidamente aprovada, é hora de fazer bom uso dela! Lembre-se: como essa é sua apresentação, deve estar presente em todos os materiais que entrarão em contato com o cliente para que seja bem fixada em sua mente. Na internet, isso não poderia ser diferente.

Toda a estratégia de marketing digital da sua oficina deve ser desenvolvida usando sua identidade visual, incluindo aí as redes sociais. Assim, sua empresa demonstrará solidez e credibilidade. Enquanto isso, o consumidor vai relacionar facilmente sua oficina mecânica com os conteúdos que vê online. É uma excelente forma de causar impacto e de ser reconhecido, seja onde for.

Está na hora de começar

Como vimos, a criação de estratégias de marketing digital pode não parecer uma tarefa muito fácil a princípio. No entanto, depois que você passa a conhecer seu público-alvo e desenvolver ações para tornar sua presença online mais marcante, verá que os resultados logo começarão a aparecer. É importante que ofereça aos clientes um conteúdo relevante, que faça com que sua empresa seja lembrada sempre que precisarem de serviços mecânicos.

No caso das redes sociais, não basta simplesmente criar os perfis. É preciso postar conteúdos com periodicidade bem definida e objetivos claros, que ajudem a conectar sua oficina com as pessoas. Use fotos de qualidade e procure caprichar nos textos de chamadas. Dicas de cuidados com o carro sempre são bem-vindas.

Não deixe de responder a todos os comentários, em especial aos que trouxerem dúvidas sobre os serviços. E reclamações também merecem respostas muito educadas! Tudo isso faz com que sua empresa conquiste credibilidade e confiança.

Lembre-se de que os clientes que ficarem satisfeitos com seus serviços e com o atendimento (seja presencial, seja na internet) têm mais chances de recomendar seu trabalho para outras pessoas. Dessa forma, você poderá conquistar mais clientes e, assim, aumentar seus lucros.

Por fim, como sabemos que no começo pode parecer difícil atrair público nas redes sociais para oficina mecânica, não deixe de avisar quem já frequenta seu negócio para curtir seus perfis e acompanhar seu trabalho online. Uma boa pedida nesse sentido pode ser oferecer algumas vantagens a quem seguir sua empresa. O que acha?

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Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube