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Agência de marketing digital para industria como escolher?

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Agência de marketing digital para industria como escolher a melhor solução? Todo e qualquer segmento no mercado de trabalho encara desafios quando o assunto é Marketing Digital

Agência de marketing digital para industria como escolher a melhor solução? Todo e qualquer segmento no mercado de trabalho encara desafios quando o assunto é Marketing Digital. Para o Marketing Industrial, especificamente, ele apresenta desafios únicos devido à sua natureza ser um pouco mais complexa.  E nesse momento é fundamental ter ao seu lado a melhor agência de marketing digital para indústria. As empresas que atuam nesse setor enfrentam obstáculos como, por exemplo:

  • Alto custo de aquisição de clientes;
  • Complexidade no processo de compra;
  • Necessidade de se relacionar com tomadores de decisão de alto nível.
  • E a humanização com o seu cliente final!

O que é marketing digital para indústria?

Visita in loco a cliente da Agência Carcará no Rio Grande do Sul from Agência Carcará on Vimeo.

Marketing para a indústria nada mais é do que uma estratégia com o objetivo de atrair e reter clientes. Trata-se de uma solução específica para as organizações que precisam direcionar suas mensagens para outras companhias.

A ideia por trás desse tipo de marketing é construir uma relação sólida e duradoura entre negócios B2B e seu público-alvo. Ao longo do tempo, vai criando uma relação sólida e duradoura, melhorando as condições de vendas de longo prazo.

Para uma industria, isso depende de acordos entre ele e as demais empresas no que diz respeito à produção e compra dos produtos, além, claro, de seu envio, por isso, é um trabalho muito complexo.

Para compreender ainda mais o conceito de marketing industrial, é necessário fazer uma comparação, por exemplo, entre uma loja que vende produtos para os clientes e outra que oferece soluções para essa loja que atende pessoas físicas.

Isso significa que os fornecedores dessa loja são o tipo de negócio que utiliza o marketing para a indústria e esse processo de venda é muito mais complexo, no entanto, também é mais seguro e lucrativo.

Mas para que esse tipo de empresa consiga vender, é necessário investir em marketing para a indústria, visto que ele traz todas as informações sobre as soluções oferecidas e consegue salientar os diferenciais da marca.

Importância do marketing para indústria e o agronegócio em um mundo digital!

Quando uma indústria foa no marketing digital e com certeza terá lucros consideravelmente maiores e isso acontece por conta de ações que conseguem diferenciá-lo no mercado, criando valor e gerando impactos positivos.

Utilizaa as estratégias de marketing industrial que possuem diferenças significativas em relação ao que é feito no marketing tradicional, principalmente no que tange ao tipo de público que a marca deseja atingir.

Essas organizações não vão tentar chamar a atenção das pessoas, mas, sim, de outras empresas, ou o chamado B2B, tais como:

  • Lojas;
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Outras indústrias;
  • Prestadores de serviços.

Esses e muitos outros exemplos de negócios são o público-alvo de empresas que investem em marketing industrial. Ele é importante porque trabalha com todas as ações necessárias para que esse tipo de negócio consiga se comunicar.

São estratégias capazes de alcançar um perfil específico e quando isso acontece, a marca se beneficia de uma abordagem específica e diferenciada.

O marketing para indústria sabe que os negócios B2B precisam de uma comunicação capaz de garantir desempenho e resultados esperados, por isso, trabalham com estratégia racional e que entregue valor ao potencial cliente.

Sua importância também se explica por conta do embasamento quantitativo que mostra os benefícios que a corporação terá, caso adquira a solução oferecida.

Com o marketing digital para industria você conseguirá entender melhor seu público, o que aumenta as condições e de planejar as ações de acordo com as características do consumidor.

Por meio de pesquisas e análise de dados, fica muito mais fácil identificar comportamentos e tendências, além de desenvolver estratégias eficientes.

Sem falar no fato de que ao trabalhar com indicadores quantitativos e qualitativos, a companhia pode alcançar um diferencial é uma das alternativas que podem ser consideradas nesse processo é o marketing digital.

Isso porque ele permite acompanhar em tempo real o que acontece dentro da empresa e a partir do crescimento de suas ações, a organização consegue construir sua presença online e se manter na mente de seus prospects.

Mas para chegar a esse nível de maturidade, as empresas B2B precisam saber investir em marketing para a indústria.

Vamos então conferir as 4 dias principais para estratégias de marketing para indústria e agronegócio?

Torne a comunicação do seu marketing industrial mais pessoal

A nossa primeira sugestão é tornar a comunicação mais pessoal, algo que ainda é visto com certa resistência no marketing industrial. É comum que as empresas mantenham um tom excessivamente formal, esquecendo-se de que, no fim das contas, são pessoas que estão por trás das corporações. Lembre-se: mesmo negociando com outras empresas, no final, você está interagindo com indivíduos que desejam uma comunicação humana.

Então, como podemos tornar a comunicação mais pessoal no dia a dia? É essencial manter uma consistência na forma de se comunicar em todos os canais, fugindo de uma linguagem demasiadamente formal. Por exemplo, observo que muitas empresas utilizam uma linguagem formal nos e-mails e mensagens de WhatsApp, mas adotam um tom mais informal e acolhedor ao telefone ou em visitas presenciais.

O ponto é que a comunicação da empresa, seja ela escrita ou através dos canais digitais, não precisa ser rígida ou severa. Atualmente, até mesmo as mensagens de espera telefônica (URA) são mais amigáveis e acolhedoras.

Portanto, é perfeitamente aceitável usar emojis e redigir mensagens na primeira pessoa. Podemos personalizar as campanhas de e-mail com o nome do representante de vendas, e utilizar avatares com fotos dos atendentes. Não é necessário estampar o logotipo em tudo; as pessoas querem interagir com outras pessoas, não com entidades corporativas.

Aposte em conteúdo que esclareça suas vendas

Marketing de relacionamento e endomarketing from Agência Carcará on Vimeo.

Para vendas que envolvem complexidades, é crucial disponibilizar conteúdo que esclareça bem o produto ou serviço. Imagine que seu produto necessite de uma série de explicações técnicas, ou até mesmo uma visita para elaboração de orçamento, e que o processo de venda seja composto por várias fases. Nesse contexto, embora seja viável utilizar as redes sociais para explicações básicas, torna-se fundamental criar conteúdo mais aprofundado, como artigos em blogs, tutoriais ou vídeos que detalhem o uso e etapas do seu produto.

Este tipo de material demanda um investimento maior, porém é extremamente valioso para negócios que lidam com vendas complexas, valores elevados e um ciclo de compra extenso, que pode se estender por seis meses ou mais. Durante esse tempo, os potenciais clientes buscam informações detalhadas, já que seus projetos precisam passar por aprovação. Eles desejam compreender melhor o produto ou serviço oferecido. Assim, é vital contar com materiais promocionais e explicativos bem desenvolvidos e prontos para uso, tanto para gerar leads quanto para persuadi-los a efetivar a compra.

Evite competir com seus revendedores

Comumente, as indústrias operam com duas linhas de comunicação distintas: a primeira direcionada ao mercado B2B, isto é, aos revendedores, que frequentemente são atacadistas ou outros intermediários comerciais. A segunda linha é voltada para a promoção da marca junto ao consumidor final. Ocorre que, por vezes, o marketing industrial pode se confundir e acabar por realizar uma comunicação que, inadvertidamente, concorre com os próprios revendedores ao atrair o consumidor final.

Tomemos como exemplo a revenda de móveis ou vestuário produzidos industrialmente. Se os lojistas já estão promovendo esses produtos, e eu também faço a minha promoção, posso acabar competindo com eles nos resultados de busca ou nas redes sociais. Então, qual seria a estratégia para direcionar cliques para os produtos que comercializo sem entrar em conflito com os revendedores, que são meus clientes?

A chave para isso é a segmentação eficaz, que vai além da segmentação de anúncios por público-alvo ou região. Ela inclui também a segmentação do conteúdo textual. Por exemplo, na seleção de palavras-chave para anúncios, é prudente optar por termos associados ao comércio por atacado, como “venda para CNPJ”, “fábrica”, “atacadista” e “lojista”. É crucial que o texto do anúncio seja claro quanto ao seu público, como por exemplo, “Este produto é ideal para você, lojista”.

Especifique que as vendas são exclusivas para CNPJ

É crucial enfatizar que suas vendas são restritas a CNPJ. Assim, na comunicação do seu negócio industrial, seja no site, posts ou anúncios, destaque que o serviço é direcionado somente a CNPJ. Reitere que suas vendas são voltadas especificamente para profissionais como dentistas, lojistas, revendedores, entre outros. É essencial evitar mensagens que possam captar a atenção do consumidor final, que não corresponde ao foco da sua empresa. Caso contrário, o funil de vendas será inundado por consumidores finais, desviando o foco do seu público de interesse e reduzindo a eficiência da sua equipe de vendas.

No processo de atendimento, é importante manter a clareza e informar que não ocorrem vendas diretas para o consumidor final. Estes devem buscar um revendedor autorizado para adquirir o produto. Isso é fundamental para prevenir desencontros e confusões. Industrias da área da estética, como a ADCOS e Cosmobeauty, frequentemente comercializam seus produtos diretamento para os clientes finais, o que trás transtornos e resultados negativos para os empresários e esteticistas que fazem uso de seus produtos!

Aqui temos mais 3 dicas importantes que você precisa levar em consideração!

Destaque os locais de venda ao consumidor final

É essencial que o seu site comunique de forma evidente onde os consumidores finais podem encontrar o produto. Apresente claramente os locais de venda que disponibilizam seu produto, garantindo que o consumidor tenha uma experiência de compra descomplicada e eficiente.

Impulsione a procura por seus produtos nos locais de venda

É vital para uma indústria não apenas produzir, mas também fomentar o interesse pelos seus produtos ou serviços, seja diretamente nos pontos de venda ou através de buscas na internet. Para tal, é essencial que a comunicação vá além da descrição do produto, encaminhando o cliente para a seção “Onde Comprar” em seu site. Nesta área, você pode oferecer uma relação dos estabelecimentos que comercializam seu produto ou empregar sistemas de localização de produtos, facilitando assim que o consumidor localize o que busca.

A eficácia limitada das mídias sociais no marketing industrial

Campanha Publicitária Nacional Mineirão Sementes from Agência Carcará on Vimeo.

Pode ser que as mídias sociais não sejam a ferramenta mais eficiente para vendas B2B ou para empresas como indústrias, dado que muitas delas restringem o acesso a essas plataformas durante o horário de trabalho. Portanto, um investimento pesado em mídias sociais pode não atingir o seu público-alvo como esperado. É importante identificar os canais onde sua persona está presente para direcionar adequadamente a comunicação. Embora seja benéfico manter uma presença digital em múltiplos canais, incluindo Google, blogs, conteúdo e mídias sociais, caso o orçamento seja limitado, é essencial concentrar esforços onde sua persona é mais ativa e mais receptiva às suas mensagens.

Por exemplo, em uma experiência recente com um cliente do setor industrial, percebemos que a persona principal se comunicava predominantemente por e-mail e, ocasionalmente, por telefone. Nesse caso, não seria estratégico investir em publicidade nas redes sociais. Optamos por fortalecer o conteúdo em campanhas de e-mail, que se alinhavam melhor com as preferências de comunicação do cliente. Essa abordagem faz parte da nossa análise estratégica em marketing industrial.

Estas são sete dicas de marketing industrial que você pode implementar, seja na indústria ou em vendas. Se surgir alguma dúvida sobre marketing industrial, sinta-se à vontade para comentar, e eu responderei.

Qual o diferencial da Carcará no Marketing industrial e do agronegócio?

Nosso foco é a gestão de marketing no agronegócio em projetos especiais de comunicação estratégica. Vamos ajudá-lo a estabelecer seus objetivosde negócios, identificar público-alvo para criar envolvimento.

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Em um cenário cada vez mais competitivo, os pequenos, médios e grandes negócios do setor de agroindústria precisam entrar e se posicionar no mercado on-line. E o marketing digital pode contribuir significativamente para este fim. Ele colabora para inserir a empresa no ambiente on-line, com ampla divulgação dos produtos oferecidos. Nesse contexto, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa online (internet, aplicativos, e-mail marketing e e-commerce) com objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamento e fortalecer a marca no mercado.

Cada empresa tem uma realidade e necessidade diferente. Para atender com precisão as necessidades de sua empresa, a agência Carcará vai até você para conhecer o seu negócio e propor soluções sob medida. Seja para produtos agrícolas como grãos, carne, leite, café, açúcar, tabaco ou para insumos agrícolas como sementes, ou nos defensivos e fertilizantes.

Portfólio Souza Cruz from Agência Carcará on Vimeo.

Mas, em primeiro lugar, devemos revisar um pouco os conceitos vigentes de marketing, produto e marca. Marketing é muito confundido apenas com vendas ou com publicidade. Ainda se vê muito o uso das expressões marketing na televisão, marketing nos jornais. Mas é necessário entender o marketing em sua visão mais ampla, como um conjunto de ações que visam satisfazer as necessidades dos clientes com lucro para a empresa, abrangendo, portanto, desde o desenho do produto até o pós-venda. Todas as ações de produto, comunicação, distribuição e preço estão enquadradas na atividade do marketing. Quanto a produto, hoje não se entende apenas como o núcleo central, ou seja, o produto físico, mas sim tudo o que a ele esteja associado: embalagem, serviços, forma de comercialização e outras vantagens que a empresa possa oferecer.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube