Fale conosco | (61) 3550-5559

Agronegócio: a riqueza do campo com o marketing digital e tráfego pago

HomeagrocomunicacaoAgronegócio: a riqueza do campo com o marketing digital e tráfego pago

A riqueza do agronegócio é um dos pilares mais importante para a economia brasileira e se torna ainda mais forte quando em integração com o marketing digital e tráfego pago.

Com ele, é possível proporcionar um consistente posicionamento do agro no mundo online, quando bem desenvolvido junto a estratégia de mercado.

A transformação do campo está aliada com a transformação da tecnologia e ambas precisam caminhar juntas para acompanhar o desenvolvimento mundial. Nunca foi tão necessário o uso e aplicação do marketing digital no agro como agora.

Conforme uma pesquisa realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2019, o agro foi responsável 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso representa a responsabilidade que o ramo tem com o desenvolvimento econômico brasileiro.

A crise evidenciou ainda mais a importância do marketing para as integrações comerciais. O produtor e o empresário do setor agrícola se veem obrigados a adaptar o modo como as vendas das mercadorias são realizadas e, muito das vezes, não sabem como fazer isso.

O agro está no DNA brasileiro e precisa receber tal importância para explorar ainda mais esse mercado gigantesco. E, se você não compreender e acompanhar todo esse processo estratégico e mercadológico encontrará dificuldades para obter êxito.

É fato, que sem o auxílio da internet perde-se muito. E, com a utilização do marketing digital no agronegócio ganha-se muito.

Antes trabalhar no campo era sim sinônimo de muito trabalho ao sol quente, mas atualmente a tecnologia favorece um ambiente mais propício ao bem-estar físico (são máquinas com ar-condicionado, tablet na palma da mão do produtor para facilitar a demanda, internet chegando em todos os lugares distantes, dentre outros fatores).

Embora o ambiente campal pareça de muita paz, tranquilidade e de contato direto com a natureza, a cultura seja ela qual for precisa se destacar para conquistar o seu lugar ao sol em meio a tanta concorrência.

Pois é, com as mudanças, o mundo moderno trouxe sim o avanço tecnológico e junto a ele a visibilidade do pequeno ou grande produtor precisa se destacar. Aquela antiga frase: “Quem não é visto não é lembrado” – se encaixa perfeitamente aqui.

A riqueza do agronegócio precisa aliar forças com o marketing digital. O marketing digital alavanca os negócios neste mundo tão rico e com tendências de grande desenvolvimento de crescimento. Ele impulsiona as vendas, dá destaque e cria uma identidade visual para o produto de forma tão importante.

Para acompanhar tantas mudanças, o agropecuarista precisa estar atualizado e aliado a esse mundo expansivo e sem fronteiras. E, principalmente precisa se adaptar as transformações tecnológicas.

Pode parecer muita informação, pode parecer difícil entrar nele, mas não é impossível. Para isso o marketing digital – sua estratégia, quando bem realizada, ultrapassa fronteiras e enriquece ainda mais o negócio do campo e deixa de lado a diferença entre o pequeno e grande produtor.

Em meio a tantas mudanças, por mais incrível que pareça, o agronegócio ainda caminha lentamente quando o assunto é marketing online. Sendo que a internet trouxe com tanta rapidez a mudança, o que antes era feito de forma direta entre produtor e comprador, atualmente pode ser realizada com um simples botão acionado na palma da sua mão.

Isso tudo assustou ou assusta ainda o pequeno produtor, mas com certeza, ainda o torna mais poderoso.

Como dizemos anteriormente, a tendência de crescimento nesse cenário é ainda maior: cada vez mais os negócios deverão ser realizados por meio da internet, conforme pesquisas recentes divulgadas. A venda e a compra serão efetuadas por meio de aplicativos, mensagens, QRCode

E o produtor rural não pode ficar de fora desse progresso. Tanto o pequeno quanto o grande produtor rural precisam estar a frente desse mundo tecnológico e para isso fazer uso do marketing digital no agronegócio.

CONFIANÇA COM O CLIENTE FINAL

Embora tenhamos tantas mudanças no mundo tecnológico existe uma que fortalecerá o vínculo com o cliente – a confiança. Essa é conquistada com verdade, franqueza e lealdade. Mesmo distante fisicamente, a confiança deve ser construída de forma concreta.

Haja visto que sendo a chave do negócio a confiança para o agronegócio, essa que unirá o pré e o pós-venda e, as futuras compras.

A amplitude da internet favorece que o comprador pesquise antes todas os pós e contras daquele produto específico e; para o agronegócio não é diferente. O comprador não foge a regra de pesquisar e avaliar qual a melhor opção para sanar o seu anseio.

Para estar neste mundo o produtor rural e a indústria do setor precisam estar fortemente aliados ao marketing digital. Responsável por destacar seu produto, enriquecer suas qualidades e dar destaque a sua marca.

É preciso agregar estratégias de marketing na riqueza do agronegócio e aproveitar ao máximo o poderio da tecnologia para o fortalecimento do seu negócio. Pois esta tecnologia é forte como o agronegócio, no entanto, o agronegócio precisa estar em todos os lugares que essa tecnologia está e conectado com todos.

Como fazer isso? O marketing digital é o responsável por isso, tanto para expor o produtor como para ajudá-lo na aquisição de equipamentos.

Se você quer mudar e melhorar os resultados do seu negócio o jeito é você ter um consistente posicionamento digital entre todas as áreas: marketing, vendas, logística, dentre outros, aliados à tecnologia.

OPORTUNIDADES DE NOVOS NEGÓCIOS

A riqueza do agronegócio mesmo sendo incontável, pode ser ainda mais explorada. É preciso saber aproveitar as oportunidades. A estratégia de marketing digital estruturada posiciona a empresa/produtor em destaque.

De acordo com uma recente pesquisa do Sebrae, 71% dos micros produtores rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam celulares com tecnologia smartphones no dia a dia.

Outro dado muito importante foi revelado no Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017, que revela aumento de 1.790% no número de produtores com acesso à internet desde o ano de 2006 até 2017, um boom de crescimento. Esses dados devem ser ainda maiores atualmente.

Contudo, é preciso que os produtores e as indústrias aproveitem ao máximo da tecnologia a seu favor.

MIGRAÇÃO TECNOLÓGICA

Quem ainda não migrou de forma certa para esse mundo virtual com certeza está atrasado – já ficou para trás. Embora o agro tenha vivido uma ampla e profunda transformação nas últimas décadas a tendência até 2030, segundo recente pesquisa do Sebrae, mais mudanças tecnológicas tendem a surgir.

É preciso se modernizar, incorporar novas tecnologias e mudar o modo de gerenciar os rumos do negócio.

De acordo com o IBGE, outro dado importante, a agricultura familiar brasileira é a grande responsável pela produção de alimentos no país. O Brasil tem 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que corresponde a 84% dos estabelecimentos agropecuários do Brasil; isso representa 33% do valor total da produção do meio rural.

Mais uma vez frisamos: os avanços tecnológicos correspondem em sua maioria o fator de maior crescimento do valor bruto da produção agrícola. Por conta disso, destacamos a importância de migrar as relações de marketing de relacionamento para o digital.

E mesmo em tempos difíceis, o agro é um dos setores da economia que não para, ao contrário: foi o que mais cresceu na produção, o que impediu um retrocesso ainda maior da atividade econômica brasileira.

Além disso, a retomada econômica do setor após esta crise seguramente terá o agronegócio como um dos seus baluartes.

Lembrando que o atual cenário do mercado está pautado de um lado pela recuperação da crise econômica e pelo outro o aumento da concorrência: o jeito é apostar no marketing digital.

O marketing digital é a melhor estratégia, pois a internet não tem fronteiras e ao invés de conquistar um cliente dentro do seu município, você produtor/empresário do setor agrícola, terão a oportunidade de expandir seus negócios para o mundo.

BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA

O marketing digital traz um universo de benefícios: melhor interação com o público-alvo; define sua persona; aproxima a relação interpessoal com o cliente (confiança); aumenta o potencial de vendas; posiciona e fortalece a marca (identidade visual) e fideliza os clientes.

Entretanto, antes mesmo de colocar a estratégia em prática temos que saber quem queremos atrair.

AGRONEGÓCIO NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são ferramentas importantíssimas para expor seu produto, pois os conteúdos são difundidos rapidamente. Além do Facebook, Instagram e do WhatsApp, o agronegócio tem o YouAgro, oportunidade que foge a regra padrão das redes sociais. Tem também o agtech – feito exclusivamente para divulgação de produtos agropecuários e que já conta com mais de 5 mil usuários.

Lembrando que a internet é o meio de pesquisa por informação que mais cresce e influencia para a compra de um certo produto.

MARKETING DE ATRAÇÃO

O marketing de atração ou inbound marketing, tem como objetivo facilitar o encontro entre produto e consumidor. Quem for mais facilmente encontrado, com certeza mais influenciará o cliente para a compra concreta. Por conta disso, temos que chegar antes do nosso concorrente. Empresas que já apostaram no marketing digital no agronegócio já desfrutam do sucesso alcançado.

CRESCIMENTO

Como já dizemos anteriormente e voltamos a repetir, o crescimento no agro tende ser ainda maior a partir de 2021, mesmo com os resquícios da crise e agora a pandemia, deve continuar em crescente ascensão. Especialistas apontam que o número de fazendas adeptas ao uso de tecnologias digitais para relação de negócios nesse setor já teve um aumento considerável a partir deste ano.

As oportunidades que o marketing digital oferece para o crescimento do agro são infinitas, mas infelizmente ainda são poucos empreendedores que vislumbram esse mercado em potencial. Tendo em vista que apenas 1% das empresas envolvidas de alguma forma com o setor investem em marketing digital. Vale ressaltar que com menos competição, maior será a chance de marcar presença online e adquirir relevância para conquistar o sucesso nos negócios digitais.

Este é, com certeza, o momento mais oportuno para se investir no marketing digital.

DADOS

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) ressalta em recente pesquisa que 40% dos empresários rurais e produtores agrícolas acessam a internet e 64% deles se conectam por meio de smartphones. Mais uma vez apontamos que esse é um vasto setor a ser explorado pelas empresas que de forma direta estão envolvidas com o setor agrícola, sejam elas do ramo de máquinas agrícolas, sementes, adubo, pesticidas, dentre outros.

JOVENS NO CAMPO

A pesquisa da ABMRA ressalta ainda que atualmente 27% dos empreendedores do campo têm menos de 35 anos de idade. Dado relevante que demonstra que essa geração que “cresceu com a internet” está ligada no mercado e ganhando influência. Esse perfil revela que essa faixa etária costuma pesquisar, justamente na rede, antes de comprar um produto ou contratar um serviço para sua empresa.

A busca é baseada na reputação da marca e na qualidade dos serviços prestados.

ATRAIR MAIS CLIENTES COM SEO

Com um mercado cada vez mais conquistado pelos jovens, saber falar todas as línguas é mais que importante. O marketing de atração ou Inbound marketing aprofunda essa linguagem de uma forma publicitária on-line assertiva, relevante e de referência. Promove à empresa (marca) por meio de vídeos, podcasts, blogs, newsletters, SEO, dentre outras. Diante disto, é possível conquistar mais clientes.

De modo geral, segundo um estudo realizado por uma agência americana, a Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. Por conta disso, mais uma vez destacamos a importância de usar as técnicas de marketing digital no agronegócio.

RESULTADOS

A realização de um trabalho sério e especializado em marketing digital para o agronegócio resulta em excelentes resultados: a evolução consistente da marca e o crescimento da empresa no mercado mundial. A colheita resultará em bons frutos e o investimento pode ser feito de acordo com a limitação do seu orçamento.

Empresas pequenas do setor agro podem disputar espaço com gigantes do mercado mundial e, ainda assim, podem obter resultados melhores do que nas mídias convencionais. Essa abertura para entrar no mercado por meio do marketing digital para agronegócios faz da internet um espaço democrático para se realizar negócios.

REVOLUÇÃO NO CAMPO

A revolução no campo para o mundo digital favorece muito tanto o agricultor como as empresas do setor agrícola. Conforme estudo divulgado pela consultoria TerraForum há um grande espaço para o crescimento do uso de ferramentas web dentro da cadeia do agronegócio.

O resultado será sentido por todos os envolvidos na cadeia agrícola: produtores, estudantes, empresários. No entanto, quem investe no marketing digital no agronegócio se consolida cada vez mais e ganha espaço no mercado.

AGRONEGÓCIO NO MARKETING DIGITAL

Dentre tantas ferramentas de comunicação do marketing digital vamos elencar algumas: SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca) melhora o posicionamento da marca nos buscadores, como por exemplo, o Google, e facilita na hora de encontrar algum produto ou serviço relacionados ao seu negócio.

Produção de conteúdo – é preciso saber posicionar com estratégia a sua marca para direcionar o conteúdo técnico para o seu público específico.

Conteúdos ricos despertam a atenção do cliente potencial e desponta sua marca com referência no setor. A dica é remeter conteúdos que estejam ligado ao seu ramo de mercado e fazer uso de vídeos, postagens escritas, e-book, imagens e infográficos.

Mídias sociais: meios de comunicação mais comuns, qualquer pessoa pode publicar conteúdo (Facebook, Twitter, Instagram, blogs, dentre outros).

Lembrando que o novo perfil do produtor é de a cada 10 profissionais da área, quatro acessam a internet e sites de relacionamentos ou redes sociais. O Facebook é um dos mais citados por eles.

O movimento #AquiTemAgro é outro exemplo de mídia social que mostra uma abordagem no mercado sobre o perfil das empresas ligadas ao agro e agregam valor aos seus serviços por meio das facilidades digitais.

Relacionamento: o fortalecimento do relacionamento deve ser construído com formadores de opinião, clientes e público específico do agro. O relacionamento com esse grupo é extremamente valioso para sugestão e indicação de produtos e serviços.

O relacionamento no marketing digital ajuda também no processo de prospecção com o objetivo de estreitar laços com o produtor e ajudar na tomada de decisão. A dica é segmentar a lista de e-mails e disparar para o público específico com dicas e informações relevantes referentes ao seu produto.

Eventos e feiras. A participação nesses eventos é essencial, pois propicia contatos e networking. A dica é conciliar o marketing offline com o online.

Tendências e soluções: favorecem um novo ambiente de negócios e redescobrem o poder do marketing para educação do setor.

Aplicativos: cada vez mais as empresas apostam na utilização de aplicativos específicos para os seus clientes e para o setor agrícola não é diferente.

Vale lembrar que em um mercado tão amplo como é o setor agrícola, ganha quem estiver melhor preparado. É preciso inovar e investir em marketing digital, pois ele é responsável pela visibilidade da sua marca/produto, pelo impacto da sua empresa no mercado, pelo engajamento, pela referência e pelas vendas.

Os agropecuaristas precisam estar preparados para viajar nesse mundo virtual. Pois o marketing digital para o agronegócio é cada vez mais importante para se relacionar com os clientes e com o mundo dos negócios.

Contudo, para implementar esta estratégia na sua empresa, você precisa de uma agência de marketing especializada e que traga os resultados esperados.

A AGÊNCIA CARCARÁ E O MARKETING NO AGRONEGÓCIO

A Carcará é uma agência especializada em marketing digital, como foco em entregar sucesso para nossos clientes e aumentar suas vendas. Por meio de gestão de campanhas digitais, vídeos institucionais e promocionais, produção de sites e SEO para ranqueamento de marcas na internet.

Buscamos estar juntos das principais referências em resultados do mercado, para garantir um trabalho de qualidade e destaque para empresas que confiam em nosso trabalho.

Como sua empresa pode iniciar o tráfego pago?

Com diversos sites e redes sociais importantes e famosos, como conquistar uma fatia desse mercado diante dos grandes players? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam e adquiram os produtos ou serviços do seu negócio?

O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é um caminho eficiente, mas que precisa de muita perspicácia para funcionar de forma satisfatória.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é, basicamente, elevar o número de acessos a um determinado destino na internet: site, loja, página ou até mesmo rede social.

A partir de um determinado valor de investimento, é possível direcionar quem vai ver seu anúncio e qual o objetivo, seja vender um produto ou serviço, ou trazer mais visibilidade para sua marca, fazendo com que você seja conhecido diante da concorrência.

Entre em contato conosco e saiba como os nossos especialistas podem entregar a sua empresa as melhores estratégias de Marketing no Agronegócio, junto com a implementação da mesma e o encantamento do seu cliente.

Pare de perder clientes por não estar visível nas redes sociais. Seja mais uma das empresas que aumentaram seus lucros através do Marketing Digital!

Criativos? Também somos! Mas vamos além disso! Comunicamos histórias! Conectamos pessoas!

Estamos com uma nova parceira, Instituto Sabin – Seja bem-vindo ao nosso ninho.

Você sabe qual é o nosso real diferencial? Além de inovadores, criamos conceito em todos os nossos projetos! Solicite um orçamento, vamos tomar um café e entender suas necessidades e elaborar uma solução diferenciada para você! Saiba mais.

Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube