O australiano Flat White é o novo sucesso da marca Starbuck’s nos Estados Unidos. Entenda a estratégia de marketing por trás dos cafés da rede
Recém chegado nos Estados Unidos, o novo café da Starbucks já é conhecido dos australianos desde 2009. Segundo uma funcionária da cafeteria, o Flat White seria mais concentrado e doce que as marcas de cafés tradicionais. Também utilizaria mais leite, mesmo nos tamanhos menores.
No entanto, uma matéria da Fast Company mostrou que o Flat White tem a mesma estrutura de cafés de outros cafés como o Gilbratar, Cortado ou SG-120. De qualquer forma, o sucesso do Flat White comprova o sucesso do marketing. As pessoas pedem o Flat White pelo seu peso cultural. Trey Wrage, gerente do Ninth Street Espresso em Nova York, explica que seus clientes australianos discordam que o café servido como Flat White seja igual ao país original. Alguns dizem que o de lá não possui espuma outros dizem que o servido nos Estados Unidos possui menos leite.
“Existe uma história relacionada aos nomes de cada café. É um indicativo particular de lugares e tendências. O Cappuccino possui uma história relacionada a Itália, mas foi apropriado por diferentes culturas e tem múltiplas receitas”afirmou Wrage. Por exemplo, quando o Starbucks introduziu o “caramel macchiato” foi uma decepção para vários italianos, já que em seu país de origem o Macchiato possui uma receita totalmente diferente. O marketing está fazendo com o Flat White o que fez com o Macchiato e o Cappuchino.