A verdade é que nem todo mundo sabe, de fato, o que é SEO e como ele pode contribuir para o crescimento do seu negócio. Afinal, quem não quer aparecer bem nas pesquisas do Google e gerar boas conversões? Então vamos lá!
SEO é a abreviação de um termo em Inglês: Search Engine Optimization. E consiste em um conjunto de técnicas que visam aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego que você recebe por meio dos resultados orgânicos dos Mecanismos de Busca. SEO é hoje uma das principais estratégias de Marketing Digital do mercado.
A ideia é que você potencialize os resultados do seu website, adquirindo um tráfego maior e melhor gerando mais negócios com isso. Por isso o SEO é focado em duas métricas principais: volume e conversão. Elas são responsáveis por dar embasamento às estratégias para conquistar as primeiras posições do tio Google.
Como se pronuncia SEO?
Esse é um fato legal. Muita gente conhece e até trabalha com o SEO, mas desconhece a forma correta de se pronunciar a palavra. Já ouvi Céu, Síou, Seu, etc. Isso é tão comum que vale a pena mostrar aqui para que você pronuncie a palavra da forma correta. A forma correta de se dizer é pronunciando o som separado das letras S,E e O, mas em Inglês, ficando assim:És-i-ou. Fácil não?
Como funciona o SEO?
Agora que você já sabe o que é e como se pronuncia, é hora de entender o SEO. As páginas de resultados do Google, também conhecidas como SERPs (Search Engine Results Page) são divididas entre os Resultados Orgânicos (Resultados naturais) e os Resultados Patrocinados (Resultados com os anúncios pagos). Como mencionei, o SEO está relacionado com a busca orgânica. Veja como é a SERP do Google e a diferença entre o pago e o orgânico com um exemplo de nosso cliente da área de odontologia, onde hoje figura entre as primeiras posições na busca por Implante Dentário em Brasília:
SEO e a Busca Orgânica do Google
Quando você pesquisa alguma coisa em um buscador (Google, Bing ou Yahoo, por exemplo), elas retornam os resultados que julgam ser os mais relevantes de forma ordenada. O SEO funciona quando o seu site aparece bem, nas primeiras posições dos resultados, gerando um tráfego de qualidade.
Para isso, utilizamos técnicas SEO baseadas em On-page (Fatores internos do site) e Off-Page (Fatores externos ao site). Para que você entenda, veja a divisão de alguns desses fatores (pois são muitos!):
On-page
- Títulos do site
- Inserção de metatags
- Correções de semântica e HTML
- Arquitetura
- Atributo ALT de Imagens
- Domínio
- URLs
- Conteúdo do Website.
Off-page
- Links Externos do site
- Links Internos
- Qualidade dos links
Existem muitos fatores que correspondem às duas categorias e esses são só alguns poucos. Vale lembrar que o SEO é extremamente estratégico e que grande parte das campanhas de SEO de sucesso unem inteligência e aplicação. Não basta corrigir uma lista de fatores aleatórios e aguardar o resultado bater na porta.
Caso você queira saber mais sobre Fatores de Rankeamento, a Moz, maior referência de SEO do mundo, tem um estudo Bi-anual sobre esses fatores, baseado em pesquisas com os principais profissionais da área.
SEO feito para as pessoas
No começo, quando surgiu o mercado de SEO, as práticas e técnicas eram voltadas essencialmente para o buscador. O que hoje é considerado uma prática ruim pelo Google, podendo gerar punições automáticas e manuais e, até mesmo, banimento dos resultados de pesquisa.
O próprio Google recomenda que você crie sites e estratégias que sejam relevantes para as pessoas e escolha profissionais que façam trabalhos sérios. Além disso, existe um conjunto de boas práticas, também criado pela Google, chamado de Diretrizes para Webmasters. Aqui na Assoweb, por exemplo, nós validamos todo o site em cima dessas políticas. Hoje já existe uma série de Algorítimos que visam identificar e aplicar punições em sites que não respeitam essa diretriz.
Qual é a vantagem do SEO?
O SEO, quando bem feito, pode aumentar o tráfego de qualidade do seu site e isso pode resultar em mais vendas, mais leeds e mais negócios sendo gerados pelo seu site.
Um ponto importante é que o SEO é uma estratégia contínua de médio/longo prazo. Isso porque a base de um trabalho bem feito é a construção de autoridade junto ao buscador e isso se faz com confiança e qualidade de conteúdo.
Conclusão
A grande dica é você optar sempre por facilitar a vida do usuário do site. Preocupe-se em como ele acessa seu site e se encontra de maneira fácil e intuitiva o que procura. Aliando isso à uma ótima estratégia de marketing e um SEO muito bem feito, com certeza lhe renderá boas conversões!