Fale conosco | (61) 3550-5559

SEO em sites one page, single page ou página única

Homeagencia de publicidade em brasiliaSEO em sites one page, single page ou página única
Beleza e resultados não combinam com os atuais sites em uma única página ou one pages ou single pages e a otimização do site com métricas de SEO e SXO. Cada vez mais as agências e profissionais de web estão utilizando o conceito de site de uma única página, que contém um resumo de todos os serviços ou produtos, seguidos por um formulário de contato. Vamos ao exemplo abaixo

Beleza e resultados não combinam com os atuais sites WordPress em uma única página, one page ou single page e a otimização do site com métricas de SEO e SXO.

Cada vez mais as agências e profissionais de web estão utilizando o conceito de site de uma única página com WordPress, que contém um resumo de todos os serviços ou produtos, seguidos por um formulário de contato. Vamos ao exemplo abaixo:

Beleza e resultados não combinam com os atuais sites em uma única página ou one pages ou single pages e a otimização do site com métricas de SEO e SXO. Cada vez mais as agências e profissionais de web estão utilizando o conceito de site de uma única página, que contém um resumo de todos os serviços ou produtos, seguidos por um formulário de contato. Vamos ao exemplo abaixo

 

O grande ponto destas peças virtuais é a questão da interatividade com o usuário. Eles possibilitam uma experiência formidável ao usuário, que ao ser combinado com o efeito Parallax, produz uma sensação muito legal ao consumir o conteúdo.

Porque não usar um site one page, single page ou página única mesmo em WordPress?

Porque todo mundo se perde. Ou melhor, porque todo mundo perde.

Quando efetuamos uma busca no Google, o mecanismo de pesquisa deles procura relevância. E isso engloba diversos fatores que os sites que chamados de multi páginas conseguem apresentar de uma maneira bem mais eficaz do que um single page.

Matt Cutts, do Google, diz o seguinte:

“Vai depender muito da sua área de atuação, qual tópico está sendo abordado, e em qual tipo de layout tal informação está sendo veiculada. Mas, se colocar todas as informações em uma única página funcionar para você e para seus usuários, provavelmente funcionário para o Google também” (veja vídeo abaixo).

 

O formato do URL (ou endereço WEB)

a URL de seu site pode ser o fator determinante para um bom posicionamento de seu site junto às pesquisas do Google. Podemos trabalhar para que palavras relacionadas à pesquisa sejam encontradas na URL e no título do conteúdo que estamos dizendo ao Google que nosso site possui.

Ao se utilizar um single page, esse recurso desaparece. Veja o site promocional da Gol: ao clicar sobre os menus que te remetem a determinado setor do site, a URL continua sempre a mesma! Dessa maneira, pensemos assim: você tem um conteúdo no seu site SINGLE PAGE que fala sobre “gestão em produtos orgânicos”.

Então o cidadão acessa o Google e digita exatamente isso: “Gestão em produtos orgânicos” – veja abaixo:

No site SINGLE PAGE: www.seudominio.com.br
No Multi Páginas: www.dominioconcorrente.com.br/gestao-em-produtos-organicos

E então, quem terá maior visibilidade? E o SEO hoje é uma grande ferramenta para superar a crise em que o Brasil está vivendo ultimamente!

Conheça alguns projetos realizados pela Agência Carcará

Desenvolvimento do site em WordPress para a gigante empresa de TI Systech Tecnologia Desenvolvimento do site em WordPress para o escritório CCA Advogados Associados, com conteúdo em versão em inglês Desenvolvimento do site em WordPress para o escritório CCA Advogados Associados, com conteúdo em versão em português Modernização site Coluna Home Center, um dos pilares para qualquer planejamento de marketing digital para empresas de material para construção

O conteúdo do seu site e as single pages

Quando trabalhamos com sites multi páginas, nós podemos espalhar nossos conteúdos e palavras chaves para diversas delas. Podemos abordar diversos assuntos que fazem referência a um determinado tópico, ou mesmo dividir um tópico mais longo em várias partes. Dessa maneira, nós conseguimos oferecer mais conteúdo de qualidade ao usuário quando o mesmo pesquisar por tal informação junto aos buscadores.

Quando trabalhamos com sites single page, esse recurso do “spread the word” se esvai no conceito do site. Como eu posso dar ênfase em textos ou informações longas, se eu tenho um espaço restrito para alocar meu conteúdo?

Melhor ainda seria perguntar: se não tenho as palavras chaves no título da minha URL, como eu vou fazer para que o conteúdo importante do meu site tenha destaque no Google? Acredite simplesmente ele não vai!

Ainda mais após as mudanças realizadas pelo Google nos motores de busca em 2015, dando assim maior relevância para sites com otimização em SEO

O real problema dos sites one pages e o SEO

Quando pensamos em SEO, uma das bases do trabalho é você pensar em como o usuário vai te encontrar na web e estar presente nestes termos. Normalmente estes termos são variações dos seus principais e são os grandes direcionadores de tráfego.

No caso de um site de página única, ele irá conter diversas informações na mesma página e não terá benefícios como Título, Meta Description, URL e sinais sociais, que são presentes por página.

Um exemplo mais direto, seria o caso da página do cantos citada acima. Ela possui diversos atrativos listados. O benefício em termos de SEO, seria criar uma página para cada um dos elementos, criando títulos focados nos nomes dos eventos, agendas, notícias, e assim ganhar maior relevância nos buscadores de busca e em consequência atingindo mais potenciais clientes.

Finalizando

Ainda que seja muito bonito, um site de uma única página pode perder diversos benefícios em termos de SEO para estar bem posicionado. Cabe ao gestor do projeto avaliar qual a intenção do website/página e assim tomar a decisão que achar mais pertinente.

Como profissional de SEO, eu recomendo sempre a criação das páginas focadas em seus termos, para tirar sempre proveito de um site one page.

Pense bem qual é o seu objetivo e quais as metas que sua empresa deseja alcançar. De repente, um site mais estiloso e com muitas páginas direcionadas para cada atividade ou serviço de sua marca lhe trará muito mais retorno do que um site cheio de efeitos  que apenas enche os olhos. E não o caixa de sua empresa!

SEO em sites WordPress multi páginas a melhor solução para sua empresa

Hoje a melhor solução para uma empresa é realmente ter um site em WordPress com muitas páginas institucionais, organizadas e divididas de maneira estratégica. Aqui na Agência Carcará levamos a sério todos os nosso projetos desenvolvidos e acreditamos que o SEO é sem dúvida a melhor solução a médio/longo prazo para sua empresa. Clique aqui e conheça o nosso portfólio de sites.

Se você gostou dessa matéria confira essas outras postagens:

 

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube