Muitos de nossos clientes perguntam qual a melhor estratégia de Marketing Digital? Tráfego pago, vídeo promo, site em WordPress ou tudo isso? Vamos tirar suas dúvidas e ao mesmo tempo mostrar as vantagens para sua empresa em Brasília.
É difícil determinar com precisão quando que o marketing surgiu, afinal, ele nasceu juntamente com as primeiras interações comerciais entre as pessoas e sabe-se lá quando isso aconteceu. O marketing como disciplina já está estabelecido há anos, mas está sempre acompanhando as evoluções da humanidade, adotando novos métodos cada vez mais eficientes.
Em tempos mais recentes, a partir do final do século XX para ser mais preciso, o marketing começou a entrar na era digital. Aos poucos os orçamentos das empresas começaram a migrar dos outdoors, panfletos, rádio e televisão para a Internet e todos os recursos que ela oferece. Nesse momento surge o marketing digital, que também pode ser chamado de marketing on-line, eMarketing, entre outros.
O que é marketing digital?
Por definição o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. E não é à toa que os budgets estão migrando para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, que permitem um maior ROI (Retorno Sobre Investimento).
O marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B ou B2C. Hoje sabe-se que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital e o marketing de conteúdo vieram para ficar.
Quais são as vantagens do Marketing Digital?
Não é à toa que o marketing digital está crescendo vertiginosamente. Além do fato de que o número de pessoas conectadas à Internet cresce aceleradamente e que cada vez cada indivíduo está cada vez mais conectado (pense que hoje temos relógios, carros e até geladeiras na Internet!), temos também todas as vantagens que o próprio meio digital oferece, como:
Alcance Global
Se você já estudou marketing sabe que um dos famosos 4 Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar ou região em que você irá executar suas ações.
Se você está fazendo uma campanha que envolve, por exemplo, outdoors ou flyers, a limitação geográfica impacta diretamente no custo e tamanho da ação, afinal, são peças que estão no mundo “real”. Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.
Interatividade
Uma das grandes vantagens do marketing na Internet é que ele deixa de ser uma via de mão única. Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações mais ricas e aprofundadas com seu público.
A grande vantagem disso é que, além de você conseguir chamar mais a atenção do público, toda vez que ele interage com uma ação de marketing ele também está gerando informações (comportamentais e demográficas) que podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e criar ações cada vez mais eficientes.
Métricas
Esse é de longe uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital. Na Internet quase tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc. Essa quantidade de dados gerada é de extrema importância para que os profissionais de marketing possam criar campanhas mais eficientes e tomar ações mais embasadas. Como diz o ditado: “informação é poder”.
Tempo real
Como na Internet tudo pode ser mensurado em tempo real, os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando assim desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.
Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia.
Segmentação
Essa vantagem é diretamente relacionada ao fato de ser possível coletar uma enorme quantidade de dados sobre as pessoas na Internet, o que possibilita que as empresas façam investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo. Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente.
Quais são as ferramentas usadas no Marketing Digital?
Assim como o marketing tradicional, o marketing digital possui centenas de ferramentas, canais e formatos que podem ser utilizados para se alcançar os resultados desejados. Seguem abaixo algumas das estratégias e ferramentas que todo profissional deve conhecer para entrar nesse mercado:
O Search Engine Marketing envolve qualquer ação de marketing digital focada em trazer resultados através de sites de busca, como o Google. O SEM é de extrema importância pois hoje os sites de busca são o canal de entrada de quase todo mundo na Internet e trazem um tráfego extremamente qualificado. Toda vez que uma página é encontrada em algum site de busca, já havia um interesse por parte do usuário no assunto (afinal, foi ele que fez a pesquisa), o que aumenta muito a chance desse tráfego ser de qualidade. Dentro do SEM nós temos duas principais maneiras de se trabalhar: SEO e PPC.
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma das principais práticas de marketing na Internet e tem como objetivo melhorar sua posição na busca orgânica do Google e outros sites de busca. Um bom trabalho de SEO envolve dezenas de diferentes ações, que vão desde otimizar seu site para que ele carregue rápido e funcione em celulares até a criação de bons conteúdos. Aparecer no primeiro lugar do Google é uma ótima maneira de trazer visitas qualificadas e “grátis”, afinal, você não paga para aparecer lá.
Não é à toa que eu coloquei o grátis entre aspas na frase anterior, pois apesar de não ser possível comprar sua posição no Google ainda é necessário fazer investimentos no seu próprio site. A base de qualquer SEO bem feito é ter um conteúdo de qualidade, sem isso de nada adianta otimizar à perfeição seu site, pois a principal missão do Google é entregar o melhor conteúdo para seu público e ele se tornou muito bom nesse quesito ao longo dos anos. Tendo o conteúdo como base há várias ações que podem ser tomadas, como pesquisas de palavras-chave para te ajudar a rankear para termos mais importantes, otimização do HTML do site, etc.
PPC (Pay per Click)
Nem só de resultados orgânicos vivem os sites de busca, afinal, eles precisam ganhar (muito) dinheiro de alguma maneira. A principal fonte de receita desses sites são os anúncios patrocinados, ou PPC (Pay per Click) em que o anunciante paga para aparecer no topo dos resultados de busca. É claro que os sites sempre avisam que esses resultados são patrocinados, o que os torna menos eficientes do que resultados orgânicos.
No caso do Google eles possuem uma rede chamada AdWords em que você insere seus anúncios que serão mostrados de acordo com as palavras-chave que te interessarem e que forem trazer o melhor tráfego. Apesar do AdWords ser pago, também é interesse dele que os anúncios sejam relevantes, por isso não basta pagar, seu anúncio deve ser bem feito e levar para uma página de qualidade (eles usam uma métrica chamada Quality Score para definir isso).
Mídia Display / Ad Networks
A mídia display é o formato mais tradicional de se fazer marketing digital, basicamente são aqueles famosos “banners” e outros anúncios gráficos que vemos em vários sites por aí, principalmente portais. Quando o marketing digital começou a fazer sucesso, os publicitários investiram no formato display, já que era o mais similar a comprar um espaço publicitário em mídia impressa.
Aos poucos a mídia display foi evoluindo e surgiram as Ad Networks, que são redes centralizadas que distribuem os anúncios em vários sites distintos, sem a necessidade do anunciante negociar com vários veículos distintos. Hoje existem vários tipos de Ad Networks, algumas mais corporativas, outras de nicho e, claro,o o AdSense, provavelmente a maior do mundo, totalmente self-service.
O marketing por e-mail continua firme e forte e é, de longe, um dos meus canais favoritos pois é um canal de contato direto em que o assinante te deu autorização (claro, se você não comprou a lista, o que é uma péssima prática) para enviar um conteúdo para sua caixa de entrada. É claro que, assim como a mídia display o uso de e-mail como estratégia de marketing evoluiu muito com o tempo.
Hoje não adianta simplesmente conseguir uma lista gigante de e-mails a qualquer custo e disparar emails publicitários torcendo para conseguir uma venda mesmo com uma baixa taxa de conversão. Iniciativas assim já não funcionam mais como antes, provavelmente seu e-mail cairá em uma caixa de spam.
Native advertising (publicidade nativa)
A publicidade nativa é relativamente recente na Internet, e ganhou muita força depois que as mídias display começaram a perder eficiência e com o crescimento do marketing de conteúdo. Native advertising é uma publicidade no formato “nativo” do site em que ela se encontra. Hoje é muito comum marcas criarem, por exemplo, seus próprios publieditoriais ou listas em sites como o Buzzfeed.
O crescimento da publicidade nativa é muito associado ao fato de que o público já não tem muita paciência para ser interrompido enquanto consome seu conteúdo e na Internet é muito fácil ir buscar esse conteúdo em outro lugar, diminuindo a eficiência dos formatos tradicionais. Por causa disso as marcas começaram a criar o conteúdo elas mesmas e inserir em outros sites, mesclando seus conteúdos com a experiência de uso “nativa” deles. Pouca gente sabe, mas outro formato tradicionais de publicidade nativa são os próprios anúncios do Adwords que, mesmo sendo anúncios, seguem o formato (de resultado de busca) e a dinâmica do Google.
Outros
As ferramentas e práticas citadas nessa lista estão longe de serem realmente exaustivas, pois novos formatos e ideias surgem o tempo todo na Internet. Marketing focado em redes sociais, vídeo, interatividade, realidade virtual (sim, já existe), entre muitos outros, são somente um exemplo do que é possível fazer no marketing digital.
Um bom profissional de marketing digital deve ser capaz de estar sempre informados sobre as novas possibilidades do mercado, mas claro, sempre tomando cuidado para não cair na armadilha de achar que toda novidade é boa. Planejamento acima de tudo!
Algumas ferramentas de Marketing Digital para o seu dia-a-dia
Marketing Digital: Aprenda o Que é e Como Fazer!
SEMRush
O Semrush é uma das ferramentas mais completas para o monitoramento do desempenho de palavras-chaves orgânicas. Seja para realizar uma pesquisa completa de SEO em seu blog ou para obter alguns resultados de campanhas de PPC, o Semrush é uma ferramenta essencial para qualquer time de marketing.
Mailchimp
Se você está em busca de uma ferramenta de marketing digital que te auxiliará na delicada tarefa do email marketing, o MailChimp é uma ótima solução. Nesta ferramenta você tem a oportunidade de enviar emails, automação de envio, campanhas com envios estratégicos além de contar com uma detalhada gama de relatórios sobre seus envios. Não deixe de conferir esta ferramenta.
Survey Monkey
Quer saber a opinião de seus clientes sobre seu site, campanhas e até mesmo produtos? Utilize o Survey Monkey, uma ferramenta gratuita (parcialmente) que possibilita a criação de pesquisas. Seus questionários gratuitos podem receber até 100 respostas, além dessa quantidade você pode assinar algum dos vários planos que eles oferecem.Marketing Digital: Aprenda o Que é e Como Fazer!
Como escolher uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe as vantagens do Marketing Digital e porque você deveria usá-lo como uma ótima estratégia para sua empresa, surge a dúvida: como escolher uma agência de Marketing Digital? Fazer uma pesquisa completa e profunda sobre as agências disponíveis no mercado é essencial para você acertar na sua escolha.
Não tenha vergonha de perguntar
Pense nos seus objetivos ao utilizar o Marketing Digital para seu negócio e não tenha medo de fazer perguntas para a agência que você pensa em contratar: seus objetivos estão de acordo com os serviços que a agência oferece? Quem é a equipe responsável pela sua demanda? Conheça a equipe, descubra quem eles são como profissionais e tenha conhecimento de todos os processos que envolverão a realização de serviços para sua empresa. Não tenha vergonha! Conhecimento sobre a agência e sobre quem irá lidar com seu conteúdo é necessário. Saber os preços dos serviços e compará-los com as outras agências concorrentes também é muito importante para criar uma noção do custo real dos produtos que estão sendo oferecidos. Tenha também conhecimento do cronograma utilizado por eles. Mantenha-se informado!
Como a agência analisa e mensura resultados?
Uma agência profissional conseguirá te mostrar as métricas que eles utilizam para mensurar resultados baseados em seus objetivos de negócios. No Marketing Digital é essencial que você saiba quais métricas acompanhar para saber o que anda funcionando ou não. Você vai querer se manter informado sobre seus CPL (Custos por Lead) ou CAC (Custo de Aquisição por Cliente), além de várias outras métricas. Peça para a agência te mostrar cases de sucesso de outros clientes e os benefícios que ela foi capaz de trazer para eles. Tenha certeza que a agência foi capaz de trazer ótimos resultados para outros clientes antes de escolhê-la.
Quais são as qualificações da agência?
Descubra se a agência possui profissionais respeitados no mercado e qualificados. A agência desenvolveu novos processos? Foi reconhecida por algum trabalho realizado? Possui alguma credencial especial de qualidade? Saiba exatamente quem eles são antes de contratar o serviço.
E, finalmente: não seja pão duro!
Não caia na armadilha de contratar o serviço mais barato só para economizar. É melhor gastar um pouco mais e ter certeza que você está contratando um serviço de qualidade e reconhecido no mercado. É melhor contratar uma agência certificada do que acabar perdendo oportunidades de negócios para poupar recursos. Seja esperto com seu orçamento, mas saiba onde investir!Marketing Digital: Aprenda o Que é e Como Fazer!
Marketing de Conteúdo
Obviamente esse artigo não poderia terminar sem uma menção ao marketing de conteúdo, afinal, essa é nossa especialidade. O marketing de conteúdo é uma especialidade do marketing digital que usa os vários recursos mencionados acima, mas tendo sempre como base o uso de peças de conteúdo para atrair e engajar o público, com o objetivo de gerar negócios. O marketing de conteúdo é muito focado na criação e manutenção de algum (ou vários) canais, como um blog, que servem para entregar conteúdo de qualidade para o público-alvo. Montar uma estratégia de marketing de conteúdo envolve vários canais (como criar um blog, gerenciar suas redes sociais, etc) e muito planejamento.Marketing Digital: Aprenda o Que é e Como Fazer!
Concluindo
Como você pôde ver, o marketing digital é bem completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado, mas para se tornar um profissional da área basta estudar bastante. Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet.
Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes. Espero que esse pequeno artigo sirva como primeiro passo para você entender o suficiente para ir nessa direção. E se ficou alguma dúvida sobre o assunto: é só perguntar para a Agência Carcará que vamos sim tirar todas suas dúvidas!