Fale conosco | (61) 99248-1543

SEO: reações à última atualização do algoritmo do Google

HomeSEO otimização para siteSEO: reações à última atualização do algoritmo do Google
SEO – sigla em inglês para Search Engine Optimization – é uma estratégia de marketing usada para melhorar o ranqueamento de um site no Google e em outros buscadores e, assim, aumentar o tráfego orgânico.

No dia 15 de março de 2023, o Google lançou sua primeira grande atualização de algoritmo do ano, conhecida como Core Update de março de 2023.

Alexandre Augusto, especialista de SEO da Carcará, notou que a atualização teve um impacto significativo no tráfego da web, com mudanças importantes nos destaques e no mundo SEO.

Segundo Barry Schwartz, especialista em buscas do Search Engine Roundtable, a atualização de março de 2023 pode ter um impacto maior na comunidade de SEO “Black Hat” do que na “White Hat”, embora isso ainda não tenha sido confirmado.

O “Black Hat” envolve técnicas que violam as diretrizes dos mecanismos de busca, como preenchimento de palavras-chave, texto oculto e troca de links.

A atualização de núcleo de março de 2023 do Google é uma mudança significativa e ampla em seu algoritmo e sistemas, e segundo a empresa, tem como objetivo aumentar a relevância geral de seus resultados de busca.

E embora historicamente o Google não revele detalhes sobre suas atualizações de núcleo, o gigante das buscas anuncia sua existência para alertar os proprietários de sites sobre possíveis mudanças nos padrões do tráfego.

Para se preparar para as atualizações de núcleo, os proprietários de sites precisam focar no conteúdo de alta qualidade, seguindo as diretrizes do Google.

Aos poucos, o impacto da atualização de núcleo de março de 2023 será melhor compreendido, e os proprietários de sites poderão se adaptar para seguir as melhores práticas de SEO.

O que fazer após uma atualização de núcleo do Google? Nada

Pesquisa realizada pela Hedgehog em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou o grau de conhecimento em SEO dos lojistas brasileiros e de Brasília.

As atualizações do Google são comuns e às vezes podem afetar negativamente o tráfego e o ranking de um site. Entre essas atualizações estão as atualizações de algoritmos principais, que muitas vezes deixam os proprietários de sites confusos sobre o que fazer.

De acordo com o Google, a melhor abordagem é não fazer nada.

Isso porque, segundo a empresa, não há nada errado com as páginas que performam menos após uma atualização de algoritmo.

Essas páginas não violaram as diretrizes para webmasters nem sofreram ações manuais ou algorítmicas.

Na verdade, as atualizações de algoritmos principais visam melhorar como os sistemas do Google avaliam o conteúdo de forma geral, e isso pode fazer com que páginas anteriormente sub-recompensadas sejam recompensadas.

Mas então, o que acontece com as atualizações de algoritmo e como melhorar o site para garantir que ele não apenas sobreviva, mas se saia bem após uma atualização?

A resposta é: você precisa se tornar menos imperfeito do que a sua concorrência. Isso significa que, embora não possamos saber exatamente quais são todos os sinais do algoritmo do Google, existem boas práticas de SEO que você pode seguir.

E aqueles que seguem essas práticas e fazem o melhor para otimizar o site são aqueles que têm mais chances de se sair bem após uma atualização de algoritmo.

O que acontece com as atualizações de algoritmo é que elas podem agrupar variáveis ​​sinergicamente, ou mudar a ponderação de algumas variáveis, ou ainda recompensar mais algumas classes de sites (como os sites informativos em detrimento dos sites navegacionais), resultando em alterações no ranking dos sites.

Em outras palavras, você pode ter feito tudo certo, mas os seus concorrentes podem ter feito tudo “certo-er”. Por isso, é importante focar nas melhorias que você pode fazer para o seu site, sem se preocupar em consertar erros inexistentes ou penalizações.

Ou seja, se o seu site foi afetado negativamente por uma atualização de algoritmo do Google, a melhor abordagem é manter a calma e se concentrar em melhorar seu site com base em boas práticas de SEO.

Criativos? Também somos! Mas vamos além disso: Comunicamos histórias e Conectamos pessoas! Em Brasília e no Brasil com as melhores práticas e técnicas de comunicação estratégica do mercado.

Estamos com uma nova parceira, Instituto Sabin – Seja bem-vindo ao nosso ninho.

Você sabe qual é o nosso real diferencial? Além de inovadores, criamos conceito em todos os nossos projetos! Solicite um orçamento, vamos tomar um café e entender suas necessidades e elaborar uma solução diferenciada para você! Saiba mais.

Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube