O anúncio da volta do McFish causou frisson entre os clientes do McDonald’s, que há cinco anos esperavam o retorno do hambúrguer de peixe ao menu dos restaurantes brasileiros. Embora o sanduíche tenha muitos fãs, a decisão não foi fácil — tentativas anteriores não se concretizaram. Conheça os bastidores dessa história agridoce.
Como o McDonald’s bateu o martelo
O McDonald’s decidiu pela volta do McFish há mais de seis meses. O diretor de marketing da companhia, Sérgio Eleutério, disse em entrevista exclusiva ao UOL que as equipes responsáveis por mapear o comportamento dos usuários começaram a ver que o engajamento ia além do grupo habitual que faz barulho nas redes sociais pela volta do sanduíche. Ou seja, furou a bolha a ponto de fazer a rede americana querer apostar no regresso do lanche de peixe.
A campanha de relançamento inicialmente ficou restrita às mídias digitais da marca. O primeiro passo fora do celular foi na tela do cinema: no fim do ano passado, uma cena que apresentava pistas do retorno do sanduíche foi exibida antes das sessões do filme “Aquaman 2: O Reino Perdido”.
Agora que o retorno é oficial, o McDonald’s vai investir também em inserções na televisão. A partir de 30 de janeiro, data em que os consumidores que compraram um voucher de pré-venda poderão retirar o sanduíche nas lojas, a empresa vai exibir materiais na TV aberta. O McDonald’s é um dos patrocinadores do BBB 24, mas Eleutério não confirmou se haverá ações no programa.
O McFish tem uma comunidade pequena de consumidores engajados e muito apaixonados. Mas nós percebemos que a saudade do McFish passou a existir para um público maior do que essa comunidade. Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald’s
Afinal, o McFish saiu do cardápio por vender pouco?
Essa é uma pergunta que todo fã do hambúrguer se faz. Questionado pela reportagem, Eleutério disse, sem entrar em detalhes, que a decisão se deu em 2019 “por uma estrutura de análise de dados para entender o que o consumidor quer”. Mas ele admite que, comparando com o Big Mac ou o Cheddar Melt, por exemplo, a saída do McFish é de fato muito menor.
Fonte: UOL