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14 dicas para revitalizar sua loja de materiais de construção

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Sem dúvidas estamos nos reinventando durante a pandemia do Coronavírus! E para auxiliar segue 14 dicas para ajudar sua loja de materiais de construção na pandemia do COVID-19

Conheça 14 dicas para ajudar sua loja de materiais de construção e home center além do tráfego pago e marketing digital

Para te auxiliar vamos listar 14 dicas que podem te ajudar a deixar sua loja de materiais de construção mais eficiente e lucrativa, seja ela no mundo offline (a loja em si), como também ela sendo vista na internet. São ações que realizadas com dedicação e foco, podem trazer resultados maravilhosos. Onde o principal seria mesmo a visibilidade de sua marca perante os concorrentes e a possibilidade de sua empresa estar na mente de seu potencial cliente.

Vamos começar com as dicas que você pode realizar no visual da sua loja, onde na maioria das vezes você não terá quase que nenhum custo financeiro para realizar tais mudanças:

1. Iluminação

A loja precisa de iluminação do tipo geral (veja ilustração abaixo) e farta em toda a área de exposição de produtos. Porque são itens pequenos, em cores escuras ou uniformes e, em alguns casos, precisam da iluminação para serem bem expostos. É o caso dos pisos externos. Os pisos expostos na entrada da loja com luz natural, tem seus detalhes de relevo valorizados.

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Tudo o que é bonito, atrai. Então escolha bem os pisos e a forma de expor. Se eles formam um desenho, arrume-os de forma que na exposição esse desenho esteja formado. Se tem muitos detalhes de relevo, aproveite a luz!

Dentro da loja, um piso claro unido a uma iluminação farta vai aumentar essa sensação de conforto, porque tudo estará visível. Mesmo numa loja pequena, aproveite a luz natural ao máximo. Para isso, crie vitrines. Assunto de nossa próxima dica…

2. Vitrines

Não é só loja de roupa que precisa de uma boa vitrine para atrair seus clientes. Se sua loja tem a entrada em vidro, aproveite! Faça montagens começando por pisos e revestimentos e continuando com tintas e objetos coloridos (mesmo que não tenha objetos de decoração vale tudo que for colorido). Crie um ambiente de demonstração. Eu posso dizer pelas experiências passadas, que entraria numa loja assim, sem pensar!

3. Disposição dos produtos

Item de extrema importância. Os produtos precisam estar expostos de forma muito organizada. Separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas, nas prateleiras de exposição bem abaixo dos itens.

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Se sua loja tem pouco espaço de exposição, procure ter um espaço anexo para depósito. A área de exposição é para expor e não para servir como um estoque.

Veja que, no exemplo acima, os produtos estão todos lá, porém em poucas quantidades. Outra dica quando não há muito espaço de armazenagem diz respeito ao gerenciamento de seu estoque. Nosso próximo assunto.

4. Estoque

O que seu gerenciamento de estoque tem a ver com a sensação do cliente na sua loja? Tudo! Um estoque bem gerenciado não atola seu espaço com produtos de pouco giro. Mantenha sempre um estoque enxuto. Outra dica bacana que li foi de uma consultora do Sebrae: “tenha muitos fornecedores e pouco estoque”. Programe suas compras e analise a saída de produtos. Você vai conseguir separar quais tem mais saída e quais estão ali há meses. Dessa forma você pode gerenciar o que precisa ou não comprar na data programada e deixa seu estoque mais eficiente e menos abarrotado. Assim, seu depósito também fica mais organizado e com menor chance de atrasar entregas por desorganização. Outra dica: dê baixa em seus produtos somente após a entrega no cliente para evitar que o retorno de alguns produtos não gere um entra e sai de estoque.

5. Orçamento

Nesse setor é indispensável oferecer ao cliente um orçamento detalhado, com todas as informações de forma clara e fácil de encontrar.

Para seu gerenciamento, os orçamentos são uma forma de manter contato com aquele cliente que passou para uma pesquisa de produtos e preços. Mantenha seus orçamentos ativos. Ligue para os clientes ainda em dúvida. Entenda qual a dificuldade e brigue por aquela venda! Apesar de ser um dos ramos mais sólidos em venda de produtos, por outro lado há muita concorrência. Não se intimide com os grandes centros de materiais para construção e reforma. Valorize suas vantagens: proximidade, facilidade de troca, possibilidade de manter um depósito de crédito do cliente, entrega rápida, atendimento personalizado. Você tem tudo isso em seu negócio. Aproveite!

6. Depósito de crédito do cliente

Esse é um ramo em que é mais comum o cliente depositar um valor e ir retirando os produtos em momentos diferentes do que a pendura. Para um cliente que está realizando uma reforma e não tem como comparecer a loja com frequência para retirar novos itens é “uma mão na roda” ter a possibilidade de depositar um valor que será gerenciado pelo próprio fornecedor. No caso, sua loja!

7. Gestão informatizada

Para realizar todas essas importantes ações de organização de estoque, gerenciamento de orçamento e crédito do cliente, há uma opção no mercado para informatizar sua loja. Uma opção gratuita. Isso. Não precisa limpar os ouvidos. É só uma questão de opção. Nem pense em dizer que, em meio a tantos afazeres, implantar um sistema agora daria muito trabalho. Porque estou falando de uma opção disponível no mercado que é muito fácil de usar. Você não teria que parar a loja para lançar todos os produtos antes de começar a usar esse sistema. Neste software, você em a opção de cadastrar e lançar os produtos no momento da venda. Assim, a implantação ocorre gradualmente.

Fonte: Carol do Nex

Já que tivemos essas dicas que podem ser aplicadas a sua loja física, vamos agora pensar um pouco na visibilidade da sua loja de materiais para construção no mundo digital (on-line):

1. Crescimento na produção de vídeos:

Vídeos produzem métricas extremamente precisas sobre o desempenho das campanhas de marketing digital. Sejam eles no Facebook, Instagram, YouTube ou até mesmo no seu próprio site.

Vídeos ao vivo também é uma tendência que vem crescendo e que será importantíssima para o próximo ano.

Uma transmissão ao vivo combinada com o marketing de influência, é uma forma incrivelmente útil e de alto alcance.

A espontaneidade e a interatividade da transmissão ao vivo podem, sem dúvida, ser uma grande atração quando feita corretamente, com uma personalidade bem escolhida. Hoje existem ótimas soluções de baixo custo para produção de vídeos de qualidade.

2. Desenvolvimento de Websites modernos e responsivos para visibilidade nos dispositivos móveis

Seguindo esta tendência online, se tornou praticamente obrigatório manter um site, uma espécie de escritório/vitrine virtual da sua empresa onde você pode oferecer seus produtos e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O ideal para quem vai demarcar seu território empresarial na web através de um website, é desde o início já otimizá-lo com as técnicas de SEO.

3. Presença nas Redes Sociais

Além do site, outra forma importante de consolidar sua presença online, é ativar perfis institucionais nas principais redes sociais e produzir conteúdo (informativo, promocional, institucional, educativo) de forma frequente e sistemática, respeitando as regras, formatos e dinâmica de cada plataforma social.

4. Melhore a visibilidade do seu site com SEO

Algumas pequenas empresas ou empreendedores individuais simplesmente deixam de investir em marketing porque é caro. Na verdade, quem comete esse grande erro ainda não conhece bem o marketing digital direito. Estratégias de marketing digital são muito mais baratas e existem até ferramentas gratuitas para divulgar uma marca.

businessman with touchscreen tablet to login application for inspection checking inventory in stock room. Warehouse storage of retail merchandise shop.

Algumas pequenas empresas ou empreendedores individuais simplesmente deixam de investir em marketing porque é caro. Na verdade, quem comete esse grande erro ainda não conhece bem o marketing digital direito. Estratégias de marketing digital são muito mais baratas e existem até ferramentas gratuitas para divulgar uma marca.

A maioria das estratégias gratuitas do marketing digital envolvem atrair tráfego orgânico para seu site ou rede social. Isso significa conseguir visualizações sem precisar pagar por isso. Utilizar visualizações e tráfego orgânico é ótimo para quem deseja baratear suas campanhas de marketing.

Muitas vezes, combinando estratégias orgânicas e pagas é possível conseguir contatos ou vendas por poucos reais. Com a estratégia correta dá para economizar muito e fechar bons negócios ao mesmo tempo.

As estratégias orgânicas que mencionamos neste tópico não exigem qualquer investimento. Entre elas você pode usar ferramentas poderosas, como o SEO. Através de otimizações no site e conteúdo, é possível deixar o site bem posicionado no Google. Sabe o que isso significa? Que toda vez que alguém pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio você estará lá. Só precisa do conhecimento correto e um pouco de paciência para conseguir resultados.

5 – Crie conteúdos atrativos

Os conteúdos que você irá produzir, são parte fundamental para tornar o seu site e redes sociais relevantes. O objetivo é aumentar a atração de clientes, para isso podemos produzir posts de blog, vídeos, fotos, conteúdo visual (cards) tudo recheado de conteúdos interessantes e relevantes para o seu público, não apenas sobre sua empresa ou serviço, mas sobre temas de interesse que possam aproximar e criar uma relação de confiança do público com a sua empresa.

Mesmo que de início essa relação não gere vendas, lembre-se que isso vai refletir na forma com que você é visto, facilitando a forma como será encontrado na internet.

6. Investimento em mídias pagas

É possível um bom resultado digital de forma orgânica? Sim, mas se estiver dentro do seu orçamento é recomendável realizar investimentos estratégicos em mídias pagas, isso certamente ajuda a dar um impulso inicial na sua visibilidade. Talvez essa seja a forma mais rápida e fácil para que a máquina de vendas funcione em um prazo curto de tempo.

Somando um planejamento estratégico eficiente e um bom investimento em mídias, o seu público-alvo é impactado pelas essas mídias pagas, aumentando a quantidade de pessoas atraídas para o seu Website.

7. Presença no Google meu negócio

O Google meu negócio é uma ferramenta gratuita do Google, mas que está ganhando destaque. Serve para a divulgação de pequenos e médios negócios. Uma ferramenta em constante crescimento, que quase mensalmente recebe novas atualizações e novos recursos. Um grande aliado para negócios locais, já que aumenta a exposição nas pesquisas do Google a custo zero.

Como sua empresa pode iniciar o tráfego pago?

Com diversos sites e redes sociais importantes e famosos, como conquistar uma fatia desse mercado diante dos grandes players? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam e adquiram os produtos ou serviços do seu negócio?

O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é um caminho eficiente, mas que precisa de muita perspicácia para funcionar de forma satisfatória.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é, basicamente, elevar o número de acessos a um determinado destino na internet: site, loja, página ou até mesmo rede social.

A partir de um determinado valor de investimento, é possível direcionar quem vai ver seu anúncio e qual o objetivo, seja vender um produto ou serviço, ou trazer mais visibilidade para sua marca, fazendo com que você seja conhecido diante da concorrência.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube