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36% dos lojistas “não vivem sem SEO”, mostra pesquisa

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Pesquisa realizada pela Hedgehog em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou o grau de conhecimento em SEO dos lojistas brasileiros e de Brasília.

Pesquisa realizada pela Hedgehog em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou o grau de conhecimento em SEO dos lojistas brasileiros e de Brasília.

36% dos lojistas afirmaram que “não vivem sem o SEO” quando o assunto é estratégia de marketing digital. Já 45% o qualificaram como “muito importante” e 15% ainda não medem seu impacto.

Além disso, 85% dos respondentes afirmaram que o SEO contribui para aumentar o reconhecimento da loja online.

Estratégias de venda

Quando questionados sobre qual estratégia pode gerar mais vendas no e-commerce, SEO aparece em segundo lugar, com 39% das respostas, atrás apenas do Google Ads (42%).

Em terceiro lugar, aparecem as redes sociais, com 9% das respostas.

Outro ponto interessante da pesquisa diz respeito à produção de conteúdo. 60% dos lojistas afirmaram fazer uso de algum blog ou outra plataforma de conteúdo.

27% não fazem nenhum dos dois, mas os 12% restantes afirmaram que pretendem começar algo do gênero em 2022.

Por fim, 81% dos lojistas pretendem investir mais em SEO em 2022. Junte-se à Agência Carcará e faça sua empresa decolar em 2022!!!

Mas o que é o SEO?

É preciso contar com o SEO — sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

No dia a dia, logo que surge uma dúvida, é bem comum que nossa primeira ação seja uma busca rápida no Google. Não é?

O mesmo vale para milhões de pessoas em todo o mundo, que utilizam esse mecanismo de busca com o intuito de, inclusive, encontrar produtos e serviços — o que faz do Google uma mina de ouro para as empresas que sabem aproveitar essa oportunidade.

No entanto, você já deve ter observado que, na maioria das vezes, você (e todos os outros usuários do Google) costuma dar atenção apenas aos primeiros resultados de uma busca. Então como conseguir que a sua marca ocupe as posições de destaque?

É preciso contar com o SEO — sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Em termos práticos, é como pedir um Uber! Pense comigo: é preciso ligar o GPS do seu celular para que o motorista encontre você. Com o SEO, funciona do mesmo jeito. É necessário fazer melhorias no conteúdo da sua página para que ela possa ser encontrada com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa no Google. Entende?

Por meio das técnicas de SEO, então, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os demais e esteja na primeira página de resultados do Google, chamando a atenção dos usuários com o conteúdo mais relevante para suas buscas.

Funcionamento dos Mecanismos de Busca

Não é novidade para ninguém que a Internet se tornou um grande aglomerado de sites, que cresce cada vez mais com a inclusão de toneladas de informações. Todos os dias, surgem novos mercados, concorrentes e conteúdos para os mais variados interesses e demandas.

E para facilitar a conexão entre as pessoas e essa grande massa de informações, surgiram os mecanismos de busca. São ferramentas que contam com a automação de pesquisas, que varrem a Internet e organizam os assuntos para que sejam disponibilizados aos usuários da melhor forma.

Para isso, esses mecanismos de busca utilizam algoritmos que classificam as páginas da Internet de acordo com um determinado assunto ou palavra-chave, apontando a relevância de cada página dentro de uma busca.

O algoritmo do Google, principal buscador da atualidade, utiliza três processos para realizar esse levantamento e entregar as informações aos usuários. Dá uma olhada:

Rastreamento

O primeiro deles é o rastreamento, processo pelo qual o Googlebot identifica as páginas novas para enviá-las à lista de resultados do buscador. Para realizar essa ação, os robôs utilizam algoritmos para determinar a priorização e a frequência de indexação.

O Googlebot visita cada uma das páginas, verifica a existência de novos links ou alterações, e envia para a indexação, atualizando suas informações.

Indexação

Aqui é onde a mágica acontece. A indexação é o próximo processo, no qual o Googlebot realiza a análise e o processamento de todas as novas páginas e também das alteradas, incluindo todas elas em seu índice.

São indexadas informações acerca do conteúdo do site, sua data de publicação, título, descrição, performance, região e dados estruturados.

Atualização do algoritmo do Google

Já que a concorrência por um bom posicionamento nos mecanismos de busca só aumenta, o Google precisa atualizar constantemente seus algoritmos e, nos últimos anos, vem aprimorando ainda mais suas táticas de indexação para apresentar os melhores resultados aos usuários.

As últimas atualizações focaram nos dispositivos móveis, como o celular, passando a considerar a responsividade dos sites um fator importante para o ranqueamento.

Já a última atualização realizada tem relação com a relevância dos sites e seus conteúdos: a qualidade da página também passou a ser um fator de ranqueamento. Mais adiante, eu vou falar sobre tudo isso com mais detalhes!

Quais são os Fatores de Posicionamento do SEO?

Embora o Google não divulgue quais são os fatores mais relevantes para os seus algoritmos de rastreamento e indexação, sabemos que eles são mais de 200. Isso significa que há vários aspectos a serem considerados e os detalhes podem fazer a diferença no ranqueamento.

Porém, ainda que todo e qualquer fator tenha importância, também sabemos que alguns são priorizados pelo algoritmo ao realizar o ranqueamento para uma determinada pesquisa. Uma boa estratégia de SEO deve levar em consideração cada um deles, trabalhando em conjunto. Por conta disso, separei alguns dos principais elementos que você deve ficar atento para melhorar o ranqueamento das suas páginas:

Qualidade do conteúdo

Durante a construção de uma estratégia de SEO, essa deve ser a sua principal preocupação, mesmo que o Google não fale sobre isso de forma oficial: o primeiro e mais importante fator de todos é a qualidade do conteúdo, ou seja, a relevância que a sua página tem para uma determinada pesquisa.

Na hora de criar um conteúdo, por exemplo, é necessário entregar informações úteis, que atendam de forma real às demandas do usuário e que respondam às suas dúvidas. Simples assim!

Lembrando que um bom conteúdo não serve apenas para garantir um bom ranqueamento do Google, mas também para gerar autoridade e trazer uma maior confiança aos usuários, que prestam atenção no que a sua marca publica.

Responsividade

Grande parte da navegação na Internet hoje é feita por meio de dispositivos móveis, e o Google está sempre preocupado com a experiência dos seus usuários.

Aliás, o próprio Google já declarou que prioriza o posicionamento de sites que sejam mobile ou que contenham responsividade. Essa importância vem do entendimento de que é necessário entregar a melhor experiência possível, então nunca se esqueça disso!

É fundamental que sua empresa conte com sites responsivos ou versões completamente mobile, para que o Google possa ranquear melhor as suas páginas.

On Page

On Page são todas as alterações realizadas dentro das páginas e que são entendidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos do Google, pois permitem que os robôs entendam do que trata o seu conteúdo.

Existem vários elementos que devem ser verificados, porém, vou listar apenas os principais:

Autoridade do domínio

Há um importante ponto a ser entendido quando trabalhamos com uma estratégia de SEO: ela é eficaz, mas os resultados são obtidos em médio e longo prazo, ou seja, é preciso ter paciência e consistência para que o posicionamento almejado seja alcançado.

Isso acontece porque outro critério bem conceituado na hora de ranquear páginas nas buscas é a autoridade do domínio (Domain Authority). Há uma mescla entre a quantidade de tempo de existência do site e a relevância do seu conteúdo para os usuários.

Cada página avaliada herda a autoridade do domínio em que está hospedada, por isso, é importante trabalhar não apenas alguns conteúdos que se acredite serem os mais valiosos, mas também garantir o SEO de todo o site.

A nota para a autoridade vai de 1 a 100. Quanto mais alta a nota que um domínio recebe, maior o Domain Authority, tornando o site com um melhor ranqueamento em relação às outras páginas de menor autoridade.

Por conta disso, caso você esteja na fase de planejamento do seu site, não perca tempo para colocá-lo no ar, mesmo que ainda não tenha muito conteúdo. Uma vez que as páginas estiverem na Internet, elas já começarão a gerar autoridade.

Performance da página

Outro ponto muito importante para o ranqueamento de uma página em uma pesquisa diz respeito à sua performance. Caso o seu site leve mais de 2 segundos para ser carregado em um navegador com condições normais de Internet, o Google o penaliza por prejudicar a experiência do usuário.

Ou seja, o design de uma página é fundamental, mas carregá-la de informações, imagens pesadas e vários GIFs, pode não ser uma boa ideia em termos de performance. Isso deve ser levado em consideração na hora de construir seu site!

Existem algumas formas de contornar essa situação, por exemplo: reduzir imagens e GIFs, minimizar sua qualidade, realizar carregamentos posteriores… além de outras técnicas simples e interessantes.

Arquitetura do site

Todas as informações de um site são lidas pelo Googlebot. Ele espera que exista uma determinada ordem lógica de conteúdo, e a falta dessa organização pode dificultar o entendimento do algoritmo a respeito do conteúdo disponibilizado, o que provoca um impacto direto no ranqueamento.

estrutura das informações dentro da página é fundamental para a navegabilidade, o entendimento e a experiência do usuário, por isso, nada mais natural que o Google leve esse ponto em consideração na hora de ranquear os resultados.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube