Fale conosco | (61) 3550-5559

Palmeiras notifica Burger King por marketing de emboscada e exige que propaganda seja tirada do ar

Homecampanha publicitáriaPalmeiras notifica Burger King por marketing de emboscada e exige que propaganda seja tirada do ar
Rede de fast-food defende que não fez menção direta a nenhum clube de futebol. Esse tipo de publicidade pode ser configurada como crime por uso indevido da marca e concorrência desleal

Burguer King defende que não fez menção direta a nenhum clube de futebol, isso inclui o Palmeiras. Esse tipo de publicidade pode ser configurada como crime por uso indevido da marca e concorrência desleal

O Palmeiras notificou a rede de lanchonetes Burger King, nesta quarta-feira, por causa de propaganda que faz referência ao clube.

Na notificação extrajudicial, a associação exige que sejam removidas “todas e quaisquer postagens” relacionadas ao comercial, bem como uma retratação pública e imediata, sob ameaça de levar o caso à Justiça.

O Palmeiras afirma que houve “marketing de emboscada”, quando ação publicitária é feita por uma marca sem que ela seja patrocinadora do clube, federação ou evento. Neste caso, o Burger King não é patrocinador.

A rede de fast-food criou a propaganda para divulgar novo sanduíche, feito com carne de porco, apelido dado por rivais ao Palmeiras e gritado pela própria torcida nas arquibancadas. Além do Palmeiras, outros clubes são retratados indiretamente: Corinthians, Santos, São Paulo e Flamengo.

O departamento jurídico palmeirense se baseia em algumas leis. O artigo 87 da Lei Pelé estabelece que “símbolos”, “nomes” e “apelidos” são de propriedade exclusiva das entidades de prática desportiva.

Já a Lei Federal 9.279/96, nos artigos 189 e 195, estipula que comete crime quem reproduz marcas registradas sem a autorização do titular. Também há crime de concorrência desleal nos casos em que alguém usa expressões ou sinais, de modo a criar confusão entre produtos.

Procurado pela reportagem, o Burger King afirma em nota que a proposta foi apresentar o novo sanduíche ao público de maneira divertida. A empresa ressalta que não fez menção direta a qualquer clube.

– Sobre a notificação do Palmeiras, recebida pelo Burger King, em relação à campanha de lançamento do Whopper Costela, a marca ressalta que seu objetivo foi apresentar o novo produto de forma divertida, evidenciando o sabor único da carne de porco. O Burger King esclarece que em nenhum momento fez menção direta para qualquer clube de futebol.

 

O Palmeiras também foi procurado pelo ge. O clube confirmou, via assessoria de imprensa, que enviou a notificação extrajudicial. O clube também se manifestou por meio do advogado do clube, André Sica.

– Notificamos o Burger King em razão de ter havido uma clara e ilegal alusão à marca do Palmeiras. O futebol brasileiro está se modernizando e se qualificando. É inconcebível que, neste momento, uma instituição da grandeza do Burguer King prefira piratear as marcas dos clubes ao invés de licenciá-las e contribuir com o fortalecimento desse mercado.

Fonte: Globo GE

Conheça nossos canais sociais: Como chegar, InstagramFacebook e Youtube

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube