Entenda por que o SEO para sites (otimização de sites para motores de busca) deve ser uma prioridade para posicionar o site de sua empresa em Brasília.
“Quem não é visto, não é lembrado”. Começamos com esse velho bordão, que você já deve ter lido ou ouvido falar, pra mostrar como é o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de negócio (geralmente, tradicionais). Se para um negócio tradicional esse bordão é uma “lei”, imagine para quem está começando uma startup ou empresa na internet, que geralmente* vem trazer ao mercado soluções disruptivas, quebrando paradigmas e facilitando alguma coisa na vida do consumidor.
* Eu disse o geralmente porquê há muitas empresas que não trouxeram nada inovador e se julgam ‘startups’. Aliás, vale lembrar que o conceito startup vem sendo usado de forma errônea por muitas empresas, mas falamos disso em outro post.
Para uma startup ou uma nova empresa, que lança um produto ou serviço, os desafios são grandes e as batalhas são árduas, pois vão competir frente a frente pelo mesmo mercado que outros players tradicionais e que tem mais “nome”que uma marca recém-criada. Além disso, quase que em todas as vezes, o orçamento de uma startup ou nova empresa é limitado no começo, impedindo que seja veiculadas propagandas de grande porte, que atinjam seu público-alvo mais rapidamente.
Ou seja, elas competem com grandes marcas e com orçamento limitado. Como lidar com isso?
SEO para sites de pequenas empresas a STARTUPS
Com o estopim de que há espaço para todos na internet, é a oportunidade que as startups e pequenas empresas tem em aparecer. Mas, com um orçamento limitado e sendo dividido entre várias áreas (produto, pessoas, marketing, etc), o SEO para sites (Search Engine Optimization) surge como uma das alavancas para impulsionar o negócio. Vale lembrar que não vamos lidar apenas com os grandes players, mas com todo e qualquer negócio que queira aparecer. Precisamos encontrar um caminho rápido para o usuário chegar até o negócio da nova empesa, ainda mais sabendo que 93% das experiências online começam na pesquisa e 70% dos cliques nos resultados de pesquisa são nos links orgânicos. Ainda há mais dados, que mostram a velocidade e proporção que isso vem tomando: as buscas por voz vem aumentando muito, tanto que de 2016 para 2017 subiram 94%, ou seja, os temas em cauda-longa estão ganhando cada vez mais força e precisamos de conteúdo para conseguir chegar ao nosso usuário.
SEO para sites e a resistência das pequenas empresas em investir
Tudo na internet precisa ser sustentável e com manutenções constantes. De nada adianta conseguirmos o primeiro lugar para alguma palavra-chave e não fazermos a manutenção dela, ainda mais se for algo diretamente ligado ao negócio. Diversos problemas e desafios serão encontrados no mundo dos negócios e nós precisamos de munição para passar por cima deles e manter o fluxo de crescimento constante. Com um bom planejamento e metodologias de rotatividade de soluções, é possível que o SEO seja um aliado para a empresa que busca crescimento.
SEO para sites e a confiança do seu cliente com sua marca
Lembram como começamos o texto? “Quem não é visto, não é lembrado”? Eu acrescentaria algo a mais ainda:
Quem não é visto, não é lembrado e não é confiável.
Isso cabe as startups e pequenas empresas? Sim. Mas entenda: não estou falando que você não é confiável, estou dizendo que se a marca não é conhecida, não tem reputação ou não tem pessoas que usem pra falar bem do seu produto ou serviço, como as outras vão poder confiar? Para isso, as estratégias de SEO e o Marketing de Conteúdo tem um trabalho muito forte a serem feitos, criando e publicando informações, pulverizando conhecimento sobre você e o seu negócio disruptivo, que vai melhorar a vida das pessoas em algum ponto. Trabalhe muito com reviews, busque o melhor posicionamento possível (de forma responsável) para várias palavras-chave, mostre o quanto você domina sobre conhecimento do seu serviço/produto e, acima de tudo, projete nas pessoas o seu propósito e o quanto isso vai facilitar a vida delas ou mesmo o quanto a empresa delas pode ganhar aliando-se a você.
Isso pode ser pra hoje, pra amanhã, pra daqui 5 anos, mas construindo um fluxo, um caminho, com conteúdos relevantes e bem posicionados nos buscadores pode ser o início de uma boa história para mudar a vida de muitas pessoas. E é por isso que eu considero o SEO como uma das prioridades de uma startup, pequeno negócio ou mesmo grandes corporações em Brasília!
SEO para sites sem modernização não terá resultados!
Para fechar o ciclo não adianta levantar a bola do SEO, se o site de sua empresa não está devidamente construído para gerar um sentimento de “acolhimento ou humanização” para seu potencial cliente em Brasília. Lembre-se se o SEO é o responsável para posicionar sua empresa no competitivo mundo virtual, o site é a base para que tudo isso venha ocorrer. Um bom site precisa ser: acessível, ter uma navegabilidade intuitiva, possuir uma estrutura de páginas organizadas e ao máximo facilitar o uso do mesmo em formatos móveis, visto que hoje cerca de 70% do acessos partem de busca no smartphones.
Uma estratégia forte e de resultado com SEO demanda um médio longo prazo para resultados e tudo isso ocorre dentro de uma sinergia que vai além de “palavras chaves” é necessário um vasto estudo de mercado, analises constantes de acessos com identificação das páginas mais visitadas, constante criação de conteúdo direcionado e diferenciado, aumento da permanência do visitante nas páginas fazendo com que site torne-se mais do que uma vitrine, mas uma competente máquina de vendas para sua empresa. Isso é o que representa o SEARCH ENGINE OPTIMIZATION ou simplesmente SEO.
Resultados reais do SEO para sites da Agência Carará no Google
Na teoria tudo é maravilhoso, mas na prática a coisa fica mais séria e divertida! Confira abaixo alguns termos em que a Agência Carcará está bem posicionada em Brasília, graças ao árduo trabalho de SEO realizado em nosso site. Não adianta dizer que fazemos SEO senão conseguimos bons resultados para nossa própria agência! Confira os resultados direto no Google (existe possibilidade de variação de posicionamento de 10% para mais ou para menos):