Você precisa de uma estruturada campanha de lançamento para sua marca, produto, serviço ou sua empresa em Brasília? Saiba que o momento é agora! Conheça o que a Agência Carcará pode fazer por sua campanha de lançamento
Não é só devido a pandemia da COVID-19, mas a todo momento uma empresa precisa lançar um novo produto, uma nova marca, um novo serviço ou mesmo se reinventar de alguma forma para seu público. Esse post vai mostrar a visão da Agência Carcará, que fica em Brasília, em como você pode alavancar a presença de sua marca, não usamos uma receita como a Fórmula de Lançamento de Érico Rocha, mas vamos lhe passar alguns pontos de importante necessidade para o lançamento do seu novo produto.
Alavancar suas vendas no primeiro momento? Ou apresentar seu produto ao seu cliente?
Não vamos jogar água morna nos seus sonhos, mas o objetivo de toda e qualquer campanha de lançamento de nova marca, produto ou serviço não é alavancar as vendas! Vamos explicar de uma maneira simples:
- Se seu produto, serviço ou marca forem novos, você precisa primeiro se apresentar ao seu público. Ele precisa entender o objetivo do serviço, os diferencias da marca ou mesmo as vantagens em se usar o seu produto, em relação a outro que o cliente já use.
- Para fazer com que o cliente compre seu produto ou serviço é necessário ele entender que de certa forma algum problema que tenha, possa ser resolvido pelo produto. Um exemplo mais do que real na pandemia? O boom das marcas/serviços do Ifood, Rappi e Uber Eats. São marcas que estão resolvendo um problema de isolamento da população.
- Segundo dados da PwC Consultoria, os investimentos em publicidade digital devem subir de R$ 3 bilhões para 6 bilhões até 2023, o que representa um aumento de 50%. Não é difícil imaginar que, após um grande período de isolamento e de valorização da internet, esses números se tornem ainda mais expressivos.
Descubra quem pode se interessar por seu produto
Saiba quem está usando produtos similares, quem possivelmente irá comprar o novo produto (no caso o seu) e como será beneficiado por ele. Descubra qual benefício ele oferece ao mercado e qual problema ele resolve para os consumidores. Em seguida, defina quem são as pessoas interessadas em ter seus problemas resolvidos ou necessidades atendidas por ele.
Investigue a concorrência
Avalie como seu produto se diferencia ou se compara com as ofertas de produtos atuais. Lembre-se também de analisar a concorrência indireta. Concorrentes indiretos são aqueles que oferecem os mesmos benefícios que o seu, mas são de outro segmento.
Por exemplo: se você está lançando um novo aparelho portátil para fazer exercícios em casa, um suplemento alimentar para emagrecer pode ser um produto substituto para aqueles clientes que têm como objetivo perder peso ao usar seu aparelho. Identifique as razões pelas quais os clientes compram atualmente produtos semelhantes de outra marca e como você poderá atraí-los para comprar o seu novo produto.
Defina o orçamento a ser investido na campanha de lançamento
Você precisa definir com antecedência o quanto deseja gastar nas ações prioritárias do seu plano de marketing. Muitas vezes essa verba está pré-determinada pela empresa e você terá que adequar seu plano de marketing para lançamento de um produto a esses limites orçamentários. Por isso, ter um orçamento fixo vai te ajudar a se controlar financeiramente e evitar prejuízos.
É importante lembrar que a quantidade de pessoas a serem atingidas está diretamente ligado à quantidade de verba disponível. O investimento a ser realizado para captar clientes na sua região, no seu Estado e no Brasil são bem diferentes.
Fazendo uma pré-venda de sucesso
O principal pilar para uma pré-venda de sucesso é a divulgação. Os clientes precisam saber com antecedência que um produto está sendo lançado no mercado.
É preciso fazer uma comunicação constante de que o prazo de lançamento está se aproximando, estimulando os demais consumidores a também concretizarem compras.
Recursos como o e-mail marketing, a postagem em redes sociais e a criação de um hotsite são ótimas ferramentas para promover esse diálogo. Mas para que eles sejam efetivos vale a pena atentar a alguns fatores: comunicação clara e detalhada, gatilhos de escassez (unidades disponíveis ou edição limitada) e exclusividade e por último a cautela com o estoque e a operação.
Não interrompa suas atividades de marketing
É essencial que os esforços de marketing sejam mantidos, para que sua empresa possa usufruir ao máximo o efeito que o lançamento de um novo produto causa nos consumidores.
É possível que uma grande parte das pessoas atingidas por suas promoções não esteja pronta para adquirir o produto até que ele ganhe algum espaço no mercado.
Isso significa que as estratégias que buscam educar a persona, como a alimentação de blogs, newsletters e redes sociais devem continuar a todo vapor.
Para renovar as energias, trabalhe com formatos diferenciados. Produza, por exemplo, um vídeo mais longo para falar sobre o lançamento do produto e reúna depoimentos de clientes satisfeitos.
Para cada negócio, um objetivo diferente. As campanhas publicitárias servem para qualquer nicho de mercado, ou ocasião. Se o objetivo for posicionar, sustentar, lançar ou educar seu público, é necessário entender qual a função de cada uma. Confira os inúmeros tipos de campanhas publicitárias e veja qual se encaixa melhor ao seu objetivo de marca.
Campanhas Institucionais: Não anunciam um produto ou serviço, mas sim uma marca. Muito usada em datas comemorativas e geralmente tem apelo emocional.Campanhas Sociais: É aquele tipo de campanha voltada para causas sociais, como desemprego, adoção de menor, tóxicos entre outros.Campanha eleitoral: objetiva conquistar votos para determinado postulante a um cargo letivo. Os principais instrumentos de divulgação são adesivos para automóveis, camisetas, bonés, balões e faixas personalizadas.Campanhas governamentais: São destinadas a criar, reforçar ou mudar a imagem de um determinado governo. Representa cerca de 60% da propaganda veiculada no Brasil.Campanha educativa: veiculadas com o objetivo de educar ou orientar a população sobre determinado aspecto, como, por exemplo, campanhas de trânsito.Campanhas de varejo: Os produtos são anunciados pelo intermediário, no caso o varejista. Geralmente estão em forma de tabloides, anúncios de jornais ou comercial de ofertas para TV, usando o preço como destaque.Campanha Industrial: É aquela em que a empresa anuncia seus serviços a outra empresa. Seu diferencial se dá no conteúdo, pois está vendendo algo a alguém que entende do produto que está adquirindo.Campanha Coorporativa: Preenche uma ou mais destes propósitos:
- Divulgar e informar ao público as políticas e normas da companhia.
- Construir uma opinião favorável sobre a companhia, destacando sua administração, know how, tecnologia, aperfeiçoamento de produtos, contribuição para o progresso sociais, etc.
- Desenvolver uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia ou para desenvolver sua estrutura financeira.
Campanha para o Trade: Propaganda do fabricante do produto para o revendedor. O alvo aqui é o supermercadista, lojista, distribuidor. A abordagem do benefício é diferente. Enquanto o consumidor espera que o sabão lave melhor, o revendedor espera que dê mais lucro. O objetivo é mostrar o quanto aquele produto pode ser rentável e trazer lucros para a companhia.
Campanhas promocionais: Divulga a promoção de venda de produtos ou serviços. Geralmente, usam a mídia de forma massiva, através de rádio, tv, revista, etc,.
Campanha de oportunidade: Aproveita a oportunidade de algum tema ou assunto recente e utiliza como mote para divulgar determinado produto ou serviço. Campanha de lançamento: Visam divulgar o lançamento de novos produtos ou serviços.
Campanhas de sustentação: Divulgadas na fase de maturação do produto, ou seja, após o lançamento do produto. O principal objetivo é sustentar os esforços de marketing, de forma a não dar espaço para a concorrência. O mais importante é lembrar que o produto existe, fixar a marca na mente do consumidor.
As campanhas publicitárias são diversas, mas todas têm apenas um objetivo: gerar bons resultados, seja vendendo um produto/serviço ou uma ideologia. Nós da Agência Carcará desenvolvemos diversos tipos de campanhas para variados nichos de mercado. Entre em contato conosco e comece a pensar pessoas como a gente.
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