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Desafios marketing médico para clinicas e hospitais Coronavírus

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Em tempos de coronavírus, pode parecer estranho, mas existem grandes desafios na implementação do marketing médico para clinicas e hospitais na comunicação estratégica da empresa em tempos de pandemia mundial.

Em tempos de coronavírus, pode parecer estranho, mas existem grandes desafios na implementação do marketing médico para clinicas e hospitais na comunicação estratégica da empresa em tempos de pandemia mundial.

Tudo está indo muito bem: clínica arrumada, secretárias a postos e burocracia em ordem, mas a sua agenda de consultas está cheia de espaços vazios devido ao surto mundial de coronavírus? Se esse for o seu caso, doutor, o post de hoje é para você!

De nada adianta ter uma clínica moderna e organizada, um atendimento de alta qualidade e ser um médico bem-conceituado se poucas pessoas sabem de sua existência. É como todos já escutamos: a propaganda é a alma do negócio.

Num mundo cada vez mais tecnológico, no qual o online está presente nas mais diversas ações cotidianas (procura por receitas no Google, aplicativo com mapas para encontrar rotas, indicações de restaurantes, amigos online), é preciso saber onde divulgar de maneira realmente eficaz sua clínica médica.

Pense bem: um indivíduo que precisa de uma informação, atualmente, pergunta para um amigo ou pesquisa no Google? Na área médica, então, nem se fala! Cada vez mais as pessoas desenvolvem o hábito de fazer pesquisas rápidas, por meio da internet, para conseguir respostas para dúvidas, dores e problemas.

E agora com a situação do coronavírus estamos vivendo uma situação que já era esperada: os dados divulgados pelo Governo Federal estão divergindo, e muito, dos dados reais existentes e coletados em estados e municípios. Em resumo estamos nesse momento um completo desalinhamento de informações. E sua clínica ou hospital, como está lidando com essa situação tanto para seu público interno, quanto para seus pacientes?

Por isso, doutor, é fundamental que, para se destacar como profissional de relevância (após décadas de estudos afinco), você também invista tempo e dinheiro onde o seu público o procura: na internet. Para ajudá-lo nessa divulgação, listamos, abaixo, 6 dicas de marketing digital para médicos em tempos de crise mundial. Acompanhe:

1. Tenha um site profissional, atualizado e responsive

Seu site é uma ferramenta importantíssima de marketing digital. Perceba que todas as divulgações e estratégias que você utilizar serão criadas para que o seu público final entre em contato com sua clínica (por meio do site) para obter mais informações sobre os serviços prestados.

Sendo assim, é fundamental que ele seja profissional: atrativo, com fotos de qualidade, intuitivo, rápido e com textos bem escritos (claros e objetivos). Além disso, o site precisa ser responsivo — permitindo visualizações por celular e tablets (pois 80% das pessoas fazem consultas digitais por dispositivos móveis).

Como exposto acima, o site é a sua vitrine para o mundo: ele deve estar atualizado e ter informações interessantes, pois os clientes precisam encontrar rapidamente o que procuram. É essencial que você busque por uma agência de publicidade para desenvolver um website que seja eficiente e atenda às suas necessidades.

A qualidade do seu site é fundamental para que ele tenha um bom ranqueamento no Google. Todo marketing digital para médicos inicia-se com um site profissional. E por fim, seu site tem a missão de encantar as pessoas. Já pensou nisso?

2. Invista em SEO para ranquear seu site no Google

​Já ouviu falar sobre Search Engine Optimization (SEO)? Trata-se de um conjunto de técnicas que fazem com que seu site ou blog indexem no Google, ou seja, são procedimentos e aplicações que possibilitam a você ser encontrado facilmente pelos motores de busca.

As técnicas de SEO são diversas: analisar e planejar palavras-chave (são os termos que seus clientes buscam no Google); estudar a experiência do visitante; verificar se seu site tem usabilidade; mensurar os resultados; perceber a importância do conteúdo; ter uma URL amigável, entre outras.

Concluindo, de nada adianta você ter um site profissional se, quando seus clientes forem pesquisar, não o encontrarem. Guarde essa dica: aplicar estratégias de SEO é fundamental para ser encontrado.

3. Produza conteúdo de qualidade

As pessoas estão interessadas em entender o porquê de suas dores e pesquisam diariamente por soluções. Devido a isso, é fundamental criar um conteúdo de qualidade para que você se torne referência e autoridade na área.

Criar assuntos interessantes e que auxiliem as pessoas é importantíssimo e entra como aliado do SEO. Isso porque, quanto maior for a busca por artigos que você produz, mais o Google compreende que você tem autoridade no assunto e ranqueia bem o seu site, fazendo com que você tenha mais visibilidade.

Esse é o caminho que o cliente faz: com dúvidas, ele realiza buscas no Google e, em seguida, aparece seu blog com a solução do problema, sendo que ele caminha de um artigo para outro. Pode ser que, no meio dessa jornada, a pessoa se interesse pela sua marca e solicite um orçamento.

A produção de conteúdo encanta clientes e conquista novos!

4. Crie um blog

Os blogs são páginas na internet que podem ser personalizadas por pessoas e empresas com imagens, estilos e, claro, conteúdo. Diferente de um site, o blog é dinâmico e pode ser atualizado constantemente.

É por meio dessa ferramenta que você, como médico, produzirá conteúdos relevantes para seus clientes, auxiliando-os em suas dúvidas. É possível, inclusive, divulgar novos aparelhos, novos procedimentos, tendências e novidades.

Como comentado na dica acima, é fundamental que a sua clínica tenha um blog que produza conteúdos com frequência. Isso atrairá novos clientes, fidelizará sua marca e tornará você referência no assunto. E seu site, consequentemente, será indexado no Google.

5. Esteja presente nas redes sociais

Nem dá para acreditar que, há poucos anos, não existiam as redes sociais e todos sobreviviam! Elas fazem parte da nossa vida e, para o marketing digital para médicos ser um sucesso, é vantajoso que ele esteja vinculado às principais mídias sociais:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

Invista nessas mídias. Crie perfis empresariais, alimente-os frequentemente e tire, sempre, as dúvidas dos seus leitores. Interaja com eles!

6. Fique atento às regras do CFM

O Conselho Federal de Medicina criou regras de publicidade médica que devem ser respeitadas por todos os profissionais da área na divulgação de seus serviços ou de suas clínicas. Veja algumas delas:

  • jamais anuncie uma especialidade que você não possui;
  • nunca tenha seu nome envolvido em propaganda enganosa;
  • não divulgue aparelhos ou preços para atrair novos pacientes;
  • não exiba fotos de pacientes;
  • não compartilhe informações que deixem a sociedade preocupada (sensacionalistas);
  • jamais prescreva ou consulte um paciente a distância.

Sabemos que a divulgação off-line já não é mais eficiente e suficiente. Por isso, é fundamental que um médico tenha conhecimentos sobre marketing digital. Ele fará a diferença, atrairá novos clientes e fidelizará os antigos. Portanto, invista seu tempo estudando sobre as possíveis estratégias online para a área.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube