E essa semana em visita a um novo cliente na 202 Norte, tivemos a oportunidade de conhecer a marca Fio Maravilha! Uma maravilhosa barbearia vintage na Asa Norte! Um trabalho de requinte e originalidade sem nenhuma dúvida!
Toalhas aquecidas, barba feita com navalha e rótulos diferentes de cerveja também estão entre os atrativos das barbearias dedicados apenas ao público masculino em Brasília!
Antigamente, lá entre os anos 1920 e 1940, a barbearia era o ponto de encontro dos homens. Era nelas que eles se reuniam para conversar sobre política, economia, mulheres, assunto rotineiros, além de, claro, para fazer a barba e cortar o cabelo. O tempo passou e o ponto de encontro dos homens mudou, mas a preocupação masculina com a aparência só cresceu.
A tal ponto que eles ganham, cada vez mais, espaços exclusivos para cuidar da beleza. Nada de secador barulhento e papo de salão. As novas barbearias unem o charme vintage das de outrora com o que há de mais novo em serviços e tecnologia. A ideia de conceito das marcas e dos serviços é o de passar a impressão de que você está cortando o cabelo do mesmo jeito que o pessoal da década de 1940. O jeito clássico ganha espaço cada vez mais no uso de navalha, toalhas quentes, loções, talco, enfim, tudo como era feito no passado.
O conceito da marca precisa está muito bem definido para que a aplicação da mesma no ambiente seja voltado especialmente para o público masculino deixando os clientes mais a vontade.
Em Brasília podemos citar sem nenhuma dúvida o conceito estratégico de ambientação e de comunicação da Fio Maravilha Barbearia.
O casal Julia Roseo e Tiago Favilla inaugurou, na Asa Norte, a barbearia Fio Maravilha. Com um conceito retrô e diferente, o espaço traz a cultura dos antigos barber shops, apostando numa decoração clássica regada a jazz na vitrola e cervejas especiais.
Inspirados em cidades como Vegas, São Paulo e Rio de Janeiro, os recém-formados em Jornalismo e Administração trouxeram o empreendimento para a capital. Para apresentar os serviços, os rapazes da cidade podem cortar o cabelo por R$ 50 e ganham uma cerveja de brinde . O retoque na barba custa R$ 35. A Fio Maravilha fica na 202 Norte e funciona de segunda a sábado de 9h às 20h. Você pode conferir as novidades no insta @fiomaravilhabarbearia. (Fonte: Paula Santana)
A importância do Branding para uma marca
Muitos empresários não possuem a noção da importância do branding para uma marca. O branding vai além do ponto comercial, o branding para uma marca necessita de todo um conceito e um estudo, para levar ao seu cliente uma nova experiência. E uma das maneiras é agregar valor ao seu serviço, no caso das barbers shops, adicionam em seu projeto uma ambientação adequada, uma equipe bem preparada, um visual retrô, venda de cervejas importadas e artesanais, produtos personalizados e outros elementos de comunicação visual para compor uma experiência real aos seus frequentadores. Tudo isso em conjunto faz com que o preço seja a última coisa a ser pensada! E por meio do branding é possível replicar tudo isso em um site competitivo, gestão de rede social, um ensaio fotográfico publicitário, vídeo institucional e campanhas publicitárias.
Mas o que é Branding?
Uma marca que foi elaborada de maneira eficaz garantirá a uma empresa muito mais do que uma simples identidade, porque ela é responsável em alinhar valores tangíveis e os intangíveis de uma organização. Mas para alcançar esse patamar requer um trabalho de estratégica constante, isso sem falar no posicionamento de ações de comunicação para que “sua” marca apareça para o seu público e também como ela deseja ser percebida. O branding se propõe a fazer isso.
Conheça alguns termos:
- Tangível: É aquilo que pode ser tocado, que pode ser tratado como fato, como algo real, como concreto. Nesse caso é a sua empresa física.
- Intangível: É aquilo que não pode ser tocado, que não pode ser percebido por meio do tato, é algo impalpável, é figurado. Nesse caso é toda a experiência que você causa e principalmente deixa ao seu cliente ao ter contato com a sua empresa.
Todo o trabalho realizado com branding exige uma visão macro e um entendimento profundo do que realmente se deseja com a marca. O start da ação começa com um estudo intenso de observação do mercado, entendimento do target (ou do seu público alvo) e a natureza do nicho de mercado que a empresa escolheu para explorar. Isso demonstra que é um exercício constante de ideias e estratégia. Percebe como sua marca pode e deve ser tratada como algo “vivo”.
Exemplos de barbers shops vintage
Barbearia Corleone
Fica em São Paulo, mais precisamente no coração do Itaim Bibi, tem 450 rótulos de cervejas importadas e aposta em serviços paralelos, como feijoada aos domingos e engraxate às quartas e sextas.
Barbearia 9 de Julho
Com 7 anos de existência e seis pontos em SP, é uma das responsáveis por popularizar este tipo de serviço na cidade. Tem clientela fiel e atende por ordem de chegada, sem horário marcado.
Barbearia Cavalera
Na loja da flagship da marca a rua Oscar Freire, é uma parceria do empresário Alberto Hiar com o músico Marinho, baixista da banda de rap Pavilhão 9, que é inclusive um dos profissionais responsáveis por atender os clientes.
Barbearia L’Occitane
Fica no spa da marca na Vila Nova Conceição e oferece tratamentos de 30 a 45 minutos, que usam os perfumados produtos da grife francesa.
As barber shops estão tão em alta que em a cantora Anitta gravou seu último clipe na Corleone em São Paulo na Vila Olímpia