Para você que está montando um novo planejamento de marketing digital em Brasília, confira essas dicas da Agência Carcará
As novidades do Instagram não param de surgir e para você que está traçando um plano de marketing digital e pretende incluir o Instagram nele, a novidade do momento é que o aplicativo anunciou mais um recurso para páginas comerciais: a partir de agora, será possível agendar posts através do próprio aplicativo. O recurso, já utilizado com a ajuda de ferramentas como mLabs e Postgrain, poderá ser encontrado no próprio Instagram e incluirá métricas também. Nada mais natural do que isso, afinal, para que deixar que outra ferramenta faça esse serviço, se o Facebook pode fazer e com maior qualidade, não acha?
O aplicativo e sua história
O grande e maciço uso do aplicativo Instagram vem causando algumas mudanças para os empresários de Brasília. Essa é mais uma delas e interessa principalmente para quem usa o Instagram como ferramenta de geração de conteúdo para fins comerciais. Mas, como o universo digital vem se transformando mais rápido do que conseguimos acompanhar, talvez poucos lembrem da história do aplicativo e como ele era no início.
Criado em 2010, foi definido como um aplicativo para compartilhamento de fotos com diferentes filtros. O sucesso estrondoso o levou à alcançar o marco de 1 milhão de usuários em apenas três meses no mercado. Em Abril de 2012, já com 30 milhões de usuários, o Instagram foi vendido para o Facebook por 1 bilhão de dólares. Hoje, valendo cem vezes mais, o aplicativo é uma febre.
Conheça alguns recursos
De uma simples novidade voltada para compartilhar momentos através de imagens (em 2010) à uma poderosa ferramenta de marketing e vendas (em 2019), esse é o grande “pulo do gato” do aplicativo. Alguns recursos muito utilizados no Instagram são:
- Venda, recurso usado por lojas que possuem e-commerce.
- Anúncio através de posts pagos.
- Engajamento de marcas e produtos, através de enquetes, por exemplo.
- Publicação de notícias.
- Divulgação de serviços e produtos através de influenciadores.
- Transmissão de eventos ao vivo.
- Com o IGTV, programa independente mas interligado ao Instagram, já é possível assistir à vídeos longos como um videoclipe inteiro, por exemplo. Agregando esses novos programas, a tendência é não precisar mais sair do Instagram para acessar outra plataforma.
- Stories. Hoje sem dúvida a ferramenta mais importante do aplicativo para empresas e marcas!
Quem se lembra do Snapchat, aplicativo que publicava fotos e vídeos que duravam 24 horas? Pois é, a vida não é justa, muito menos quando se tem um concorrente como o Instagram. O Stories foi inserido no aplicativo permitindo mais interação em tempo real entre as marcas e o seu público. Hoje em dia, é comum a repostagem de fotos de clientes, público ou participantes, no caso de um evento, nas páginas oficiais.
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O Instagram vem apresentando tantas mudanças, que seria um tiro no pé uma marca não cogitar em colocá-lo em seu plano de marketing. Conteúdos que antes eram produzidos sob medida para outras plataformas, podem ser inseridos de diversas maneiras no aplicativo ( Stories, IGTV, feed). Claro, tudo é uma questão de posicionamento e de metas, mas vale, e muito, apostar nesse caminho.
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