O Marketing Digital e o tráfego pago compreende diversas técnicas e tem o potencial de fazer com que qualquer empreendimento cresça, em especial a Clínica de Estética.
Já há muito tempo que a presença digital se tornou fundamental para todos aqueles que desejam fazer com que seu negócio cresça.
É impossível ignorar o crescimento das plataformas digitais, em especial as redes sociais, através das quais a população tem acesso aos mais diferentes tipos de serviços, a começar pelas informações acerca do serviço que se busca.
Portanto, para que sua clínica de estética deslanche nos dias de hoje, ou pelo menos possa competir em pé de igualdade com a maioria dos concorrentes, é imprescindível uma forte presença online.
Há quem ainda opte por utilizar métodos tradicionais de marketing – como publicações em revistas, folhetos, outdoors – mas, sem a menor dúvida, o imprescindível para o sucesso na era da Internet é o Marketing Digital, que compreende técnicas que envolvem tecnologia, como blogs ou otimização de mecanismo de busca local.
Com base neste relativamente novo modelo de marketing, o segredo para o sucesso de uma clínica de estética está em conhecer bem seu público e se engajar com ele.
Dicas para implementar o Marketing Digital em sua Clínica de Estética:
1. Engajando-se com o público nas Redes Sociais
Estudos em psicologia comprovam que as pessoas retêm melhor informações quando são entretidas ou estimuladas.
O uso de histórias e de anedotas usando pacientes ou clientes antigos, por exemplo, pode ajudar a absorver os fatos cruciais sobre seus serviços, sua eficácia e satisfação do cliente passado.
Este tipo de conversa aproxima o cliente do profissional quando estes estão conversando e a mesma tática pode e deve ser utilizada através da Internet.
O Instagram Stories é a melhor prova de como é possível se engajar através da contação de histórias, gerando interesse e mantendo um canal direto de segmentação e comunicação com seu público.
2. Criando um Blog
O blog é uma ótima ferramenta de marketing, uma vez que é interativo e permite oferecer conteúdo de qualidade, através do qual é possível não apenas atrair possíveis clientes como também se aproximar dele.
Os blogs estão acessíveis em praticamente qualquer lugar com smartphones e tablets.
Portanto, com esta prática, o chamado Marketing de Conteúdo, é possível criar uma boa base de visitantes para sua página, o que se traduz em novos clientes.
3. Enviando Mensagens Personalizadas
Com base nos interesses das pessoas que consultaram você ou procuraram seus serviços, é possível entrar em contato para informá-los dos novos tratamentos disponíveis que sejam relevantes para o que eles entraram em contato inicialmente com você.
Isso fortalece a ligação cliente-esteticista e lança sua prática como orientada para o cliente.
Uma boa estratégia é a adoção do Chat online diretamente em seu site, por exemplo, o que permite o contato direto para que seus clientes tirem dúvidas, marquem consultas, para que recebem promoções, ofertas, novidades…
O E-mail Marketing também é uma ferramenta extremamente útil para manter contato com seus leads e clientes.
4. Branding – Definindo a Imagem de sua Clínica de Estética
A imagem de sua empresa não começa pela placa na entrada – embora o design desta seja de suma importância e deva estar em acordo com toda a identidade visual do seu negócio.
Contratar um decorador ou simplesmente trabalhar para melhorar a aparência e o conforto do seu espaço enviará uma mensagem positiva para todos aqueles que entrarem, o que é uma maneira fácil de atrair mais clientes e manter os que você já tem.
Contudo, além do espaço físico mais confortável e receptivo possível, é fundamental cuidar da identidade visual de sua clínica de estética em todos os aspectos, a começar pelo design de sua marca e seu site.
Contar com profissionais de design é muito importante para que a identidade visual de sua clínica de estética transmita exatamente aquilo que você quer projetar.
Criar uma marca forte é uma técnica de marketing de longo prazo, mas é a maneira mais confiável de atrair clientes e a atenção da mídia.
5. Ensaios fotográficos e produção de vídeos
Não há nada mais brochante, você acessar um site de uma empresa, ainda mais quando é uma clínica de estética, e você se deparar unicamente com páginas contendo imagens que não pertença a sua clínica e o pior, com imagens que de forma alguma remete os serviços realizados na clínica ou mesmo o ambiente interno da empresa.
Por isso que reforçamos sempre a importância de ensaios fotográficos publicitários e a produção de vídeos que podem ser usados para ampliar a visibilidade de sua marca na internet.
Seja em vídeos institucionais, promocionais ou mesmo educativos.
6. SEO para sua Clínica de Estética
Ao contratar um especialista em SEO, você maximiza suas chances de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.
Esta forma de marketing na internet é auto-sustentável: quanto mais pessoas acessam artigos sobre seus tratamentos, mais pessoas os compartilham em várias plataformas com seus amigos ou com o próprio público, lembram deles ou de sua marca quando precisam de um profissional em estética ou mesmo recorrem ao seu conteúdo para tirar dúvidas.
Assim se cria uma relação de confiança não apenas com o possível cliente mas também com o Google.
Quanto mais relevância o site de sua clínica de estética tiver para o Google, mais pessoas do seu público alvo poderão ser atingidas, tanto de forma orgânica quanto através de anúncios.
Como sua empresa pode iniciar o tráfego pago?
Com diversos sites e redes sociais importantes e famosos, como conquistar uma fatia desse mercado diante dos grandes players? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam e adquiram os produtos ou serviços do seu negócio?
O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é um caminho eficiente, mas que precisa de muita perspicácia para funcionar de forma satisfatória.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é, basicamente, elevar o número de acessos a um determinado destino na internet: site, loja, página ou até mesmo rede social.
A partir de um determinado valor de investimento, é possível direcionar quem vai ver seu anúncio e qual o objetivo, seja vender um produto ou serviço, ou trazer mais visibilidade para sua marca, fazendo com que você seja conhecido diante da concorrência.