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Marketing médico o que pode ou não anunciar no marketing digital?

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Marketing médico: o que pode ou não anunciar? Para divulgar o seu consultório ou clínica existem algumas limitações e obrigações. Saiba quais são.

Todo médico ao sair da universidade já tem consciência que existem diversas limitações na propaganda de seus serviços. Tanto o CFM (Conselho Federal de Medicina), quanto o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) mantêm uma série de normas que regulamentam a divulgação publicitária de serviços médicos.

Para que não haja sanções ou advertências por parte do CRM (Conselho Regional de Medicina) ao marketing médico, o dever é ficar atento ao que não pode ser feito.

Proibições

  • Divulgar tratamentos e serviços de especialidades da qual não possui o título;
  • Se destacar como “único” ou “exclusivo” em determinado tratamento ou procedimento;
  • Participar de campanhas publicitárias para outras empresas;
  • Conceder entrevistas que visam a autopromoção e divulgação de serviços e/ou tratamentos;
  • Divulgar preços e condições de pagamento;
  • Apresentar representações visuais de “antes e depois” de cirurgias em andamento e grandes alterações corporais;
  • Divulgar mais de 2 especialidades ao mesmo tempo.

É importante ressaltar que toda e qualquer publicação ou veiculação publicitária deve ser feita para promover a saúde e não promover o médico em questão.

Apesar de diversas proibições, existem várias formas de promover o seu consultório e/ou clínica.

O que é permitido no marketing médico

Segue, então, uma lista de ações que os profissionais podem realizar para divulgar como são capazes de promover a saúde dos pacientes:

  • Criar um site ou blog com o intuito de produzir conteúdo informativo;
  • Utilizar as redes sociais para gerar informações, divulgar o seu currículo e suas especialidades. Aproveite para interagir com os seus seguidores, mas lembre-se de nunca dar diagnósticos ou receitas de forma virtual. É proibido;
  • Participar de entrevistas na mídia local para promover conhecimento da sua área de especialidade. É uma ótima forma de ser visto e lembrado como referência.

Obrigatoriedades do marketing médico

Há algumas obrigatoriedades para todas as peças as publicitárias. Seja em formato digital, impresso ou audiovisual, o nome do médico, bem como o CRM e RQE (Registro de Qualificação de Especialista) devem estar bem visíveis nos materiais.

Em caso de clínicas, deve constar o nome do Responsável Técnico, bem como o seu número do CRM.

Conte com uma equipe qualificada para fazer seu marketing médico digital

A última dica é para que você, médico, que quer divulgar o seu trabalho: conte com uma equipe qualificada para desenvolver suas ações e campanhas de divulgação. A Agência Carcará, além de contar com um grande portfólio de clientes da área médica, tem uma equipe que conta com especialistas que entendem todas as obrigatoriedades e proibições do marketing médico. Entre em contato conosco.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO e Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias para matrícula escolar eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e criação de Vídeos Promocionais.