Conheça algumas estratégias de marketing digital e tráfego pago industrial e agro para aumentar as vendas, visibilidade e posicionamento da marca de sua indústria. Muitos empreendedores não percebem isso, mas uma estratégia de marketing digital pode fazer bem ou mesmo prejudicar os seus negócios, caso ela não tenha um planejamento eficiente e focado em sua marca.
Você quer que sua industria esteja na vanguarda de um determinado setor específico dos grandes conglomerados agro e industriais do Brasil? Um excelente método é apostar suas fichas em estratégias sólidas de marketing, e principalmente focar nas mais recentes tendências de marketing digital para industrias, onde por meio dessas técnicas sua marca poderá aumentar inegavelmente o resultado final de aproximação com o seu cliente final, o mercado e entes governamentais. Nesse artigo a Agência Carcará de Publicidade e Comunicação de Brasília irá abordar algumas dessas tendências que podem ser aplicadas em seu segmento agro e industrial.
Você sabe o que é realmente uma estratégia de marketing digital e tráfego pago para indústria e agroindústria?
Em suma, uma estratégia de marketing digital é o plano de negócio de toda a sua empresa para aumentar a conscientização do público, posicionar seu produto ou serviço no mercado e conquistar mais clientes. As estratégias de marketing digital para indústria vão além do marketing por e-mail ou dos materiais de anúncios impressos.
O suporte ao cliente, a interação com o cliente e até mesmo os logotipos desempenham um papel importante em impulsionar seus negócios para o sucesso. As pessoas estão lentamente ficando muito dependentes da tecnologia nesta era digital. Também é uma jogada inteligente para aproveitar os tempos e atualizar as estratégias de marketing tradicional para acompanhar as tendências e os novos ditames de mudança do mundo global e digital.
Confira abaixo palavras de apoio e conforto, para você amigo do Agronegócio Brasileiro, nessa hora tão pesada que estamos vivendo com a pandemia da Covid 19
Como estamos em trabalho home office a gravação está bem amadora e feita por celular e sem nenhuma edição! Mas isso representa o nosso atual cenário. E que estamos todos no mesmo barco! Esse é o momento que teremos que nos reinventar! De irmos além! De manter nossos clientes próximos, mesmo sem vender um centavo sequer!
Isso é o que estamos fazendo em nossas redes sociais: Facebook e Instagram
Façam o mesmo com sua empresa!!! Mantenha-se vivo!!!!! Alexandre Augusto
Razões pelas quais as estratégias de marketing digital funcionam
Pense nisso desta maneira. Você pode ter o produto mais benéfico, acessível e de alta qualidade do mundo. Mas se ninguém souber da sua empresa – tudo isso é fútil. Ou você pode ter um excelente produto, mas se estiver anunciando para o público errado, ninguém gastará um centavo por isso. É como vender uma escova de cabelo barata para pessoas calvas!
Simplificando, você precisa de estratégias de marketing digital para indústria para aumentar as vendas. Infelizmente, a maioria das pequenas empresas não percebe a importância dessas estratégias. Eles acham que é um desperdício de dinheiro, tempo e esforço. Então, se você está operando um negócio de pequena escala ou grande escala, a incorporação de ideias estratégicas de marketing digital irá:
- Auxiliar a eliminar muitas vezes um plano enraizado e que não está dando certo, conduzindo assim seus negócios na direção certa.
- Determinar qual é o nicho de mercado correto para sua indústria.
- Economizar tempo e dinheiro cortando perdas e investindo em estratégias de marketing que funcionem para o seu mercado de atuação.
- Aumentar a conscientização e ressonar a missão, a visão e os objetivos da sua empresa aos seus potenciais clientes.
- Superar a concorrência no que diz respeito contato e atendimento com o seu cliente.
- Reforçar a comunicação com clientes potenciais, existentes e seus colaboradores (sejam eles internos ou externos).
- E como consequência aumentar as vendas e lucros.
Devagar, mas na direção certa! (Atualização em agosto de 2019)
Produção Industrial cresce em 11 de 15 regiões, em agosto. Depois de três quedas consecutivas, o IBGE apontou um crescimento de 0,8% na produção industrial no mês de agosto e pelo menos 11 das 15 regiões pesquisadas apresentaram crescimento, com destaques para:
1. Amazonas: 7,8%;
2. Pará: 6,8%;
3. São Paulo: 2,6%;
4. Ceará: 2,4%;
5. Pernambuco: 2,1%;
6. Rio de janeiro: 1,3%;
7. Mato Grosso: 1,1%;
8. Minas gerais: 1,0%;
9. Paraná: 0,3%;
10. Região NE: 0,2%;
11. Goiás: 0,2%
12. Bahia: -0,1%;
13. Espírito Santo: -1,4%;
14. Santa Catarina: -1,4%;
15. Rio Grande do Sul: -3,4%;
Como sua empresa pode iniciar o tráfego pago?
Com diversos sites e redes sociais importantes e famosos, como conquistar uma fatia desse mercado diante dos grandes players? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam e adquiram os produtos ou serviços do seu negócio?
O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é um caminho eficiente, mas que precisa de muita perspicácia para funcionar de forma satisfatória.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é, basicamente, elevar o número de acessos a um determinado destino na internet: site, loja, página ou até mesmo rede social.
A partir de um determinado valor de investimento, é possível direcionar quem vai ver seu anúncio e qual o objetivo, seja vender um produto ou serviço, ou trazer mais visibilidade para sua marca, fazendo com que você seja conhecido diante da concorrência.
Confira alguns projetos de comunicação da Carcará, realizados para a Industria e Agroindústria Brasileira e também para o mundo
Souza Cruz e British American Tobacco
Fazenda Alvorada
Indústria de Cimentos
Sementes Mineirão
MRS Ambiental
NUTRYPAN
SEBRAE Nacional
Marketing digital orientado por Dados para indústrias
O marketing digital orientado por dados, nada mais é do que a utilização das informações coletadas pela a experiência do cliente, nos canais digitais como site e redes sociais, para auxiliar na distribuição de verba e investimento com anúncios publicitários e as mensagens que precisam ser passadas para o mercado. Existem inúmeras ferramentas criadas para alavancar a informação do cliente hoje em dia. As agência de publicidade possuem acesso a inúmeras ferramentas martech e adtech que permitem a personalização na experiência de marketing de um cliente. Alguns dos benefícios dessas estratégias de marketing baseadas em dados podemos listar abaixo:
- Segmentar os clientes, prospects e leads de uma maneira mais assertiva. As campanhas de marketing ads serão assim mais aprimoradas, mostrando anúncios de negócios somente nas plataformas e websites corretos.
- Criar mensagens apropriadas que atraem os clientes. Suas mensagens devem ser direcionadas para o público certo, como se você estivesse falando com elas cara a cara. A humanização da comunicação se faz mais do que presente nas atuais boas práticas de comunicação estratégica.
- As empresas não desperdiçarão dinheiro na compra da mídia de marketing errada. Por meio de plataformas controladas por dados, o investimento em publicidade é mais direcionado a conversões com a marca anunciante.
Determine sua atuação digital na solução de problemas (ponto de dor) dos seus clientes
Um ponto de dor é apenas o problema que seus clientes potenciais estão enfrentando. Identificar os pontos problemáticos de seus clientes ajudará você a criar uma mensagem fantástica que despertará emoções. Alguns desses clientes podem nem perceber que estão com problemas. Então, você tem que fazê-los perceber que eles estão enfrentando esse problema. Em seguida, mostre como seu produto ou serviço pode ajudá-los a resolver seus pontos problemáticos. Três tipos comuns de pontos de dor aplicáveis a qualquer nicho são:
- Monetário: clientes em potencial podem estar gasto dinheiro em serviços ou produtos ruins que não lhe trouxe nenhum benefício;
- Dica: você pode destacar o preço competitivo do seu produto ou serviço.
- Produtividade: clientes em potencial podem estar cansados de usar um produto que consome a maior parte do seu tempo valioso.
- Dica: enumere os recursos e benefícios do seu produto ou serviço. Mencione as experiências positivas e produtivas de seus clientes atuais.
- Suporte: clientes em potencial podem não estar recebendo um serviço ao cliente confiável, amigável e de apoio durante todo o processo de vendas e principalmente pós-venda.
- Dica: garanta aos clientes em potencial que o suporte ao cliente de mãos dadas está à sua disposição.
O correto uso e a otimização de vídeos
Não há como navegar contra a maré! O conteúdo de vídeo veio para ficar nas estratégias de marketing digital. Se seus clientes estão fazendo isso todos os dias publicando e compartilhando vídeos, então você, como empresa/indústria/agro, também deveria. Adapte o conteúdo do seu blog para que possa receber vídeos. Seja um vídeo promocional ou um elaborado vídeo institucional, as agências de publicidade e marketing digital para industria hoje em dia usam essa mídia para atrair clientes em potencial e convertê-los em leads. Certifique-se de que os vídeos são compatíveis com dispositivos móveis e principalmente com o seu público alvo. E lembre-se não faça apenas vídeos de vendas ou vantagens, mas faça com que entendam que seu produto pode solucionar problemas.
Atualizações diárias de sua empresa através de stories
O Instagram encabeçou este tipo de marketing das redes sociais. Mas com todos os golpes de compra e venda em toda a internet, uma parte dos potenciais clientes podem ter receios a fazerem pedidos on-line ou até mesmo entrar em contato. Não importa quão irresistível ou bom seja o seu produto ou serviço.
Aumentar a confiabilidade da sua empresa é fundamental e hoje sem nenhuma dúvida seria por meio do Stories do Instagram, onde você pode atualizar histórias ao vivo de trechos de bastidores de sua empresa, integrar pesquisas criativas e também envolverá seus seguidores com a sua marca.
Otimizar pesquisas de voz em seu website
Vamos admitir. Os consumidores estão ficando mais preguiçosos a cada minuto. Algumas pessoas não querem mais nada com a digitação em seus dispositivos. Até 2020, estudos mostram que mais de 50% dos resultados da pesquisa serão por meio de pesquisas por voz. Por isso, sugiro que, comece a pensar, e programe uma otimização em seu conteúdo para que eles possam ser pesquisados por meio da tecnologia de voz. Não sabe como fazer isso? Aqui estão algumas dicas:
- Determinar palavras-chave de voz que podem ser aplicadas ao seu site;
- Use palavras-chave de cauda longa nas suas publicações.
- Adicione FAQs (perguntas frequentes) e espalhe essas perguntas por todo o seu conteúdo.
- Use a tecnologia de voz para pesquisas locais onde sua indústria possui sede e filiais.
- Certifique-se de que a página carregue rapidamente. O resultado médio da pesquisa por voz é de 4,6 segundos.
- Para esse tipo de ação, talvez a contratação de uma boa agência de publicidade pode ser uma boa aliada na gestão de SEO e SEM para o site de sua indústria.
Aumente a presença da sua agroindústria ou industria 4.0 nas mídias sociais
Nunca subestime o poder das mídias sociais. Algumas das melhores estratégias de marketing para aumentar as vendas envolvem mídias sociais. Isso porque quase todas as pessoas em todos os cantos do mundo têm contas de mídia social. Melhore a presença na mídia social para se comunicar com clientes existentes e em potencial. Essa também é uma ótima maneira de coletar feedback, sugestões e reclamações para aprimorar ainda mais seu serviço. E além das já conhecidas Instagram, Youtube e Facebook podemos listar outras que podem ser utilizadas, conforme o nicho de mercado:
- Flickr
- Google Meu Negócio
- TripAdvisor
- Periscope
- Vimeo
Fortaleça sua indústria 4.0 por meio dos resultados de busca orgânicas do Google com SEO
Resultados no Google (busca nacional) para buscas de sementes brachiárias Sementes Mineirão
- Brachiaria Ruziziensis – Primeira página 3º lugar
- Brachiaria Piatã – Primeira página 2º lugar
- Brachiaria Xaraés MG-5 – Primeira página 1º lugar
- Brachiaria Marandu – Primeira página 5º lugar
Resultados no Google (busca nacional) para buscas de sementes fosfatadas Sementes Mineirão
- Sementes Fosfatadas – Primeira página com 5 resultados aparecendo
Resultados no Google (busca nacional) para buscas de sementes panicuns Sementes Mineirão
- Panicuns Massai – Primeira página 1º lugar
- Panicum Mombaça – Primeira página 1º lugar
- Panicum Tamani – Primeira página 1º lugar
E para fechar com chave de ouro vamos falar de uma das técnicas mais importantes que uma marca pode adotar em sua estratégia de marketing digital: a otimização de conteúdo por meio de boas práticas de ranqueamento (SEO) para os motores de busca como o Google e Bing. Em resumo é fazer com que um termo relacionado a um produto que venha ou produza, apareça o mais bem colocado nas buscas do Google por potenciais clientes.
Calma que não é apenas o uso de palavras chaves repetidas vezes em um post, links e etc que irá fazer com que isso realmente ocorra. É necessário seguir alguns passos, conforme listado aqui pela Agência Carcará:
- Modernizar o site com foco a usabilidade das informações. Não basta um layout bonito, é necessário privar pela navegabilidade e acessibilidade das informações a poucos cliques. Isso é algo mais tecnológico do que visual como muitos pensam;
- Otimizar a velocidade de acesso das páginas do site. Nenhum internauta irá esperar mais de 10 segundos para uma página abrir;
- Otimizar todas as imagens que serão apresentadas na postagem, principalmente no que diz respeito ao peso das imagens (tamanho e MB);
- Conteúdo a ser publicado sempre ser único e inédito, não trazendo para cá nenhum tipo de plágio ou conteúdo de outro site;
- Integrar o site ao máximo de ferramentas do Google, para auxiliar sempre na sinalização e novos conteúdos disponibilizados a serem ranqueados;
- Usar o georreferenciamento ao seu favor, para integrar sua indústria 4.0 aos locais onde seus clientes podem identificá-los;
- Ficar de olho em todas as atualizações do Algoritmo de Buscas que o Google disponibiliza de tempos em tempos e aplicar tais mudanças ao seu site
- E por fim realizar ações diárias de otimizações no código fonte do site, para que o mesmo fique sempre limpo, organizado e otimizado.
Essas são apenas algumas dicas que podem lhe auxiliar sua indústria na implementação de um marketing digital de qualidade e assertivo. Claro que o papel de uma agência de marketing digital poderá fazer toda a diferença quando o assunto é Plano de Marketing Digital para Indústrias.
Conheça as soluções de comunicação e marketing da Agência Carcará para implementação do Marketing no Agronegócio e Agroindústria.
Em um cenário cada vez mais competitivo, os pequenos, médios e grandes negócios do setor de agroindústria precisam entrar e se posicionar no mercado on-line. E o marketing digital para a industria 4.0 pode contribuir significativamente para este fim. Ele colabora para inserir a empresa no ambiente on-line, com ampla divulgação dos produtos oferecidos. Nesse contexto, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa online (internet, aplicativos, e-mail marketing e e-commerce) com objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamento e fortalecer a marca no mercado.
Cada empresa tem uma realidade e necessidade diferente. Para atender com precisão as necessidades de sua empresa, a agência Carcará vai até você para conhecer o seu negócio e propor soluções sob medida. Seja para produtos agrícolas como grãos, carne, leite, café, açúcar, tabaco ou para insumos agrícolas como sementes, ou nos defensivos e fertilizantes. Saiba mais clicando aqui.
Segmentos da indústria geral, extrativas e de transformação, presentes no Brasil onde podemos atuar na comunicação estratégica e marketing digital.
Tanques, reservatórios metálicos e caldeiras
Cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores
Artefatos para pesca e esporte
Defensivos agrícolas e desinfestantes domissanitários
Ferro-gusa e de ferroligas
Fabricação de produtos de carne
Estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada
Fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico
Aparelhos eletrodomésticos não especificados anteriormente
Maquinas e equipamentos de uso na extração mineral e na construção
Bebidas alcoólicas
Máquinas e equipamentos de uso geral
Instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos
Artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes
Caminhões e ônibus
Máquinas e equipamentos de uso industrial específico
Cimento e derivados
Produtos cerâmicos
Equipamento bélico pesado, armas de fogo e munições
Metalurgia dos metais não-ferrosos
Abate e fabricação de produtos de carne
Embalagens metálicas
Vidro e de produtos do vidro
Laticínios
Produtos do fumo e tabaco
Embalagens de material plástico
Conservas de frutas, legumes e outros vegetais
Bebidas não-alcoólicas
Máquinas-ferramenta
Produtos e preparados químicos diversos
Produtos de limpeza e polimento
Embalagens de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado
Artigos de joalheria, bijuteria e semelhantes
Gases industriais
Calçados e de partes para calçados de qualquer material
Componentes eletrônicos
Torrefação e moagem de café
Automóveis, camionetas e utilitários
Peças e acessórios para veículos automotores
Químicos orgânicos
Preservação do pescado, fabricação de produtos do pescado
Resinas e elastômeros e de fibras artificiais e sintéticas
Tecelagem
Laminados planos e tubulares de material plástico
Fundição
Sabões e detergentes sintéticos
Derivados do petróleo
Produtos de trefilados de metal
Papel, cartolina e papel-cartão
Confecção de artigos do vestuário e acessórios
Artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas
Adubos e fertilizantes
Tubos e acessórios de material plástico para uso na construção
Moagem, fabricação de produtos amiláceos e de alimentos para animais
Forjaria, estamparia, metalurgia do pó e serviços de tratamento de metais
Produtos de borracha
Aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle, cronômetros e relógios
Móveis
Fiação de fibras têxteis
Óleos e gorduras vegetais e animais
Produtos diversos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado
Siderurgia
Celulose e outras pastas para a fabricação de papel
Equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica
Sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene
Aparelhamento de pedras e fabricação de outros produtos minerais
Tecidos de malha
Geradores, transformadores e motores elétricos
Produtos de madeira, cortiça e material trançado
Tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins
Cloro e álcalis
Produtos farmoquímicos e farmacêuticos
Artefatos têxteis
Motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão
Artigos de malharia e tricotagem
Atividades de impressão
Biocombustíveis
Pilhas, baterias e acumuladores elétricos
Tratores e de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária
Equipamentos de informática e periféricos
Fabricação e refino de açúcar
Equipamento de comunicação
Aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo
Desdobramento de madeira
Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos
Lâmpadas e outros equipamentos de iluminação
Equipamentos de transporte
Brinquedos e jogos recreativos
Curtimento e outras preparações de couro
Tubos de aço
Equipamentos e aparelhos elétricos
Intermediários para fertilizantes
Reprodução de materiais gravados em qualquer superfície