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Marketing Digital na crise do Coronavírus Covid-19

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Preparando estratégias de marketing digital para sua empresa na crise do Coronavírus Covid-19. Momento de investir nos valores de sua marca.

Saiba como preparar estratégias de marketing digital para sua empresa na crise do Coronavírus Covid-19. É nosso dever manter o Brasil e Brasília funcionando no grau máximo possível!

Todos os nossos negócios estão enfrentando tempos difíceis, à medida que o impacto econômico do Coronavírus começa a aumentar. E diante de desafios como esse, é hora de recorrer as técnicas de marketing digital para sobreviver e ao mesmo tempo encarar esse momento nunca visto antes pela humanidade.

Em outras palavras, prepare sua empresa a longo prazo. Prepare seus colchões metafóricos para os soldados da sua empresa dormirem enquanto esperam a batalha. Precisamos trabalhar com mais inteligência e estar prontos para enfrentar os desafios futuros.

Pedimos  que todos que puderem manter remunerações a microempresas, profissionais autônomos, empregados domésticos, façam, pois a situação deles é a mais delicada, ainda que a entrega venha no momento possível. É responsabilidade de todos nós manter o Brasil funcionando no grau máximo possível.

Estratégias ajudam negócios a se conectar com o público, que hoje está mais online do que antes

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. O fechamento de lojas e as medidas de isolamento frente ao coronavírus acertaram em cheio as empresas que atendiam apenas em pontos físicos. E mesmo as que já eram digitais podem enfrentar uma queda na demanda, motivada pelo momento de incerteza.

Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca – e o marketing digital pode ajudar nesse processo. Abaixo, listamos oito dicas para usá-lo a favor do seu negócio.

1. Invista em presença digital
Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. Na prática, o digital é o que sobrou em meio a todas as restrições físicas.

2. Conheça o seu público
Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. Quando você entende bem esses comportamentos, fica mais fácil desenhar estratégias e definir os canais e a linguagem adequada.

Para isso, vale começar recorrendo a uma ação simples: fazer perguntas a eles. A capacidade de ouvi-los individualmente é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes.

3. Ofereça conteúdos de valor
Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

O que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias e acreditar que toda as empresas têm potencial de colaborar de alguma forma. O fortalecimento da marca virá como consequência.

O cliente de uma academia não deixou de querer ficar em forma. Se eu sou dono de uma, posso fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender. Quando a situação se acalmar, as pessoas se lembrarão dessa ajuda. Já se você seguir o caminho contrário, usando a situação como estratégia de venda, soará como oportunismo e prejudicará ainda mais sua empresa.

Para quem vendia por pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica é começar ingressando em um marketplace ou plataforma de loja virtual, que já oferece uma estrutura funcional. Além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento. Você pode desde pesquisar para entender como estão seus concorrentes até recorrer ao Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando.

4. Humanize sua marca
Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. Na Carcará, por exemplo, nós colocamos todos os funcionários em home office e compartilhamos um guia sobre isso para quem quiser aprender. No caso de restaurantes atendendo por delivery, é interessante mostrar que cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.

Vale ainda compartilhar as dores do negócio, como o desafio de pagar as contas. As pessoas têm um carinho por negócios locais. Se você não consegue vender agora, pode lançar um voucher para depois. Vender um voucher de R$ 10 por R$ 7 é uma estratégia de marketing e pode ajudar muito o fluxo de caixa.

5. Invista na geração de leads
Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro. Se você tiver o contato dos clientes, será muito mais fácil construir o relacionamento.

6. Considere investir em anúncios online
Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Só colocá-los no ar, porém, não garante resultados. Não adianta colocar anúncios se você não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem em vendas. Para quem está começando, ele recomenda ter cuidado e começar devagar. E nada melhor do que ter um site para receber seu potencial cliente e ele ter uma visão ampla de tudo o que você pode realizar por ele!!!

7. Defina objetivos – e meça os resultados
Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. Aquela máxima de que se você não sabe para onde ir, qualquer caminho funciona é válida nesse contexto. A análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões. E temas como esse já deveriam estar no radar das empresas mesmo antes da pandemia.

8. Acompanhe as mudanças de comportamento
A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação. Todos já vão saber como é a prevenção, o tratamento e o que está ou não acontecendo e vão começar a tentar viver uma vida normal. Este será o momento com mais oportunidades para o digital. Vai ter mais gente online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro. E ai o site da sua empresa está pronto para esse momento?!!!

Aqui estão cinco etapas que você pode seguir para preparar sua atividade de marketing durante essa crise do Coronovírus:

  1. Fique ainda mais visível diante do seu mercado-alvo por meio do seu website
  2. Esteja sempre ranqueado nas buscas do Google e trabalhe de maneira inteligente para manter sua base de clientes existente
  3. Concentre-se em gerar conversões que venham garantir ações futuras por meio de multimídia
  4. Medir, medir, medir
  5. Teste, aprenda, teste, reaprenda e etc…

Cinco técnicas de marketing digital para aplicar em sua empresa durante a crise do Covid-19

As agências de publicidade como a Carcará, estão analisando com mais cuidado os orçamentos, garantindo que possamos extrair cada centavo de lucro dos investimentos auxiliando assim empresas a procurar a maneira mais econômica de fornecer produtos e serviços.

Os orçamentos de marketing podem parecer um alvo fácil para as empresas que desejam fazer cortes no orçamento. Mas um corte na atividade de marketing é uma correção de curto prazo que certamente terá consequências a longo prazo. Manter a visibilidade de sua marca em seu mercado é essencial para rentabilidade a longo prazo e investimento contínuo.

E os clientes também estão mais cautelosos, mas ainda gastam dinheiro em tempos de Covid-19. Eles podem estar gastando menos, mas é necessário descobrir em que estão gastando seu dinheiro. Eles não querem arriscar perder um centavo; eles querem comprar os produtos certos de empresas em que podem confiar.

Mas uma coisa é muito importante de ser lembrada: com grande parcela da população em casa o acesso a internet se faz cada vez maior. E aí que sua empresa precisa realmente estar visível. Não pense apenas em vender produtos, mas venda a imagem de uma empresa sólida e com visão no futuro. E isso só é possível quando sua empresa realmente é possível ser vista pelo Google e pelas ferramentas de resultados de busca. Então nesse momento o mais importante é que sua empresa tenha uma presença na internet por meio de um site institucional, para que seu cliente não esqueça de sua marca.

1. Fique ainda mais visível na frente de seus clientes em potencial. Faça com que seu site seja visto e apresente conteúdo relevante!

Você precisa aumentar o conhecimento da sua marca e obter mais visibilidade, o que significa direcionar os visitantes ao seu site para realizar as vendas. E um dos melhores momentos para ser encontrado por clientes em potencial é quando eles estão pesquisando o que você está vendendo. Você precisa ser encontrado em todas as etapas do ciclo de vida da compra, desde a exploração de novos fornecedores até a avaliação de ofertas específicas.

Hoje em pleno mundo globalizado e altamente conectado a melhor maneira de ficar visível é justamente por meio dos canais digitais. A sua empresa mais do que nunca precisa ter um SITE moderno, eficaz e com possibilidade de valorizar sua marca, e não apenas a venda de produtos e serviços. É o momento que você tanto busco, para ser reconhecido! Ser lembrado e ser visitado. E em tempos em que o contato humano começa a causar problemas, nada mais eficaz do que sua presença nas buscas do Google nas primeiras colocações!

  • O mero efeito de exposição é o fenômeno de marketing pelo qual os consumidores desenvolvem uma preferência por seus produtos ou serviços apenas porque estão familiarizados com eles. Agora é a hora de explorar técnicas de baixo custo que manterão sua marca visível diante de clientes em potencial de forma constante. Pode parecer contra-intuitivo, mas reservar um orçamento de publicidade para manter sua marca visível trará benefícios a longo prazo. Concentre-se na criação de conteúdo de alta qualidade que será compartilhado e reduza seu orçamento para gerar conteúdo de baixo valor e baixo impacto.
  • Atualize o conteúdo do seu website deixando-o sempre atual. Sua empresa possui um arquivo de conteúdo sempre relevante e interessante, que não fica obsoleto e ainda é valioso para seus clientes … e para os mecanismos de pesquisa. Revisite seu conteúdo, atualize-o, limpe-o com o objetivo de melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

O que as outras pessoas dizem sobre você é mais importante do que o que você diz sobre você. Outra maneira de baixo custo de se tornar visível diante de um conjunto maior de clientes em potencial é alavancar a autoridade de outros especialistas respeitados.

2. Está nas primeiras colocações da busca do Google faz toda a diferença. Invista como nunca em SEO e trabalhe com inteligência para manter sua base de clientes existente. Não é momento de captar novos, mas manter os atuais clientes.

Fora da vista significa fora da mente. Você precisa manter contato com seus clientes ou corre o risco de perdê-los. É sempre mais barato reter um cliente existente do que adquirir um novo.

  • O ranqueamento nas primeiras páginas de resultado do Google. Já pensou em estar sempre em evidência quando um potencial cliente busca por termos ligados ao seu nicho de mercado e sempre aparecer nas primeiras posições? Isso é o resultado real do SEO para ajudar a ranquear sua empresa nos resultados orgânicos do Google (sem ser nas campanhas pagas). Claro que isso depende de um site bem elaborado e organizado, mas quando isso ocorre, você pode por exemplo aparecer em termos como: “melhor agência de publicidade de Brasília” ou “dicas de marketing digital para empresas durante crise coronavírus” ou “produção de vídeo promocional“. Está vendo!!! Você também pode estar posicionado como nós estamos!!!
  • A automação de marketing é a maneira mais barata, fácil e eficaz de manter contato com seus clientes. Não estou falando sobre o envio automatizado de spam de marketing por email, nem sobre a transmissão de mensagens de chamadas frias para obter novos clientes. Você precisa enviar mensagens personalizadas, contextualizadas e direcionadas a clientes existentes que desejam ouvir suas notícias. Você precisa manter contato com seus clientes em todos os pontos de contato em sua jornada digital pelos canais sociais, explorando a Web. Fazer isso de forma sistemática e automática garantirá que o trabalho seja realizado e liberará seus talentos humanos mais caros para oferecer campanhas criativas que adicionarão ainda mais ROI.
  • A produção de conteúdo é um ingrediente essencial para suas campanhas de marketing tático e para manter contato com seus clientes existentes. Compartilhe as inovações que você está fazendo atualmente para diferenciar sua oferta dos concorrentes e promova suas boas notícias em termos de prêmios e vitórias de clientes.
  • Obter mais contato social significa envolver-se em conversas com seus clientes existentes. LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook – esses são os locais em que seus clientes estão revisando seus produtos, discutindo suas decisões de compra, trocando pontos de vista sobre seus negócios. Crie um plano de baixo custo para alcançar clientes em todos os pontos do funil de mídia social . Use essas ferramentas para ouvir seus clientes, ouvir do que eles estão falando, aprender mais sobre seu mercado. E lembre-se, não se trata de publicidade – suas contribuições para a conversa precisam ser valiosas e apropriadas.

3. Concentre-se em gerar conversões para futuras ações e o vídeo pode ser um grande aliado nesse momento!!!

Uma técnica de marketing digital de baixo custo e alto impacto para se concentrar na otimização da taxa de conversão. Pequenas alterações incrementais na jornada do usuário transformarão mais visitantes do seu site em clientes. Aposte em vídeo em 2D motion (animação) ou cartelados (mix de imagens e vídeos de banco de imagens + locução e efeitos).

  • Publique histórias positivas sobre o seu negócio. Revise como você está usando os estudos de caso, as recomendações e as análises em todos os pontos de contato do seu marketing e reserve um tempo para tecer esse conteúdo em todo o site e compartilhar ativamente nas mídias sociais.
  • A experiência do cliente é rei . Invista no seu site para garantir uma experiência rápida e personalizada. E, em termos de manter os custos baixos, lembre-se de que pequenas alterações no seu site terão um impacto superado nos resultados finais.
  • Aproveite a inteligência artificial. Agora é a hora de se atualizar sobre os mais recentes desenvolvimentos em aprendizado de máquina e inteligência artificial que darão aos seus negócios vantagem competitiva e acesso aos possíveis clientes certos no momento certo. Aproveitar os desenvolvimentos atuais em IA reduzirá seu custo por aquisição de novos clientes, garantindo que você esteja recebendo a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo e reduzindo o desperdício.

4. Medir, medir, medir

Se você não medir, não poderá gerenciar. E se você não está gerenciando, pode estar despejando dinheiro pelo ralo.

  • Medir significa responsabilizar seus gastos com marketing. Você precisa avaliar seus critérios de sucesso. Você pode avaliar as vendas, o número de leads gerados, as vendas altas ou as referências. Agora é a hora de garantir que você definiu seus principais indicadores de desempenho.
  • Configure seu Google Analytics corretamente. Verifique se você está cobrindo todos os conceitos básicos e se está usando os dados para aumentar suas eficiências de marketing. Você tem metas definidas corretamente? Você conectou seu Search Console? Você definiu o que está medindo? Você está aproveitando todos os dados gratuitos que o Google Analytics fornece para você que podem moldar sua estratégia?
  • Avalie seu ROI de mídia social. Quando os orçamentos diminuem, pode ser necessário tomar decisões difíceis sobre como você gastará seus recursos. Uma opção flexível pode ser interromper sua atividade de mídia social. As mídias sociais podem parecer muito demoradas e uma atividade não essencial opcional. Mas antes de tomar essa decisão, garanta que você tenha explorado como a mídia social está contribuindo para o resultado final em termos de engajamento, visibilidade e lucratividade.

Se os orçamentos de marketing são limitados, saber o que funciona facilita a tomada de decisões sobre onde investir seu dinheiro. E hoje investir em SEO para auxiliar o ranqueamento do seu site é algo mais do que fundamental.

5. Teste, aprenda, teste

E, finalmente, não há uma resposta única para o quebra-cabeça do marketing digital.

  • Você precisará ser ágil e criativo. Avalie seu sucesso e aprenda com o experimento. Aqui estão algumas dicas de despedida:
  • As experiências devem ser rápidas, baratas e fáceis de realizar.
  • Se funcionar, estão dando resultados, hora de replicar e refazer na busca de resultados.
  • E se não funcionar tão bem, então mate o experimento e siga em frente. Sem danos causados. Seja rápido e implacável. Você testou algo, aprendeu com ele, permitindo seguir em frente e testar algo novo.

Informações verídicas e cientificas sobre a crise do Coronavírus Covid-19 no Brasil

Além do seu papel como empresário para transformar suas estratégias de marketing da sua marca, gostaríamos de apresentar um conteúdo de alta qualidade sobre o assunto. E nesse caso (quem é nerd conhecerá ele do canal Nerdologia) ninguém melhor do que o PhD em Migrobiologia Atila Iamarino (@oatila)

Para o biólogo e doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) Atila Iamarino, Brasil precisa passar das medidas de mitigação que estão sendo tomadas pelo poder público para iniciativas mais contundentes, como o isolamento total, para combater o coronavírus.

O principal conselho do biólogo, neste momento, é o isolamento. “Ficar em casa é o melhor que a gente tem a fazer para combater isso.”

A crise do coronavírus testará todos nós, mas os empresários precisam pensar a longo prazo e continuar construindo suas marcas, protegendo sua equipe e honrando seus valores. E nada melhor do que ter uma Agência de Publicidade ao seu lado nesse momento tão complexo.

Se existe agora um grande desafio de marketing que a maioria das grandes marcas enfrenta, é o que fazer com o novo orçamento de campanhas de marketing digital reduzido. Se você acabou de perder metade, a tentação é despejar tudo em promoções de marketing e vendas de desempenho a curto prazo.

Isso seria um erro. Nenhuma quantidade de transações quentes e ativação inteligente de vendas podem estimular um mercado que atualmente está aterrorizado, trancado dentro de suas casas e inseguro quanto ao seu futuro.

Confrontado com um corte de 50% nos orçamentos das campanhas de marketing digital nas redes sociais, a jogada mais inteligente é realmente focar mais na missão de construção da marca a longo prazo. O marketing de desempenho terá um desempenho abaixo do esperado nas condições atuais do mercado. Foque então na atualização do seu site, no ranqueamento no Google e nas atualizações frequentes!

Mas esse vírus também passará. Em algum momento, os consumidores retornarão às ruas, aos cafés e às várias outras atividades que foram negadas durante os dias sombrios à frente. Mantenha a marca acesa, porque o custo de apagá-la pelo resto de 2020 e depois tentar reacendê-la no próximo ano será gigantesco.

Uma coisa é escrever, mas na prática é muito difícil pensar no que fazer com o seu orçamento real. Mas grandes marcas constroem seu patrimônio durante crises como essa. Pense nisso!

Eles se destacam nesses períodos aplicando todo o esforço nos valores de sua marca diante da crise que a cercava. Eles cuidavam de si próprios e evitavam os lucros a curto prazo, a fim de garantir que seus funcionários sejam resguardados. E eles investiam em mídia de construção de marca porque, com muitos de seus concorrentes perdendo a cabeça e a parte de voz, há uma rara oportunidade de sair da crise não apenas viva, mas à frente.

Cuide-se, cuide da sua marca e – juntos – todos nós vamos superar isso sem nenhuma dúvida.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO e Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias para matrícula escolar eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e criação de Vídeos Promocionais.