Fale conosco | (61) 99248-1543

O que faz um redator SEO e qual a diferença para um redator padrão?

HomeAgencia Publicidade BrasiliaO que faz um redator SEO e qual a diferença para um redator padrão?

Quando falamos de criação de conteúdo, a função de redator SEO tem sido cada vez mais procurada. Mas você sabe qual é a diferença para um redator padrão? Confira!

Com a crescente utilização de mecanismos de busca em nosso dia a dia, é notório que empresas e sites passaram a incorporar esse modelo para atrair novos clientes e usuários.

Se antes o foco era somente nas propagandas publicitárias, com as milhares de buscas feitas a cada instante surgiu a necessidade de levar em consideração outros moldes. Esse é o caso da importância de um redator SEO no mercado.

Especialista em técnicas SEO (Search Engine Optimization) ou “Otimização de Mecanismos de Busca” em português, esse profissional é fundamental na hora de saber como aumentar tráfego no site, gerar mais leads, como fortalecer a autoridade de sua página e muito mais.

Por isso, se você busca esse profissional para sua empresa, também é preciso que você entenda a diferença entre um redator SEO e um redator padrão.

Qual a diferença entre um redator SEO e um redator padrão?

Pode não parecer para quem não conhece, mas esses profissionais exercem funções bem diferentes no mercado.

Se você deseja obter resultados que coloquem sua empresa ou página nos primeiros sites de busca do Google, é necessário não confundir a função de um redator pelo outro.

Veja a diferença entre cada redator!

Redator Padrão

Um redator padrão é aquele profissional capaz de desenvolver peças textuais com conteúdos variados para diferentes veículos.

De modo geral, esse profissional consegue produzir conteúdos criativos para blogs pessoais, livros, revistas e até mesmo roteiros para vídeos. Ou seja, um redator padrão consegue desenvolver muito bem a sua escrita de forma criativa e fluida para os leitores.

Esse profissional não precisa possuir muito conhecimento acerca de termos técnicos ou de estratégias de marketing para criar seus conteúdos.

Redator SEO

Um redator SEO é aquele profissional que produz textos e conteúdos afins com o intuito de colocar sites e blogs de empresas na primeira página de pesquisa dos mecanismos de pesquisa, em especial para o Google.

Toda a empresa que busca crescer reconhece a importância de utilizar estratégias SEO, sendo que um bom redator SEO pode expandir sua atuação para copywriter, tornando-se ainda mais produtivo.

Quando se trata de obter resultados positivos e satisfatórios frente a uma estratégia de marketing digital com tráfego orgânico, o redator SEO é o mais indicado.

O que faz um redator SEO?

Um redator SEO deve ser capaz de desenvolver conteúdos de qualidade e originais que combinem técnicas de otimização de busca ao corpo textual.

Isto é, este profissional pode incorporar algumas etapas fundamentais que são apropriadas para geração de leads e/ou novos clientes para sua empresa.

Um conteúdo produzido por um redator SEO contará com todas as estratégias necessárias para o crescimento orgânico de sua página ou empresa, além de também unir criatividade e dinamicidade ao texto.

Qual é a diferença entre um redator SEO e um redator publicitário?

Redator SEO

Como informado, um redator SEO produz textos otimizados para mecanismos de buscas e para que apareçam nas primeiras posições. Portanto, tem como foco criar artigos dentro das diretrizes dos algoritmos dos robôs de pesquisa (Google, Bing e Yahoo!).

O profissional domina as técnicas de SEO, como o uso das palavras-chave certas, principais e sinônimas, links internos e externos, estrutura, entre outras. Resumindo, o objetivo de seus conteúdos é utilizar de elementos que ranqueiam os portais nos motores de pesquisas.

Redator Publicitário

Seu foco está em criar conteúdos para peças publicitárias. Para isso, elabora textos sobre determinados produtos para campanhas de publicidade on-line ou offline, respeitando as necessidades do cliente.

Ou seja, é o profissional responsável pelo roteiro de uma determinada propaganda, como da TV, outdoor ou vídeos do YouTube, por exemplo. Ele é quem prepara toda a produção textual das campanhas de publicidade.

A sua meta é promover e divulgar serviços, profissionais e empresas, tanto com campanhas de publicidade offline quanto on-line. Assim sendo, convencer o consumidor a comprar usando a criatividade por meio de conteúdos atraentes, persuasivos e com apelo visual.

No caso da publicidade tradicional, pode trabalhar em parceria com o Diretor de Arte, enquanto na publicidade on-line, com Web Designer.

Etapas que um redator SEO deve seguir

Existem muitas estratégias SEO que podem ser seguidas e estudadas quando o assunto é marketing digital. Além de que também é preciso sempre se manter atento às novas tendências SEO que surgem no mercado.

Entretanto, é possível destacar aquelas que se tornaram imprescindíveis na estruturação de textos. Confira algumas dessas etapas!

1. Uso de palavras-chave

Talvez a técnica mais importante na hora de otimizar seu conteúdo nos mecanismos de busca, a utilização de palavras-chave são ideias para geração de leads.
As palavras-chave, ou keywords, são os termos mais pesquisados pelos usuários em algum mecanismo de busca. Por isso, antes de tomar qualquer decisão acerca de estratégias de marketing digital, é necessário que você realize a pesquisa de palavras-chave para ter certeza dos melhores termos para se utilizar.

Pode-se separar as palavras-chave em long-tail (com três palavras ou mais) e short-tail (com até três palavras). A primeira indica que o usuário conhece mais sobre o que está pesquisando, enquanto as de short-tail indicam pesquisas mais generalizadas.

2. Construção de meta description

Por mais que a meta description não seja mais considerada um dos fatores de rankeamento para o Google, essa técnica ainda é muito importante para o redator SEO.

Isto porque ela apresenta uma breve descrição sobre o conteúdo que será exibido no Google, sendo indispensável para atrair clientes e leitores por meio desse breve resumo.

Assim, a meta description deve ser um texto objetivo, com a presença de palavras-chave, gatilhos mentais e CTAs (call-to-action).

3. Estrutura de textos escaneáveis

No caso de criar textos escaneáveis, essa característica é importante para facilitar a leitura e compreensão de seus visitantes do início ao fim.
Trata-se de estruturar o conteúdo de forma que o leitor consiga descobrir aquilo que deseja com praticidade e rapidez, sem que a leitura se torne cansativa.

Um bom redator SEO

Agora que você já compreende a diferença entre um redator SEO e um redator padrão, esse é o momento de começar a investir no profissional ideal para impulsionar o crescimento orgânico de sua empresa, serviços e/ou produtos.

Não se pode ignorar a relevância de estratégias de SEO técnico nesse crescimento, o que torna a função de um redator SEO ainda mais imprescindível no mercado.
Seja você esse redator, ou um empreendedor em busca de um profissional, tenha em mente que as redações que seguem a técnica SEO tem um imenso potencial. Essa pode ser a melhor forma de transformar o seu negócio e abrir ainda mais oportunidades!

Veja abaixo um exemplo de sucesso, onde nossa agência figura entre as primeiras posições, alcançada por meio de estratégias de conteúdo:

Portanto, escolher um tema no seu nicho que atraia a atenção do leitor e aplicar as estratégias de SEO, o seu conteúdo ganhará visibilidade. Mas, para isso, é fundamental contar com profissionais qualificados, como os redatores SEO.

Então, agora você já sabe o quanto é importante investir em um redator SEO e as diferenças com o redator padrão. Está preparado para posicionar bem a sua página nos buscadores?

A Agência Carcará e o SEO técnico

A Agência Carcará é focada na otimização de sites com SEO em Brasília. Pesquise no Google qual é a melhor agência publicidade em Brasília e surpreenda-se! Por meio de estratégias diferenciadas conseguimos em pouco tempo levar ótimos resultados para nossos clientes! Faça com que o site de sua empresa/marca figure nas primeiras posições dos resultados de busca do Google! Mas antes de contratar o SEO, tenha certeza que a estrutura do seu site é moderna e adequada para receber as métricas. Caso contrário uma modernização do seu site será mais do que necessária! Faça SEO em site hoje mesmo. Conheça nosso diferencial!

Visão estratégica

O processo de otimização do site é alinhado aos objetivos estratégicos da empresa. A melhoria de site é possível com a aplicação de recursos de SEO em sites. Desenvolvemos sites com foco em resultados de conversão.

Pesquisa de mercado

A escolha de palavras-chave é primordial para o SEO em site estratégico. Garante melhor posição ao site em pesquisas de mercado, realizadas através da internet.

On page

Estratégia para melhorar o conteúdo das páginas do site, com o uso de palavras-chave adequadas para o negócio, otimização de imagens e outras funcionalidades como heading tags (parágrafos mais relevantes do texto) e meta description (resumo da página).

Conteúdo

É um dos fatores que mais influencia o posicionamento do site em resultados de busca orgânica. O conteúdo deve ser relevante e gerar interesse ao visitante por meio do SEO para sites.

Link building

Quando outros sites e blogs referenciam a página em forma de link e o conteúdo é compartilhado em redes sociais, o site conquista mais pontos junto aos motores de pesquisa graças ao SEO para sites.

Usabilidade

Facilidade com que o usuário encontre informações, com poucos cliques no site, links para as páginas internas e usabilidade/acessibilidade graças ao SEO para site.

 

Criativos? Também somos! Mas vamos além disso! Comunicamos histórias! Conectamos pessoas!

Estamos com uma nova parceira, Instituto Sabin – Seja bem-vindo ao nosso ninho.

Você sabe qual é o nosso real diferencial? Além de inovadores, criamos conceito em todos os nossos projetos! Solicite um orçamento, vamos tomar um café e entender suas necessidades e elaborar uma solução diferenciada para você! Saiba mais.

Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube