E hoje dia 8 de maio é o dia do profissional da área de Marketing e Publicidade! E também o dia do aniversário de 38 anos do nosso comandante da área de comunicação web e SEO da Agência Carcará, nosso diretor Alexandre Augusto!
Você sabe o que nós da Agência Carcará fazemos na área de marketing digital?
Nos últimos cinco anos, o crescimento da popularidade do marketing online tem resultado na criação de um cargo mais específico, o qual lida diretamente com o espaço digital.
No Brasil, onde os times de marketing são, algumas vezes, enxutos e os cargos são geralmente mais generalistas, a função de marketing digital está se tornando muito popular, pois as empresas começam a reconhecer o valor que um especialista digital pode adicionar para o mix de marketing.
Marketing digital não se trata apenas de marketing online; ele também incorpora mídias wireless. Um bom profissional de marketing digital trabalha sem nenhuma restrição ou problema com o restante do time de marketing e se certifica de que todas as atividades online estejam de acordo com os esforços offline.
Para saber um pouco melhor sobre as responsabilidades de um profissional de marketing digital e como você pode se especializar nessa área, considere as seguintes dicas:
Responsabilidades Chave
- Design e Desenvolvimento do Website – esse profissional poderá coordenar o design e a funcionalidade do website da empresa, trabalhando ao lado de desenvolvedores e designers de web, coordenando o processo.
- Estratégia de Conteúdo – juntamente ao design e à funcionalidade do website da empresa, você será responsável por todo o conteúdo do site e por criar e implementar estratégias de conteúdo, certificando-se de que os objetivos online sejam cumpridos.
- SEO e SEM – o profissional de marketing digital é responsável por se certificar de que o site seja facilmente encontrado pelo público alvo. A otimização da estrutura e do conteúdo do seu website em sites de buscas (SEO) e/ou a utilização de publicidades online (SEM) são duas opções que você pode utilizar para gerar um tráfego interessante em sua página da web.
- E-Commerce – aonde apropriado, o profissional de marketing digital é responsável pela conversão de visitas no site em vendas. Isso pode, muitas vezes, ser atingido quando se faz da experiência de compras online o mais fácil e simples possível, introduzindo, também, promoções especiais.
- Mídia Social – você também será responsável por gerenciar a presença online da marca de sua empresa. Ferramentas de mídia sociais como Facebook, Twitter e Google+ permitem o engajamento entre clientes e empresa em tempo real e o profissional de marketing digital é geralmente o responsável por essa comunicação.