Jogada de marketing? Coca Cola lança Del Valle com 100% Suco, uma bebida feita apenas com a fruta: uva e laranja. O objetivo, segundo a empresa, é incrementar o portfólio da marca e oferecer mais opções para o consumidor que busca cada vez mais uma alimentação mais saudável.
A Coca-Cola Brasil lançou o Del Valle 100% Suco, a linha de sucos prontos para beber da marca com 100% de suco, fibras e vitamina C, elementos que podem ser encontrados na própria fruta. Além de alto valor nutricional, a bebida contém apenas açúcares da fruta e não possui, na composição, corantes e conservantes. Resultado de pesquisas nutricionais ao longo dos últimos anos, a nova linha chega para ampliar a família Del Valle, com a entrada da marca em um novo segmento. É um produto que está muito acima dos refrescos e também dos néctares.
A marca da Coca-Cola é líder do mercado brasileiro de sucos prontos para beber, com 35% de participação. Mas se esforça para manter o patamar, com o surgimento de diversas empresas menores de sucos naturais.
“Estamos em um momento muito dinâmico. O segmento de sucos de fruta prontos para beber cresceu dois dígitos nos últimos cinco anos”, afirma Sérgio Garcia, diretor de marketing de sucos da Coca-Cola Brasil.
O produto é fortificado com vitaminas e fibras naturais, não tem conservantes e nem adição de açúcar. Especificamente para o mercado brasileiro e nos sabores uva e laranja, o produto figura nas prateleiras ao lado dos néctares da Del Valle e do suco Minute Maid, da Coca-Cola.
Os sabores Del Valle 100% Suco
Os sabores de Del Valle 100% Suco são uva e laranja, em embalagens Tetra Pak de 1 litro e de 250 ml. As bebidas são fontes de vitamina C, um antioxidante natural que contribui para a proteção das células contra os radicais livres. A vitamina C ajuda na formação normal de colágeno, visando a função normal dos ossos, da cartilagem, das gengivas e pele. Também auxilia o metabolismo energético e na absorção de ferro. A fibra alimentar, presente na bebida, é importante para o funcionamento do intestino.
Os sucos contêm apenas açúcares da própria fruta, como a frutose, carboidrato (monossacarídeo) natural das frutas. Del Valle 100%Suco de Laranja tem 100 calorias por 200 ml e Del Valle 100% Suco de Uva, 147 calorias por 200 ml.
“Del Valle 100% Suco é uma bebida para quem busca a praticidade de tomar um suco da fruta, sem precisar espremê-la e coar a bebida. Já vem pronto e a embalagem Tetra Pak garante sua conservação. O produto é pasteurizado e tem a rígida qualidade que a Coca-Cola Brasil adota em todo o seu portfólio”, diz o diretor de Marketing de Sucos da Coca-Cola Brasil, Sérgio Garcia. “É uma bebida diferenciada, porque garante importantes nutrientes das frutas. Um copo é rico em vitamina C e fonte de fibras. É feito com o suco de 2,5 laranjas.”
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, repositores e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 10 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente.
O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 14 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas.
Confira abaixo uma entrevista de Sérgio Garcia sobre esse novo lançamento da Coca Cola Brasil o Del Valle 100% Suco:
O Suco 100% é produzido nas mesmas fábricas dos sucos tradicionais da Del Valle?
Sérgio Garcia – Tudo é produzido nos mesmos centros produtores. Com os mesmos fornecedores de tecnologia, na mesma cadeia de distribuição, através do nosso sistema engarrafador, com os mesmos parceiros.
Se a gente não está totalmente convencido do sabor do produto e que a qualidade está nos mesmos patamares da Coca-Cola Company, a gente não vai pra frente. Isso faz com que o nosso tempo de chegar ao mercado não seja o mais rápido, mas essas são nossas prioridades.
Ele é um produto premium? Qual é o público alvo?
Sérgio Garcia – Todas as nossas ofertas de produtos são encaminhadas para a população geral. No entanto, o segmento de néctar está num patamar de preços acima dos refrescos. E os sucos 100% estão em um patamar acima dos néctares.
A população geral pagaria quase R$ 6 por um litro de suco de laranja? (O preço sugerido é de R$ 5,90)
Sérgio Garcia – A população geral está pagando hoje cerca de R$ 8, R$ 9 por um suco de uva. A nossa proposta, definitivamente, é democratizar esse segmento de sucos.
O 100% Suco vai competir com os produtos que a Del Valle já tem?
Sérgio Garcia – De forma alguma. Estamos complementando nosso portfólio, sem concorrência. As bebidas de fruta são um universo muito amplo, as possibilidades são infinitas. Você pode preparar uma limonada em casa. Pode tomar o 100% Suco ou pode preferir misturar uma fruta com outra.
A Coca-Cola tem o suco Minute Maid, que tem essa proposta de ser um suco mais natural, até com gominhos. O conceito não é semelhante?
Sérgio Garcia – Não, a Minute Maid é uma marca da Coca-Cola nos Estados Unidos e em outros lugares. A proposta é diferente, porque o 100% Suco é mais baseado no paladar.
Você pode me perguntar “mas uma laranja 100% é igual uma laranja 100%”. Mas existem muitas laranjas. A Coca-Cola tem técnicos capacitados para definir que tipo de laranja é usada, em que momento é adiciona na receita.
Se você comparar o produto Minute Maid com o 100% Suco, eu já te falo. Não é o mesmo sabor.
Aqui no Brasil, a Coca-Cola trabalha com o Del Valle Laranja Caseira, que é o nosso néctar de laranja com gominhos e uma alta concentração de laranja, mas não é um suco 100%. Há espaço para todos os produtos.
Esse lançamento é uma forma de tornar a Del Valle mais natural, mudar o conceito da marca?
Sérgio Garcia – Não, esse lançamento não vai contra o resto dos nossos produtos. Estamos complementando o portfólio e oferecendo soluções melhores para o consumidor.
Mas a melhor opção para o consumidor é a que ele pega. Então ele pode escolher um refresco, um néctar, um suco ou uma bebida de “super frutas”, como o caso do nosso açaí com banana.
Achamos que hoje há tantas opções, com todos os concorrentes aparecendo com propostas parecidas, até visualmente.
Estamos comprometidos em ajudar o consumidor e dar informações mais transparentes sobre refrescos, sucos e néctares.
O mercado tem lançado bebidas mais saudáveis e naturais?
Sérgio Garcia – Sim, isso está fazendo com que a categoria esteja crescendo de forma acelerada nos últimos anos. Estamos em um momento muito dinâmico. O segmento de sucos de fruta prontos para beber cresceu dois dígitos nos últimos cinco anos.
É influenciado por duas questões. A primeira é a demanda por produtos cada vez mais naturais, saudáveis e nutritivos. A segunda alavanca é a conveniência. Mais pessoas estão trabalhando fora de casa e buscam soluções prontas.
Qual foi o investimento para a criação dessa marca?
Sérgio Garcia – De maneira geral, a Coca-Cola Brasil investiu R$ 2,7 bilhões em 2014. De 2012 a 2016, irá investir R$ 14,1 bilhões. Dentro da companhia, sucos e Del Valle são nossas prioridades. Temos um grande compromisso e esforço para oferecer soluções nutritivas para o brasileiro.
Fonte: Coca Cola Brasil e Del Valle.