Pizzarias investem em aplicativos próprios para fidelizar clientes. Empresários apostam em tecnologia e lançam aplicativos próprios de seus restaurantes para 2017
Para fidelizar seus clientes, e conquistar novos consumidores, pizzarias do Brasil começam a investir no desenvolvimento de seus próprios aplicativos para atender com ainda mais agilidade, comodidade, e oferecer descontos e promoções a todos os perfis de clientes. Até então, os restaurantes utilizam apenas os aplicativos market place, que conectavam usuários a todos os tipos de restaurantes, mas esse cenário fez um novo movimento: entrada de aplicativos próprios, desta forma, o cliente consegue ir direto ao estabelecimento pelo celular, e fazer seu pedido.
É o caso da Pizzaria Panini, que aderiu a tendência, e 10% de suas vendas totais são através do aplicativo próprio, e esse número tende a aumentar ainda mais. “Inicialmente optamos pelos aplicativos de pedidos tradicionais para fazer um teste, com o passar do tempo a demanda foi crescendo e investi no aplicativo da pizzaria”, comenta Maurício o proprietário. “Ter o app da minha pizzaria é muito mais vantajoso e econômico,”, completa.
Em um comparativo realizado pela Pizzaria Panini, em um ano (de setembro de 2015 a setembro de 2016) o aplicativo aumentou suas vendas em 10%. “Em 2017 a previsão é que aumente para 25%” explica Maurício
A cada 100 pedidos, 10 são diretos pelo aplicativo da pizzaria. “O costume de pedir por aplicativo é uma realidade que veio para ficar. Com a nossa plataforma cada vez mais estruturada, conseguimos a cada dia atrair e fidelizar mais consumidores”, explica Maurício.
Através do app é possível fazer o pedido com promoções e descontos exclusivos, ter acesso completo ao cardápio e foto das pizzas, com a opção de adicionar ou remover ingredientes, personalizando sua pizza – quem utiliza o app já tem 10% de desconto garantido além de outros benefícios.
De acordo com a Apuesp – Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo – o aplicativo próprio é uma forma mais eficaz e inteligente de aproximar a marca ao consumidor. Os aplicativos oferecem desde cardápio até avaliação sobre o atendimento e produto, incluindo promoções e descontos. “Uma das estratégias utilizadas pelos donos de pizzarias para driblar a crise é investir em tecnologia.
Quem está seguindo esta receita está conseguindo aumentar suas vendas”, diz Ricardo Vilibor, presidente da associação. “Os aplicativos nos fornecem respostas imediatas sobre a qualidade do produto e a satisfação do cliente, desta forma, podemos investir em promoções especificas e novos produtos conforme a demanda” finaliza Ricardo. Atualmente a Apuesp oferece aos seus associados parceria com desenvolvedores de aplicativos como Wabiz, CCM e Ecomanda.
Por que desenvolver um aplicativo (App)?
Para utilizar como ferramenta de marketing para sua empresa, maximizando suas vendas. Para utilizar como complemento de outros softwares como ERP ou outros, agilizando o atendimento ao cliente. Para utilizar em ferramentas que possam ser usadas por vendedores ou técnicos de campo, para agilizar o atendimento ao cliente.
O que é um app?
App é a abreviatura de application, ou seja aplicação. Aplicação essa que é instalada num smartphone, tablet, totens, etc. A função das apps é facilitar a vida aos utilizadores, proporcionando-lhes um acesso direto a serviços de notícias, informação meteorológica, jogos, serviços de mapas, com geo-localização através de GPS ou utilitários do mais variado tipo de finalidades.