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Filme Chef e as lições de marketing na gastronomia, empreendedorismo e de vida!

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O filme Chef e suas lições de empreendedorismo, marketing gastronômico e de vida! A pandemia veio para trazer também a oportunidade de criar novos hábitos e um deles com certeza são as maratonas de filmes e séries.

De um bom filme podemos sempre tirar algumas lições para a vida e até ideias para empreender. Melhor ainda quando essas lições e insights vêm acompanhados de deliciosas gargalhadas. Um filme que segue bem essa receita é Chef (2014), escrito, dirigido e encenado por Jon Favreau, no papel de expert gastronômico que se torna dono de um food truck. Somam ao elenco celebridades como Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr. e Sofía Vergara. Você encontra o título disponível no Netflix.

Além de divertido, com uma narrativa dinâmica e ao mesmo tempo suave, é um filme para se ver em família, pois tem como pano de fundo a relação entre pai e filho, no contexto pós-separação conjugal. Mas o principal mote do longa é o empreendedorismo por necessidade, aliado à inovação.

E quais as lições que aprendemos com Chef? Elenquei abaixo as 7 principais que você deve observar e sobre as quais deve refletir quando assistir.

Quem faz sempre o mesmo permanece no mesmo lugar

Vice-versa. Estar no mesmo lugar é não sair da zona de conforto. E estar na zona de conforto é não inovar. Entregar sempre o mesmo produto não é diferencial de negócio algum. Se anos atrás, seu produto foi uma grande inovação para o mercado, hoje já não é. Não dá para vendê-lo como se fosse. Qualquer inovação tem prazo de validade. E quem não continua inovando não sai do lugar.

Tome como exemplo o dono do restaurante onde o chef Carl trabalha. Sua postura é absolutamente conservadora, do tipo que diz “em time que está ganhando não se mexe”, levando seu talentoso chef a ser medíocre quando poderia ser brilhante.

Se você pensa além, faça e vá além

Carl já havia sido reconhecido como um chef brilhante, no entanto segue as diretrizes do seu empregador, de perfil conservador e controlador. Na verdade, diferente deste, o espírito de Carl é de empreendedorismo e inovação por natureza, mas ele é podado pelo seu chefe.

Vendo a situação desse personagem, vale perguntar: por que continuar a dedicar seu tempo num trabalho que não oferece a liberdade que você gostaria de ter para criar, experimentar e fazer coisas novas e fantásticas? Se você pensa além, mas seu chefe não, você está no lugar errado.

Aceite as críticas e tire proveito da situação

Para qualquer coisa que façamos, as críticas virão. É bom ouvir críticas? Acredito que ninguém afirme que sim. Mas é importante? Com certeza. Às vezes, é bem verdade que os críticos de jornais e revistas exageram. Mas por que não tirar proveito para aprender e surpreender? E nunca, em hipótese alguma, entre em bate-boca com aqueles que te criticam, especialmente na internet.

A necessidade e a oportunidade sempre se encontram em alguma esquina

A oportunidade sempre esteve ali batendo na porta, mas Carl não quis aceitá-la. Sua ex-esposa sempre o sugere criar seu próprio food truck, mas ele desconsidera a ideia. Até que a necessidade, diante de uma situação de desemprego, fala mais alto e ele une essa necessidade à oportunidade e inicia um negócio que logo se torna um grande sucesso.

food truck é bem comum nos Estados Unidos, e no Brasil tem se popularizado rapidamente nos últimos anos. É um modelo de negócio prático, móvel, que atrai bastante público e retorno financeiro. Isso com uma boa divulgação, claro. E é nesse ponto que entramos a seguir.

Divulgue-se! A internet está aí para isso

Não precisa muito para se fazer visto e encontrado na internet. Mas é preciso saber se comunicar com o público-alvo. No filme, é Percy, o filho do chef Carl, quem proativamente cria perfis no Twitter e outras mídias sociais para divulgar as próximas cidades de parada do food truck, chamando os habitantes e turistas para saborearem os seus sanduíches.

Claro que, na vida real, por mais que seu filho (ou sobrinho) seja high tech, expert em devices e social media, o ideal é profissionalizar essa comunicação, inclusive para não informar apenas, mas para atender o cliente que entra em contato, além de responder feedbacks, sobretudo as reclamações, quando houver.

Faça as alianças estratégicas, usando a razão não só a emoção

Para surpresa de Carl e dos expectadores, o seu maior arqui-inimigo, ao reconhecer o potencial do negócio que o chef havia criado, se oferece para investir no empreendimento e abrir um grande restaurante em sociedade. O crítico, que no início do filme escreveu um review difícil de digerir a respeito do cardápio preparado por Carl, foi responsável pela crise na vida dele que abriu as portas para o empreendedorismo.

Como disse lá no começo, saiba ouvir as críticas e tirar proveito. Por mais ácida que parecesse ser a análise inicial, o especialista apontava o chef como uma grande promessa logo nas suas primeiras linhas, mas ressaltando que ele tinha se tornado medíocre por fazer mais do mesmo sempre. O que Carl precisava era tomar as rédeas da sua carreira e investir no que sabia e gostava de fazer: cozinhar, criar pratos, atender bem seus clientes. O resto foi consequência. Há sempre quem esteja de olho e que possa estender a mão para parcerias.

Trabalho, lazer e família não precisam estar dissociados

O trabalho que deixava Carl insatisfeito, diga-se de passagem, era o que tomava maior parte do seu tempo, fazendo com que ele não conseguisse dar a devida atenção ao seu filho, que vivia com a mãe e só podia aproveitar pouco tempo ao lado do pai. De repente, a reviravolta que sofre sua vida foi a oportunidade não só para criar um negócio seu, mas para se reaproximar do seu filho e viver uma nova história com ele, e até mesmo reconstruir um casamento que havia se desfeito, provavelmente em virtude das mesmas razões destacadas na crítica do especialista.

Isso é fato! O marketing digital gastronômico e a fotografia de alimentos está ajudando a colocar a gastronomia no centro das atenções em Brasília

Fotografia de alimentos: Empanadas Bolivianas em Brasília do Kevin Bolívia

Um mercado que era pouco atuante na mídia hoje começa a se destacar. Seja você um chef de cozinha, dono de um restaurante, pizzaria, bar ou food truck.

Atualmente, as mudanças ocorrem com maior velocidade, as soluções para determinados problemas se tornam ineficazes em um curto espaço de tempo, a competitividade no mercado gastronômico aumenta a cada dia e os clientes ficam mais exigentes.

Diante deste cenário a Carcará Agência de Publicidade em Brasília oferece a empresários e estabelecimentos, que desejarem se manter competitivos no mercado, desenvolver estratégias de marketing online gastronômico, que agreguem valor aos seus produtos e serviços.

Com seu papel decisivo neste universo gastronômico, o marketing funciona alinhando todos os fatores na busca de otimização de resultados do Google por meio do SEO, através da percepção de tendências, identificação de oportunidades e potencialização da utilização de seus recursos; É preciso ter em mente a necessidade de satisfazer as demandas do consumidor, sem deixar de lado o foco que é atingir os objetivos financeiros e posicionamento da marca no mercado competitivo de Brasília.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube